Economia de Recursos Naturais

O século XXI tem trago muita a reflexão sobre a escassez de recursos naturais no planeta Terra, isso trouxe dezenas de novos empregos para empresas de coleta seletiva, de reciclagem, de produtos que buscam ser mais sustentável, além de maior regularização da utilização desses recursos, com maior fiscalização e normas.

O homem desde sempre associou o poder com o ter, e com isso a dependência do que a natureza poderia oferecer aumentou tanto a ponto de muitos recursos já estarem escassos. E outros em processo de escassez.

É incrível como muita gente não entende a preocupação da humanidade com os recursos, para a maioria delas falta o conhecimento desde o básico, para saber o que é, para que preservar e principalmente como.

Recursos Naturais 

Basicamente é qualquer coisa vinda da natureza que esteja sendo demandada pelo homem, mesmo que ainda esteja apenas possível utilização ou se já está sendo usada. Podendo ser usada indireta ou diretamente, seja para qualquer tipo de necessidade.

Possuem duas classificações desses recursos, sendo a primeira os renováveis que podem ser gerados novamente, ou então se reconstituir ao longo do tempo de forma natural pela própria natureza, como o sol, o ar que respiramos e a água que utilizamos diariamente. Existem alguns recursos renováveis que apesar de se renovar precisa de cuidados para que não se torne improdutivo, o maior exemplo desse tipo de recursos é o solo, que se muito desmatamento, sem adubação e fertilização pode se tornar simplesmente um deserto improdutivo.

Já os recursos não renováveis são exemplares únicos de um determinado produto, pois não se regeneram com o tempo como os citados acima, isso faz com que eles sejam extremamente escassos, sendo os maiores exemplos os minérios e o petróleo.

Após essa definição muita gente se pergunta por que da importância de conservar a água se ela se renova. O problema é que a maioria dos recursos possuem um tempo consideravelmente grande para se regenerar. Por isso é importante levar em consideração esse tempo quando pensarmos em conservação para que o tempo de renovação seja esperado continuando com recursos de qualidade.

O problema de muitos recursos é seu mal uso que o faz ficar tão poluído que não é possível ser usado para as necessidades humanas, o ar e a água por exemplo, estão cada vez mais poluídos e com isso prejudica a saúde humana. Podendo nem ter mais esses recursos, da forma que encontramos hoje, no futuro bem próximos. Com os desmatamentos, por exemplo, as nascentes de rios são ameaçadas, algo que se não for bem cuidado fará com que daqui uns anos a nascente se esgote.

Temos alguns recursos que são renovados independente do uso humano, como a luz solar. Porém ela pode se apresentar mais forte ou menos dependendo das camadas de ar que estão interferindo para que ela chega aqui.

Lembrando que o pior problema de todos para a escassez de certos recursos é a extinção dos animais que dependem deles para sobreviverem e não conseguem arrumar outra saída como os seres humanos. O que acaba implicando em problemas para nós já que também dependemos dos animais.

No Brasil há uma grande abundância de recursos naturais chegando a ser referência mundial, pois em muitos outros lugares a água já preciosa e outros recursos também. Essa falta de um distribuição mais igual trará ainda muita guerra entre países. Atualmente já traz preços muito maiores do que deveriam realmente ser.

Por sermos um lugar com muitos recursos, de acordo com pesquisas, somos ainda um dos piores países do mundo com políticas de utilização adequada de recursos. Com pessoas que tem uma péssima conscientização.

Para começar a pensar mais sobre os recursos naturais, coisas simples podem ser feitas para ajudar e botar a mão na massa, para exemplificar muito bem essas pequenas coisas podemos citar o  famoso projeto dos 3R’s que significa reutilizar, reciclar e reduzir.

Reutilizar os objetos que já possui sem ter que comprar um novo apenas por ele estar na moda, ou simples prazer.

Reduzir é pensar muito antes de comprar algo, reduzindo o consumismo que assombra a geração atual que tenta sempre comprar mais e mais. Não pensando em como será descartado depois,

Reciclar é conseguir utilizar para outros fins alguma coisa que não tem mais concerto. Papéis por exemplo, se está totalmente rabiscado é bem difícil ser utilizado novamente, mas pode ser reciclado e ficar novo para uso.

Economia dos Recursos

Além de interpretar exatamente como economizar os recursos tão importantes como foi dito acima, existem maneiras de se gerenciar os recursos de acordo com a economia do local. Ela tenta trabalhar exatamente na distribuição dos recursos, otimizando como pode para que seja feita de uma maneira mais eficiente. Busca desenvolver o país com os recursos porém de uma maneira sustentável.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • gostaria de ter maior conhecimento sobre auditoria ambiental, visto que so estudante do curso de ambiente e gostaria de troca esperiencia com esta área para no futuro mais proximo possa trabalhar com exito na mesma.

    teresa gaspar 23 de maio de 2012 8:59
  • tenho um professor de economia dos recursos naturais e há algumas coisas que até agora não esto a intender gostaria de saber se há algum dicionário desta cadeia para poder facilitar o meu entendimento. obrigada pela compreensão.

    teresa gaspar 23 de maio de 2012 9:03
  • A preservação dos recursis naturais é tão importante quanto o ar, e o alimento de que o nosso corpo necessita no dia a dia para nos manter em pleno funcionamento, temos que cuidar muito bem desses recursos. Pois se o ar não estivér puro como vamos respirar, e a terra não produzirá o nosso alimento com abundânia. Daí a necessidade de uma gestão equilibrada, conciente.

    adelmi ferreira de lima 4 de junho de 2012 17:44

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *