Função das Plantas no Ecossistema

A palavra Ecossistema é uma das mais importantes quando pensamos no contexto da vida no planeta. Essa palavra tão importante refere-se ao sistema de organismos vivos que interagem não somente com o meio físico que está a sua volta, mas também com a química ambiental que os rodeia bem como com o meio biológico e social no qual estão inseridos.

Basicamente podemos definir que o Ecossistema implica que haja um todo formado pelos organismos e o meio no qual eles estão. Mas, é importante destacar que cada um desses organismos tem uma importância individual. As plantas são uma parte muito importante da existência de ecossistemas.

Conheça melhor a função das plantas nos ecossistemas e compreenda porque nosso planeta não seria o mesmo sem as nossas amigas verdes.

O Ecossistema

.

O Ecossistema também pode ser chamado de Sistema Ecológico e inclui todos os organismos que vivem (Componente Biótica) e também o ambiente físico (Componente Abiótica). Existe uma forma interação entre os organismos e o ambiente físico em que estão inseridos.

A interação que existe entre o lugar e os organismos é um componente que influencia o sistema como um todo e cada um dos elementos tem uma função vital para manter a vida na terra.

Os ecossistemas têm como principal característica a diversidade de espécies, para que possa existir um sistema equilibrado é necessário que haja representantes dos três grupos metabólicos (produtores, consumidores e decompositores). Claro que em alguns sistemas um determinado tipo de grupos pode predominar.

Os Três Grupos Metabólicos

Produtores ou Autótrofos – A Base de Um Ecossistema

Os seres conhecidos como produtores ou autótrofos são os organismos que tem a capacidade de fabricar o seu próprio alimento. Na natureza os principais exemplos de produtores são as plantas e algas. A produção de alimentos desses organismos se dá através da fotossíntese. As substâncias que são sintetizadas a partir desse processo são essenciais para a nutrição dos seres vivos que não tem a capacidade de fazer fotossíntese, ou seja, aqueles que não são produtores.

A Função das Plantas

.

Todo e qualquer ecossistema possui organismos que dependem das plantas para conseguir sobreviver. Podemos exemplificar da seguinte forma: na copa de uma árvore podem existir insetos que comem as folhas ou então que sugam o néctar das flores, existem também larvas de moscas (os chamados bicho-da-fruta) e até passarinhos que comem os frutos das plantas.

Todos esses seres vivos dependem das substâncias que a árvore produziu através da realização da fotossíntese.

Consumidores ou Heterótrofos – Os Que Dependem das Plantas

Plantas

Plantas

Os organismos chamados de consumidores ou de heterótrofos são aqueles que não têm a capacidade de produzir o seu próprio alimento. Por esse motivo esses organismos dependem da produção de alimentos dos consumidores. Os consumidores podem ser chamados por nomes diferentes de acordo com o alimento que consomem.

Os que se alimenta de plantas são os chamados de herbívoros, já aqueles que se alimentam da carne de outros animais são os carnívoros e assim por diante. Dentro desse sistema de consumidores os herbívoros são os primeiros do ciclo, pois são eles que consomem a matéria orgânica que é produzida pelas plantas.

Por isso os herbívoros são chamados de consumidores primários. Quando um animal que é carnívoro se alimenta de um herbívoro passa a ser classificado como um consumidor secundário. Um segundo animal carnívoro que se alimenta daquele que se alimentou das plantas é o consumidor terciário.

Enfim e assim por diante, cada um desses níveis (primário, secundário, terciário e assim por diante) são chamados de nível trófico.

O Que Cadeia Alimentar?

Um conceito bastante ligado a ideia de ecossistema e que depende de que as plantas cumpram a sua função, de produtoras, é o de Cadeia Alimentar. Basicamente podemos definir a cadeia alimentar como o caminho que a matéria orgânica segue dos produtores até os decompositores, passando, claro pelos consumidores.

Os Decompositores – Os últimos da Cadeia

Decompositores

Decompositores

Os decompositores são basicamente aqueles em que a cadeia alimentar acaba, a grande função deles é se nutrir dos restos de plantas e animais mortos evitando que eles permaneçam no ecossistema. Esse grupo é formado por bactérias e fungos que são as “usinas processadoras de lixo” do ecossistema.

O trabalho dos decompositores é fazer uma “reciclagem” dos organismos mortos transformando-os em substâncias simples como, por exemplo, gases, sais e água. O mais interessante é que essas substâncias podem ser reaproveitadas pelos produtores, as plantas, para a síntese de nutrientes.

Se as plantas tem a função de ser a base dos ecossistemas os decompositores trabalham para evitar que o planeta fique coberto por uma grande camada de matéria orgânica morta. Se eles não existissem provavelmente não conseguiríamos viver na terra.

Quando pensamos nos ecossistemas aquáticos podemos definir o nível trófico dos produtores como ocupado pelo fitoplâncton (algas microscópicas). Já os consumidores primários são os animais minúsculos e microscópicos. Os consumidores secundários são os peixes que devoram os consumidores primários.

O nível dos consumidores terciários estão os animais maiores como os cetáceos (mamíferos aquáticos).

As Produtoras, as Plantas

http://www.youtube.com/watch?v=pafZC_gh374

Como já destacamos um ecossistema precisa da presença dos três grupos metabólicos para conseguir sobreviver e se desenvolver. Nessa equação de produtores, consumidores e decompositores as plantas se encaixam no primeiro grupo.

A grande importância das plantas para os ecossistemas é a de produzir os nutrientes e alimentos para manter o ecossistema. Se não existissem as plantas os animais que estão no nível trófico secundário não teriam do que se alimentar e não poderiam servir de alimento para o nível trófico terciário.

Assim os decompositores não teriam o que decompor e toda a vida como a conhecemos não existiria no planeta. Por isso as plantas são tão importantes, mas vale destacar que todos os níveis tróficos têm a sua importância na formada de um ecossistema.

Sendo assim é válido conhecer as funções de cada um dos níveis tróficos e qual é o seu papel dentro do contexto de ecossistema. Em todo o mundo encontramos diferentes ecossistemas, porém, cada um com esses níveis tróficos. Os ecossistemas são a manutenção da vida no planeta como um todo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • muito interessante o assunto do ecossistema

    clicia 16 de Maio de 2013 15:18
  • Achei interessante muito mesmo, não achei oque eu quereia mais mesmo assim parabens pra quem criou o site por que é nota dez e para acabar queria dar a sugestoes como botar o intem de pesquisa para facilitar a pesquisa da pessoa e só obrigada!

    Laiza 9 de Abril de 2015 2:09

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *