O Que é Citoquímica?

Todos os seres vivos existentes sejam eles vegetais ou animais são constituídos por um conjunto de células. Por isso, se afirma que a célula compõe e forma os seres vivos, se constituindo como a menor parte de um ser, que possui forma e função definida. As células de um organismo vivo possuem toda a matéria necessária e indispensável para as funções e a vida desse ser, como por exemplo: nutrição e alimentação, energia, reprodução e outros fatores.

A Célula

Devido a esse fato, a célula é considerada pelos estudiosos como a unidade de estrutura básica de todos os seres vivos existentes, sendo a menor parte de um organismo. Todas as células de um organismo vivo possuem uma função determinada e especifica e atuam em conjunto para o funcionamento perfeito e pleno do organismo.

Um ser vivo pode ser considerado como um grande conjunto de células, que funcionam de maneira harmônica uma colaborando com a outra, de forma que dividam a execução das atividades que são responsáveis para manter a vida e o funcionamento do organismo.

Existem 02 (dois) tipos de células com relação à organização destas: são as células eucarióticas e procarióticas.

http://www.youtube.com/watch?v=wS7Ssf35waU

Na maioria dos seres vivos (animais e vegetais) são encontradas as células eucarióticas.

A Citologia

O nome citologia é derivado do grego, onde cito significa células e logos significa estudo. Portanto, a Citologia nada mais é que a parte da biologia que realiza o estudo das células.

A Citologia também é denominada de biologia celular, pelo fato de que ela realiza todos os estudos que estão relacionados às células quanto a: anatomia, os conteúdos orgânicos (exemplos: proteínas, lipídios, ácidos), sais minerais, água e como cada célula funciona em um organismo ou ser vivo.

A célula é a menor parte de um ser vivo, e o seu tamanho é muito pequeno, impossível de ser observada a olho nu. Por isso, para estudar as células é necessário a utilização de equipamentos como o microscópio, que possui a função de aumentar o tamanho de visualização de uma célula e ajudar nos estudos que são realizados na área da Citologia.

Entre os inúmeros estudos da Citologia, estão aqueles que se referem a composição química das células. A área da Citologia responsável por esses estudos é a Citoquímica.

A Citoquímica

A Citoquímica nada mais é que a parte da citologia que realiza o estudo da composição química das células e de todos os processos moleculares existentes entre as células e na própria célula.

Para realizar esses estudos a Citoquímica faz uso de análises químicas e físicas para observar todas as questões e processos biológicos, moleculares com relação a composição química das células.

A Citoquímica estuda todos os processos químicos e biológicos no estado molecular que acontecem dentro das mais diversas e variadas células existentes.

É comum a Citoquímica usar técnicas ligas a área da histologia (mais precisamente da histoquímica – coloração dos tecidos), pois os tecidos – campo de estudo da histologia – é composto por um conjunto de células que é o objeto fim de estudo da Citoquímica.

Citoquimicas

Citoquimicas

A Citoquímica é tida como a ligação entre a bioquímica (estuda os processos químicos que acontecem nos organismos) e a Morfologia (estuda a forma dos seres vivos).

Os estudos realizados pela Citoquímica são possíveis de serem realizados devido a descoberta por parte do homem, de técnicas que usam regentes químicos (por exemplo: os corantes) que reagem junto as células, desvendando as suas substancias e estruturas e como ficam localizadas.

Os estudos da Citoquímica são bastante uteis aos seres humanos pois através deles, conseguimos obter informações sobre diversas doenças e como desenvolver os tratamentos necessários para obtenção da cura dessas enfermidades.

Os Objetivos da Citoquímica

Os objetivos dos estudos realizados pela Citoquímica são:

  1. Encontrar na estrutura das células os compostos químicos que estão presentes em cada célula;
  2. Após encontrar os compostos químicos é necessário identificar cada um deles para destrinchar a composição da célula;
Células

Células

De uma maneira simplificada e geral, a Citoquímica tem como objetivo a identificação e a localização dos compostos químicos e das macromoléculas que existem nas células.

As Técnicas Utilizadas na Citoquímica

Existe uma grande variedade de técnicas para identificar os compostos químicos que estão presentes nas células. De uma maneira geral as técnicas utilizadas pela Citoquímica se baseiam em cortar as células (técnicas usadas na histologia) junto a laminas apropriadas para a realização dos estudos biológicos, junto a aplicação de agentes químicos que irão interagir com as substancias presentes nas células.

Para a realização das técnicas da Citoquímica é necessário que seja feito um teste chamado de controle positivo, de forma que sejam detectadas a presença de determinadas substancias, por esse motivo é chamado de controle positivo, pois é necessário que detecte a presença da substancia. Inclusive essas técnicas são muito utilizadas na realização de exames para detectar doenças nas pessoas (na medula óssea, tecido ósseo, baço, tecido hepático, pulmão, artérias, útero, rim, fígado, intestino e outras regiões do corpo humano).

Para realizar a identificação de todos os compostos químicos que estão presentes nas células, a Citoquímica faz uso de:

1)      Uma serie de métodos que utilizam as reações calorimétricas (trocas de energia entre as células);

2)      Uma serie de técnicas que se baseiam na coloração, que mediante a ação de reagentes corantes (substancia que alteram a cores das substâncias) nas células;

Entre as técnicas que se baseiam na coloração, está a chamada Impregnação Argêntica que realiza um processo considerado sedimentar que é a deposição dos pigmentos ao redor da célula de forma a detectar as substancias químicas presentes. Na Impregnação Argêntica é usada a destituição da prata metálica que é trocada pelo cloreto de ouro de forma que a coloração se mantenha igual, mesmo quando for colocada a exposição da luz.

Outra técnica usada pela Citoquímica é o PAS que consiste em detectar a substancia não pela cor, mas sim pela sua ausência. Geralmente, no PAS são realizados cortes nas células, de forma em que em uma célula a substancia é corada com uma cor e em outra ela é retirada para detectar através da diástase os espaços em brancos que serão atribuídos aquela substancia que foi retirada anteriormente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *