Carvão Vegetal e Mineral

O Carvão consiste em uma das principais fontes de energia usadas no mundo, e ele nada mais é que a denominação dada a produtos que são ricos em carbono e são resultado de processos geológicos ou do processo de carbonização de material orgânico.

O uso do carvão como fonte de energia tem uma série de problemas atrelados as questões ambientais, pois o carvão é um recurso mineral não renovável, isto é a natureza não renova este mineral após o consumo.

Outro problema gerado pelo consumo do carvão, é que quando ocorre a queima deste mineral (como acontece com os produtos derivados do carbono), ela gera CO2 – o conhecido gás carbônico, que é o principal causador do efeito estufa e por consequência tem responsabilidade no aquecimento do planeta, influenciando nas diversas alterações climáticas (temperaturas mais altas) pelas quais vem passando o planeta terra.

Além de ser utilizado como fonte de energia, o carvão é usado para fabricar corantes, medicamentos e outra série de produtos.

Carvão Vegetal e Mineral

Carvão Vegetal e Mineral

Os Tipos De Carvão

Atualmente existem 03 (três) tipos de carvão: o carvão mineral, o carvão vegetal e o carvão ativado.

Neste texto iremos relacionar as diferenças entre os principais tipos de carvão existentes que são o carvão mineral e o carvão vegetal.

O Carvão Mineral

O carvão mineral é uma espécie de minério não metálico, que apresenta coloração marrom ou preta, e possui uma ótima condição para ser utilizado como fonte de combustível, pois quando é queimado, o carvão mineral consegue disponibilizar uma quantidade de energia muito grande.

O carvão mineral é composto de carbono e magnésio e normalmente é encontrado sob a forma de betume (mistura liquida que possui grande viscosidade).

O carvão mineral é tido como combustível fóssil, pois os locais onde encontramos este tipo de carbono (jazidas) foram formados há milhões de anos atrás quando extensas faixas de vegetação ficaram submersas, e essas formações ricas em carbonos se transformaram em rocha.

O carvão mineral que tem a utilidade de ser utilizado como  combustível fóssil, pose ser usado na siderurgia (manter aquecidos os fornos), na industria química (fabricação de corantes), na produção de explosivos, fabricação de inseticidas, fabricação de plásticos, produção de medicamentos, produção de fertilizantes e na geração de energia elétrica (nas termoelétricas).

O Carvão Mineral

O Carvão Mineral

O carvão mineral teve o seu uso espalhado na época da revolução industrial, quando se iniciou o processo de industrialização, em que as máquinas movidas a outras fontes de energia (no caso o carvão mineral) substituíram o uso da força animal para produzir energia.

A partir do século XX, o homem descobriu o petróleo, e este se tornou a principal fonte de energia existente no mundo atualmente.

Apesar disso, o carvão mineral é uma fonte de energia bastante considerada e em períodos de crise do petróleo (preços elevados), é tido como uma possibilidade para substituir o uso do petróleo.

As reservas de carvão mineral existentes no planeta estão nos seguintes países: Rússia (em torno de 55%); Estados Unidos; China; Canadá e outros países.

http://www.youtube.com/watch?v=1Kf3OXJjmrU

O Carvão Vegetal

O carvão vegetal é resultado da carbonização da madeira. Após a madeira ser queimada, surge uma substancia de cor preta que é o chamado carvão vegetal.

No dia a dia, o carvão vegetal é o produto comumente utilizado para aquecer e gerar fogo e brasa para aparelhos como: aquecedores, churrasqueiras, lareiras e fogão a lenha. O carvão vegetal também é usado como fonte de energia para diversos setores industriais, como por exemplo, a indústria siderúrgica.

O carvão vegetal quando passa por um processo de transformação e passa a ser chamado de carvão ativado e é usado pela medicina. No entanto, esse tipo de carvão precisa ser obtido de madeiras que possuem aspecto mole e não sejam resinosas.

O carvão vegetal vem sendo usado desde o período da antiguidade por parte dos egípcios, que difundiram o uso do carvão vegetal para fins medicinais e para purificar óleos. Entre os fins medicinais do uso do carvão estão: usado no tratamento de dores de estomago, usado contra o mau hálito, contra aftas, contra gases intestinais, contra diarreias, contra desinteria hepática e contra as intoxicações.

O carvão vegetal também se caracteriza por conduzir oxigênio e ser um excelente disseminador das toxinas, tanto que foi bastante usado na segunda guerra mundial, para a retirada de gases tóxicos, pois o carvão vegetal possui uma grande capacidade de absorção de impurezas, sem sofrer nenhum tipo de mudança estrutural, por apresentar uma composição extremamente porosa.

Apesar de apresentar inúmeros benefícios, o uso e produção do carvão vegetal geram uma serie de problemas ambientais e no Brasil, ainda existem questões sociais atreladas – exploração do trabalho nas carvoarias.

Com relação aos problemas ambientais para produzir o carvão vegetal, é que para produzir este tipo de carvão, muitas vezes é necessário destruir grandes vegetações florestais do território. De acordo com estudos, em torno de 75% do carvão vegetal produzido no Brasil é originado de vegetação nativa, e isso traz inúmeros prejuízos para o meio ambiente.

Devido a extração e obtenção do carvão vegetal ser bastante prejudicial ao meio ambiente, na grande maioria dos países desenvolvidos, esse tipo de carvão não é usado como fonte de energia, enquanto que no Brasil, o carvão vegetal ainda é utilizado como fonte de energia para a produção industrial.

As Diferenças Entre o Carvão Mineral e o Carvão Vegetal

Apesar de ambos serem tipos de carvão, o carvão mineral e o vegetal possuem uma serie de diferenças entre si. Segue abaixo algumas dessas diferenças:

O Tipo De Energia

O carvão vegetal é uma fonte de energia renovável, enquanto o carvão mineral é uma fonte de energia não renovável. As fontes de energia não renováveis são aquelas obtidas de recursos minerais que não se renovam e a medida que vão sendo usadas irão se acabar. Exemplos: o petróleo, o gás natural, o carvão mineral e outras fontes de energia;

Poluição Do Meio Ambiente

O Carvão Mineral emite gases poluentes para o meio ambiente, como por exemplo, o dióxido de carbono, que é resultado do uso (queima) do carvão mineral. O consumo de carvão mineral contribui para o aquecimento do planeta e para o aumento do efeito estufa, que são fatos totalmente condenados pelos ambientalistas.

Por essas razoes o carvão vegetal é uma opção mais saudável e benéfica para manutenção do meio ambiente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *