Descoberta De Criptonita Na Terra

O Superman é um dos super-heróis mais poderosos dos quadrinhos e cinema e para que o vilão Lex Luthor tenha alguma vantagem sobre o homem de aço só mesmo apelando para a Criptonita. Para quem não é tão fã das história de Clark Kent (identidade secreta do Superman) devemos lembrar que a Criptonita é a única arma capaz de deter o herói alienígena.

Descoberta De Criptonita Na Terra

Descoberta De Criptonita Na Terra

A Criptonita (ou Kriptonita como preferem alguns) é o mineral extraterrestre que na história do Superman é a única forma de destruí-lo. Já teve várias situações nos quadrinhos e também nos filmes que o herói ficou fraco e sem conseguir usar os seus poderes por causa desse mineral.

Porém, se você pensa que tudo isso é papo de enredo de HQ pode começar a levar mais a sério, pois cientistas descobriram um mineral como a Croptonita aqui na Terra. Isso foi possível determinar porque no filme O Retorno do Super-Homem o mineral foi descrito de forma detalhada.

http://www.youtube.com/watch?v=dQyGPUXwILI

Onde Foi Encontrada a Criptonita?

Quem acha que o mineral foi encontrado num meteorito ou algo parecido está bem enganado. O local em que foi localizada uma mina de Criptonita é na Sérvia, além disso, o mineral não é verde como nas histórias do super-herói.

Onde Foi Encontrada a Criptonita?

Onde Foi Encontrada a Criptonita?

A Criptonita é branca e tem uma textura em pó, também não é radioativa. Quem sabe essa forma terrestre do mineral não faz mal para o Superman, não é mesmo?

A Fórmula Química Da Criptonita

O mineral que era até então desconhecido foi estudado pelo Dr. Chris Stanley, do Museu de História Natural da Inglaterra. O mais curioso é o que ele contou sobre como descobriu que a fórmula era a mesma da Criptonita.

“No final da minha pesquisa, fiz uma busca na web utilizando a fórmula química do mineral – hidróxido silicato de sódio e lítio – e fiquei maravilhado ao descobrir o mesmo nome científico escrito em uma caixa de pedras de Criptonita roubadas por Lex Luthor de um museu no filme O Retorno do Super-Homem.”

Esse mineral é branco e não verde e nem mesmo brilha embora reaja com a luz ultravioleta e ganhe um tipo de fluorescência laranja rosado. Esse mineral não é extraterrestre e nem mesmo oferece perigo para pessoas normais ou super-heróis.

A descoberta desse mineral aconteceu no ano de 2006 mesmo ano em que o filme de “O Retorno do Super-Homem” chegou aos cinemas, aliás, esse filme foi o responsável pela descoberta de que os minerais eram iguais.

Além disso, a Criptonita terrestre poderá ser usada como uma fonte de Lítio, um metal bem importante economicamente na produção de pilhas, baterias, medicamentos e até mesmo nas fuselagens de aviões.

Jadarita, a Criptonita Terrestre

Infelizmente, a Criptonita terrestre não se chamará assim, o nome oficial no mineral será Jadarita. Mas, é claro que os leigos ainda vão chamar de Criptonita, pois é incrível imaginar que uma coisa que até então só existia nas histórias em quadrinhos realmente existe.

foto2

O nome desse mineral não poderá ser Criptonita porque de acordo com os cientistas ele não tem nada a ver com o criptônio, gás nobre incolor que consta da tabela periódica e assim não poder ter um nome derivado desse gás. O nome Jadarita é uma referência a mina em que o mineral foi encontrado, a mina fica na região de Jadar, na Sérvia.

A fórmula da Criptonita que aparece no filme é “sódio, lítio, boro, silicato, hidróxido e flúor”, a fórmula da Jadarita é a mesma, mas sem o Flúor.

A Criptonita Dos Quadrinhos

Agora que já sabemos mais sobre a Jadarita, a Criptonita da Terra, é interessante lembrar um pouco daquela pedra verde que já deixou o Superman em grandes enrascadas.

Basicamente a Criptonita dos quadrinhos é um mineral que tem o efeito de absorver os poderes do super-herói deixando-o fraco e de certa forma vulnerável. Esse mineral teria surgido através dos restos do planeta natal de Superman, Krypton. A denominação Criptonita é usada para uma grande variedade desse metal, mas principalmente para aquela que é verde.

Uma curiosidade é que a primeira vez que Superman encontrou a Criptonita em seu caminho não foi nos quadrinhos. A primeira aparição do metal nocivo ao herói aconteceu no ano de 1943 numa série de rádio do herói.

O objetivo de ter esse metal na história era permitir que o ator que interpretava Superman, Bud Collyer, pudesse descansar de vez em quando. Foi somente em 1949 que as histórias em quadrinhos decidiram usar a ideia de uma pedra que representasse um perigo verdadeiro contra o herói. Afinal de contas até mesmo o homem de aço tem que ter uma fraqueza, senão perde a graça.

A Primeira Criptonita

Antes de a Criptonita ser usada nas histórias como a conhecemos hoje Jerry Siegel, co-criador do Superman, sugeriu uma ideia para uma história do herói. Um pedaço de Krypton, chamado de “K-Metal” chegaria a Terra.

Esse metal teria o poder de roubar os poderes do Superman e dar poderes para os terráqueos. Uma história que poderia ter sido um marca na trajetória das HQ’s de Superman, mas que nunca foi publicada.

As Várias Versões Da Criptonita

A Criptonita que aparece nas histórias em quadrinhos e filmes do Superman tem várias formas e cores diferentes. Confira a descrição de algumas dessas formas.

Verde

A Criptonita mais comum é fatal para qualquer Kryptoniano, causa muitas dores e pode levar o nativo de Krypton a morte quando acontece uma exposição prolongada a sua radiação.

Vermelha

Essa Criptonita foi criada quando aconteceu uma chuva de meteoros verde que encontrou uma nuvem de gás vermelho. Essa Criptonita causa mutações imprevisíveis tanto no nível físico como no nível mental dos kryptonianos. Um metal que tem o poder de alterar as emoções do Superman.

A Criptonita vermelha é capaz de fazer o Superman criar dois braços extra, um gigante, um anão, uma criança enfim mudar totalmente.

Azul

Essa pedra é inofensiva para Superman podendo ajudar a curar o efeito das demais Criptonitas. No seriado Smallville essa pedra tira os poderes dos kriptonianos que estão perto dela. Essa pedra foi criada pelo Raio Duplicador Bizarro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *