Aspectos Físicos da América do Sul

América do Sul

América do Sul

A América do Sul é a porção sul do continente americano que está dividido ainda em América do Norte e América Central. Com uma área de mais de 18 milhões de quilômetros quadrados está localizado quase completamente no hemisfério sul do planeta sendo banhado pelos oceanos Pacífico e Atlântico além do Mar do Caribe (também chamado de Mar das Antilhas).

Algo que precisa ser destacado é o tanto que esse subcontinente é privilegiado por um litoral extenso e com acidentes geográficos incríveis como o Estreito de Magalhães que liga os oceanos Pacífico e Atlântico. Além disso, também está cercado por fabulosos arquipélagos como o de Fernando de Noronha, no Brasil, Malvinas (território ultramarino britânico) e Galápagos no Equador. Vamos conhecer um pouco mais sobre os aspectos físicos da América do Sul?

Continente Americano

Continente Americano

Conhecendo os Aspectos Físicos da América do Sul

 

Abaixo você poderá entender um pouco mais sobre as características físicas do subcontinente da América do Sul.

Mapa e Hidrogafia da America do Sul

Mapa e Hidrogafia da America do Sul

Divisão em América Andina, América Platina, Brasil e Guianas

 

O subcontinente sul-americano pode ser ainda subdividido em quatro partes para discutir com mais assertividade os seus aspectos físicos.

Subregiões da América do Sul

Mapa das Subregiões da América do Sul

Brasil

 

O Brasil é considerado como uma região em separado por ser um país muito extenso e que guarda peculiaridades em termos culturais e físicos que não permitiriam que ele fosse encaixado em nenhuma das outras regiões.

Mapa Geográfico do Brasil

Mapa Geográfico do Brasil

América Andina

 

É composta pelos países que possuem em seu território parte da Cordilheira dos Andes com destaque para Bolívia, Equador, Colômbia, Chile, Venezuela e Peru.

América Andina

Mapa da América Andina

América Platina

 

A denominação de América Platina se deve ao fato de que os países que a compõem (Paraguai, Uruguai e Argentina) são banhados pelos rios que compõem a chamada Bacia da Prata.

América Platina

Mapa da América Platina

Guianas

 

A região denominada como Guianas é composta pela Guiana, Guiana Francesa e o Suriname. Esses países estão situados sobre o Planalto das Guianas que também pode ser chamado de Escudo das Guianas.

Planalto das Guianas

Mapa do Planalto das Guianas

Divisão Aproximada

 

Ressaltamos que se trata de uma divisão aproximada e que não significa que as características físicas que determinam o grupo não estendam para além dele. Por exemplo, outros países, além daqueles da América Platina, podem ser banhados pelos rios da Bacia da Prata.

Mais informações sobre a divisão dos países da América do Sul

Mais informações sobre a divisão dos países da América do Sul

Relevo da América do Sul

 

Cartografia da América do Sul

Cartografia da América do Sul

O interior do subcontinente americano do sul é composto por planaltos não muito elevados e planícies. Já a sua costa leste se destaca por planaltos que possuem origem geológica bastante antiga e que no decorrer dos anos passaram por inúmeros processos de erosão chegando a um visual plano atualmente.

Na região do extremo ocidente do subcontinente o relevo se mostra mais acidentado com destaque para a Cordilheira dos Andes (que se estende da Venezuela até o Chile). Ao longo de sua extensão a cordilheira possui características diferenciadas e a cadeia montanhosa recebe três denominações distintas que são: Andes Centrais, Andes Meridionais (ou Frios) e Andes Setentrionais Úmidos.

Cordilheiras dos Andes demarcada pelo traço amarelo

Cordilheiras dos Andes demarcada pelo traço amarelo

As montanhas que compõem essa cordilheira são resultantes do encontro das placas tectônicas Sul-Americana e de Nazca. Aliás, é exatamente esse encontro de placas que torna a região tão propícia a abalos sísmicos.

Hidrografia da América do Sul

 

Em termos de recursos hídricos, a América do Sul, é um subcontinente bastante rico sendo a detentora da maior bacia hidrográfica do mundo, a bacia do Amazonas. Seu potencial hídrico é uma consequência das características climáticas da região, os climas úmidos predominam e assim acarretam num grande volume pluviométrico. A seguir listamos as principais bacias hidrográficas da América do Sul:

 

– Bacia Amazônica

 

Essa bacia hidrográfica está situada na floresta Amazônica e está presente no território do Brasil, Venezuela, Colômbia, Bolívia, Peru, Equador e Guiana.

Bacia Amazônica

Bacia Amazônica

– Bacia do Prata

 

É a bacia que resulta da junção de três sub bacias que são as do Paraná, Uruguai e Paraguai.

Bacia do Rio Platina

Bacia do Prata

­– Bacia do Rio São Francisco

 

Está localizada completamente no Brasil e seu rio mais importante é o São Francisco.

Bacia do Rio São Francisco

Bacia do Rio São Francisco

Clima da América do Sul

 

Clima da América do Sul

Clima da América do Sul

Uma das características mais relevantes na determinação do clima e vegetação do subcontinente da América do Sul é o fato de ser extenso no sentido norte-sul. O seu comprimento faz com que esse subcontinente seja influenciado diretamente por duas zonas climáticas que são a temperada do sul e a intertropical. Os climas que podem ser identificados na região são tropical, equatorial, temperado e mediterrâneo.

O relevo é um dos fatores que determina o clima de uma região, por exemplo, na Amazônia que é uma planície não existem barreiras físicas para o deslocamento das massas de ar quente ou de ar frio de maneira que passa a se tornar um extenso corredor para que essas massas se desloquem. Isso dá origem a diversas variações climáticas interessantes.

Os Andes direcionam o fluxo de chuvas para o Brasil

Os Andes direcionam o fluxo de chuvas para o Brasil

Outros climas que são recorrentes na América do Sul incluem o frio de montanha que ocorre nos Andes, o desértico ou árido que predomina na Patagônia, na Argentina e também no deserto do Atacama, no Chile e o semiárido que se dá na região nordeste do Brasil e nos Andes Central.

Vegetação da América do Sul

 

Vegetação América do Sul

Vegetação América do Sul

O fato do clima do subcontinente ser predominantemente tropical e equatorial contribui para o surgimento de florestas do tipo latifoliadas como a floresta Amazônica, por exemplo. Há também vegetações de savana em áreas do Brasil, Venezuela, Paraguai e Colômbia. Nos pontos em que se tem o clima tropical úmido surgem florestas tropicais como, por exemplo, a floresta Atlântica na costa do Brasil.

Outros tipos de vegetação como Mata de Araucárias, pradarias e estepes aparecem nos pontos de clima subtropical como no Uruguai, Argentina e sul do Brasil. E por fim ainda há uma parcela do território sul-americano que possui clima temperado, como no sul do Chile, em que a vegetação que se destaca é a floresta temperada.

Mapa das Araucárias

Mapa das Araucárias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *