Equilíbrio dos Ecossistemas

Quando falamos em equilíbrio do ecossistema, nos referimos nas condições mais favoráveis de forma que todos que coabitam o mesmo sistema possam usufruir dos meios sem que prejudiquem o próximo na cadeia natural. Ultimamente todos nós acompanhamos catástrofes que vêm acontecendo ao redor do mundo e muitos ainda não entenderam que essas reações da natureza é um aviso desse desequilíbrio que nos acomete.

Mais abaixo vamos tentar explicar todos os fatores necessários para que exista um equilíbrio natural e como também nós podemos ajudar para que a saúde de nosso planeta sempre trabalhe ao nosso favor e não ao contrário. Vamos entender conceitos e saber porque eles são tão importantes nos dias de hoje.

O Que é um Ecossistema

Essa palavrinha é até bem comum nos dias de hoje, onde a busca por um planeta totalmente sustentável tem sido a principal meta de grande parte da população ao redor do mundo. Podemos chamar de ecossistema, um grupo que é formado por seres com o mesmo componentes bióticos e abióticos e que convivem harmoniosamente sobre a mesma região. Podemos também definir como ecossistema, todas as populações que existem em um mesmo espaço.

Ao conjunto de todos  os ecossistemas vamos chamar de biosfera terrestre.

Equilíbrio / Desequilíbrio Natural

A nossa natureza é muito sábia e funciona de forma bem simples apesar de muitos não perceberem. Quando falamos em equilíbrio, a natureza entende como condições favoráveis para o planeta e quando falamos em desequilíbrio, por consequência, nos referimos a exatamente as condições opostas, desfavoráveis.

Para que o planeta reaja de forma favorável para nós, devemos sempre manter as condições favoráveis também, caso contrário o que temos é uma reação. Se algo está fora do lugar no planeta, ele reage como algo que conhecemos por fenômenos naturais. Estes podem ser dos mais simples até os mais violentos, destruindo populações inteiras.

O desequilíbrio do ecossistema acontece quando as saídas de recursos materiais e energias é maior ou menor do que aquele gerado pelo meio ambiente. Dessa forma é como se abrisse um vácuo no ciclo natural do sistema e este “reclamasse” para a população esta falta.

Queimadas

As queimadas são tipo uma espécie de “carro chefe” quando se fala em desequilíbrio ou equilíbrio do ecossistema. Quando um número considerável de árvore é queimado, uma quantidade também considerável de combustível é jogado no ar para que seja feita a combustão. Enquanto existir o combustível, também vai existir a combustão. Quando fogo acabar, o sistema volta ao seu estado de equilíbrio.

Ainda na mesma queimada, após cessar o fogo se ainda existirem sementes das plantas ou raízes suficiente para que elas cresçam novamente, vai acontecer a regeneração e portanto, um novo equilíbrio sobre aquelas árvores que foram perdidas na queimada. Dessa forma a natureza continua produzindo na mesma quantidade que lhe foi retirado.

Homem x Equilíbrio Ambiental

Muitas pessoas vendem a ideia errada de que somos diretamente responsáveis pelo equilíbrio ambiental e isso não é verdade. Este equilíbrio acontece sempre independente de qualquer ação humana, todo o ecossistema é responsável por se regenerar naturalmente. O que acontece e é importante discutir sempre é que nós, seres humanos, somos a única espécie no mundo que pode alterar esta capacidade de meio ambiente.

Por sermos então diretamente responsáveis pela alteração do ciclo natural que acontece durante o equilíbrio do meio ambiente, temos que começar a pensar em todas as nossas ações se quisermos viver em harmonia com as diversas espécies de seres vivos que dividem espaço conosco no planeta.

Contribuintes para o Desequilíbrio Ambiental

São diversos fatores que estão ligados à falta de equilíbrio de um ecossistema. Enumeramos alguns deles:

Natureza

Natureza

– De toda a quantidade de esgotos que existe no planeta e que são despejados no Mediterrâneo, 2/3 deles não possuem nenhum tipo de tratamento.

– Já temos 50% do total de todas as florestas tropicais do planeta destruídas. Esse número foi gerado apenas de 1900 até hoje. Isso contabiliza 142 000 quilômetros quadrados de florestas tropicais destruídas por ano. Além deste número, 150 mil ainda sofrem sérias consequências.

– De acordo com estudos e pesquisas feitas, se o número de desaparecimento de espécie não reduzir, nos próximos 50 anos metade de todas as espécies do planeta terão desaparecido. O número de extinção está hoje em média de 15 000 a 20 000 espécies por desaparecidas por ano.

– Quando uma única planta desaparece do planeta, cerca de 30 espécies de animais e insetos sofrem as consequências e também podem desaparecer por dependerem dela para a sua sobrevivência.

– A proporção de combustíveis consumidos hoje no planeta é: 1 milhão de anos para produzir uma reserva que foi usada em sua totalidade pela humanidade em apenas 12 meses.

– Estudos e pesquisas apontam que para que a população mantenha hoje os gastos com água e energia retirada do planeta, seria necessário mais 5 planetas Terra para suprir esse abastecimento. Isso significa que o que o planeta produz e suficiente apenas para suportar 1/3 da população e por alguns anos.

Equilibrio

Equilibrio

Consequências Ambientais do Desequilíbrio

Contabilizar a quantidade de problemas gerados pelo desequilíbrio de um ecossistema é praticamente impossível, mas enumeramos os principais:

– A perda de biodiversidade que vai causar danos sérios à todas as populações de um ecossistema como a desflorestação, a poluição dos ecossistemas aquático e terrestre, a destruição dos habitat, entre outros problemas.

– A desertificação que vai gerar a extinção de alguma espécies e também a destruição de ecossistemas, principalmente os de grande importância para o planeta.

– O aumento do efeito de estufa que gera um aquecimento global do planeta e com isso vai ocorrer o enfraquecimento da camada de ozônio, chuva ácida, desertificarão e tantos outros problemas.

– Fenômenos naturais descontrolados. Isso vem sendo até bem comum e se observarmos bem, é sempre a resposta de algo que foi tirado da natureza sem a reposição correta. Esse tipo de fenômeno além de desconhecido e descontrolado, não têm como serem previstos por institutos de pesquisas, então causam grandes desastres, como é o caso de grandes tempestades, tsunamis e terremotos que aconteceram nos últimos anos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *