Funcionamento da Energia Solar

Considerada a energia vital mais importante para a vida, à energia solar emitida pelo nosso “Astro Rei”, é indispensável para o equilíbrio em nosso planeta. Ela é muito mais do que apenas uma emissão de ondas de calor e clima quente. Sua consistência emita ondas energéticas que suprem muitas necessidades tanto da pele quanto de todo o organismo vivo que habita nosso globo terrestre.

O que podemos afirmar com certeza é que sem a energia solar toda e qualquer espécie de vida não existiria, pelo menos da forma como conhecemos. Esta energia além de nos dar força, ela ainda nos alimenta, pois nosso organismo é sedento desta emanação energética e de seus raios para conceder energia e força, tanto para a pele, quanto para os ossos, mas também muitos cuidados devemos tomar.

A exposição em demasia às ondas e aos raios solares pode causar e gerar doenças das mais simples as mais complexas e perigosas para a saúde do ser humano. Doenças sejam degenerativas ou cancerígenas está intimamente ligada a exposição excessiva a estes raios, então quando se refere ao aproveitamento desta energia muitos cuidados são necessários, tais como: filtros solares, protetores solares, roupas adequadas, protetores para a cabeça e couro cabeludo, etc.

Sol

Sol

Filtros Solares

São necessários para assim como o próprio nome diz filtrar a exposição dos raios solares, conhecidos cientificamente de “ultravioletas” que são nocivos a nossa saúde e pela sua eficácia permite que aproveitemos a energia solar em nosso beneficio através de sua composição. Vale ainda salientar que o uso de filtros solares não se deve apenas aos banhistas, tanto de mar quanto de piscina, este deve ser utilizado independente em nosso dia a dia.

Protetores Solares

Com uma composição próxima dos filtros, recebem este nome por tentar impedir qualquer tipo de manifestação solar diretamente ligada a pele, protegendo de forma a não permitir que os raios solares prejudiquem nem tão pouco causem reflexos em nossa pele e organismo. Protetores e filtros tem sua eficácia diretamente ligada a pele, e não interfere em nada com relação a outros órgãos tais como respiratório, ossos, cabeça, etc.

Roupas e Adornos

Andar exposto aos raios solares durante o período de exposição ao sol, praticamente todos os seres humanos já fizeram, o que devemos levar em consideração quanto a roupagem a ser utilizado, alguns cuidados devem ser levados em conta. Roupas escuras retém luz, e esta por sua vez armazena calor, fazendo com que nossa exposição ao sol e a sensação térmica aumente em nossa pele e em nossa percepção.

http://www.youtube.com/watch?v=lEsex8as2b8

Roupas leves e frescas são as mais adequadas, e as cores claras as que mais dão conforto quanto e em relação ao calor emitido pelas luzes e raios solares. Mas se o quesito for proteção, tecidos finos não impedem que os raios toquem nossa pele, pode apenas nos dar uma sensação de calor, mas de proteção a pele nada pode fazer. Tecidos mais grossos aliados muitas vezes a filtros ou protetores podem nos garantir maior segurança.

Proteção para a Cabeça

Em lugares como no oriente médio, é comum vermos as pessoas com uma espécie de tecido que adorna o entorno da cabeça, e apesar da estética e da beleza que esta paramenta apresenta, e a divulgação de que este adorno esteja ligado também a religião, o que é certo é que desde muitos séculos, os habitantes deste local do planeta usam este para se proteger do calor e dos raios solares, e sua eficiência é importante e necessária.

No ocidente, a modernidade e a superação no que diz respeito a mudanças, fizeram os homens criarem bonés e chapéus, para suas longas permanências perante o sol. A proteção oferecida por estes adornos garante uma mescla de proteção e conforto, quanto se expõe diretamente ao sol e a seus raios e ondas poderosas de energia e calor.

Com o passar do tempo o Homem aprendeu a utilizar os raios solares em seu beneficio, e isto tem dado a este grande conquista no que cerne a conforto e comodidade além de segurança ao mesmo.

Os raios solares, fonte inesgotável de vida e energia, se bem armazenado e captado, pode e tem sido utilizada na confecção de energia, em substituição a energia elétrica que utilizamos. Fonte de calor e energia, os raios solares captados e armazenados adequadamente fornecem além de calor energia suficientes para uma casa ou mesmo uma central capaz de potencializar sua captação e oferecer energia há muitas e muitas pessoas e cidades.

A emissão e a força dos raios solares nas placas de armazenamento garantem uma fonte de energia potente e mais ecologicamente correta, uma vez que não precisa devastar grandes áreas, nem mesmo pequenas para se produzir energia. Inesgotável, pois não depende de mudanças climáticas para manter seu abastecimento, uma vez que praticamente ocupa 70% do ano de nosso calendário como clima e pelo menos metade de nossos dias claros e expostos ao sol.

Uma energia que não polui e nem tão pouco devasta e muito pouco utilizada ainda, mas eficiente e eficaz, deveria ser mais estudada e melhor aproveitada, pois em países tropicais como o que vivemos, a garantia de energia solar é uma constante e sua utilização não depende de concessão de nada nem de ninguém todos indistintamente tem acesso gratuito as ondas e energia solar.

Fonte de vida e alimento, necessário para nosso desenvolvimento e crescimento, capaz de nos oferecer energia suficiente para nossa existência, conforto e comodidade, podemos com certeza afirmar que se não fosse a existência e a proximidade de nosso planeta com o sol, nossa existência estaria comprometida.

Muito há que se estudar ainda, muito há que se descobrir, muito há que se aproveitar ainda, mas uma coisa é certa, a sua existência há milhões de anos, tem sido primordial na existência da vida em nosso planeta, e apesar das mudanças climáticas que sobrevieram sobre o mesmo, a única certeza que temos é que nosso sistema solar nunca nos abandonou e por isso garantiu que cada um de nós pudemos vislumbrar tanto sua beleza quanto sua energia fundamental e vital para nossa vida.

A utilização do sol para que se possa ter energia está a cada dia sendo mais falado, pois com isso fica muito mais fácil controlar as questões ambientais, principalmente com relação a fontes renováveis. Infelizmente esse tipo de recurso ainda é bem caro devido a fabricação e instalação e isso faz com que não seja um meio muito acessível.

Atualmente vem crescendo muito o número de pessoas que estão adquirindo a esse método e isso por causa do grande incentivo de alguns países. A geração de energia através da luz solar foi descoberta no ano de 1893 por Alexandre-Edmond Becquerel que foi um físico francês. Para que haja a energia solar é preciso haver uma conversão de energia luminosa passando por materiais semicondutores e com base nisso é que foi construído os painéis solares. Esses painéis são feitos através de células fotovoltaicas que são os dispositivos semicondutores e eles captam a luz do sol transformando-a em energia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *