Águas Do Subsolo

Sabemos que a maior parte do nosso planeta é composto de água. Temos 71% da superfície do nosso planeta sendo coberta por esse líquido e ele passa por uma escassez terrível devido o seu mau uso. Além das águas que costumeiramente estamos habituados a ver pelos rios e oceanos ainda existem aquelas que brotam em locais inesperados. Um exemplo desse tipo de água são as chamadas “águas de subsolo”.

Vamos entender um pouco mais como elas acontecem, porque acontecem e quais as suas principais características.

Águas Do Subsolo

Águas Do Subsolo

O Que São As Águas De Subsolo

Quando falamos em subsolo, fica entendido que é algo que se encontra abaixo da nossa superfície. De fato essas águas existem e se acumulam nessa parte do planeta, mas elas também estão presentes na parte superficial de água do nosso planeta. Entendemos, resumidamente, como água de subsolo, aquela que se forma em espaços vazios de determinadas formações rochosas, são as águas que brotam da parte subterrânea do nosso planeta.

O Que São As Águas De Subsolo

O Que São As Águas De Subsolo

Elas chegam à nossa superfície através de um processo de infiltração que se dá depois de uma certa quantidade de água acumulada. Podemos comparar como qualquer tipo de recipiente de material frágil quando acumulamos água além do que eles podem suportar, passam a expelir esse liquido para outras partes. Assim acontece no nosso planeta com as águas subterrâneas. Elas brotam entre as rochas e se acumulam e se acumulam no subsolo, dependendo de determinados fatores, começa o processo de infiltração e elas passam a coexistir como qualquer outra água da superfície.

Infiltração – Características Gerais

Como acabamos de citar, existem diversos fatores que fazem com que as águas subterrâneas cheguem à superfície e eles acontecem de muitas maneiras diferentes. Vamos conhecer alguns fatores que contribuem para essa infiltração de águas subterrâneas.

  • Tipo e Condições dos Materiais Terrestres: dependendo do material da terra onde as águas do subsolo brotam, a infiltração pode acontecer de forma muito mais rápida e evidente. Locais onde existem muitos materiais porosos e permeáveis absorvem mais água e consequentemente, exportam mais a água que está na parte subterrânea para a parte externa do planeta.
  • Cobertura Vegetal: quando uma área que tenha água no subsolo possui uma vasta cobertura vegetal, ela facilita a infiltração porque as raízes das plantas perfuram a terra e abrem espaço para a água brotar na superfície.
  • Topografia: as regiões que possuem um declive maior de suas terras, facilitam também o acontecimento de escoamento superficial e isso vai reduzir a infiltração das águas do subsolo. Por consequência, as terras com declive menor favorecem essa ação e dessa forma as águas do subsolo brotam.
  • Precipitação: dependendo da precipitação anual de uma região, a infiltração pode acontecer muito mais facilmente porque o volume de água do subsolo vai crescer pela quantidade de chuva.
  • Ocupação do Solo: com o crescimento das áreas urbanas, o planejamento errado de determinadas áreas fez com que a infiltração das regiões com água no subsolo aumentasse significativamente. Isso se deu principalmente devido o escoamento superficial.

Existe Poluição Das Águas Do Subsolo?

Nós somos bombardeados diariamente com notícias nada agradáveis sobre a escassez de recursos naturais que acontece no nosso planeta e isso se dá principalmente devido a poluição descontrolada provocada pelo homem. Ao falarmos de águas do subsolo a primeira ideia que temos sobre a questão da poluição é que não tem como isso acontecer já que essas águas ficam de certa forma protegidas por baixo da terra. Mas será que essa afirmação é realmente a realidade?

Assim como as águas da superfície, aquelas que se formam no subsolo também sofrem com a poluição constante, mas esta acontece de forma indireta e também é provocada pelo homem. As principais fontes de poluição das águas do subsolo são as indústrias, a agricultura mal elaborada, os esgotos domésticos sem despejo correto, a mineração e também a água do mar. Ainda não se tem dados reais de quanto temos de água potável no subsolo, mas sabe-se que apesar de estar menos exposta, elas não se encontram livres da escassez.

Os principais poluentes das águas do subterrâneo são os Estados Unidos, a China e o México segundo o 3º Fórum Mundial da Água que aconteceu em Kioto.

Vantagens Da Água Do Subsolo

Vamos ver alguns pontos favoráveis em se usar as águas do subsolo.

  • Quantidade: o volume de água que se encontra na parte subterrânea do nosso planeta é muito maior do que o da superfície. Isso se dá porque, apesar de ter um índice de poluição como acabamos de ver, a quantidade de água potável ainda é bem maior.
  • Qualidade: Da mesma forma que temos uma quantidade maior de água potável no subsolo, vamos encontrar também uma água com melhor qualidade. Isso se dá principalmente devido a sua formação, que é feita através de rochas e minerais, sendo assim elas possuem uma certa evolução física e química muito melhor.
  • Custos: O custo para se desenvolver redes de aproveitamento a partir das águas do subsolo são bem mais acessíveis porque não existe custo de armazenamento primário, já que elas estão guardadas em um poço natural. Em alguns casos também não existe a necessidade de tratamento e desapropriação de grandes áreas fatores bem comum no caso de reservas de água da superfície.
  • Vida útil: como elas ficam armazenadas em um poço, a vida útil da água de subsolo é bem maior já que sendo construído com todas as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em dia, os poços são úteis por cerca de 20 anos.

Desvantagens Das Águas Do Subsolo

Da mesma forma que existem vantagens no uso desse tipo de água, também existem as desvantagens. Vamos conhecer algumas.

  • Meio Ambiente: O local onde se encontra a água de subsolo diz muito sobre a sua qualidade. Então antes de fazer uso desse liquido é importante saber a sua origem, pois como citamos mas acima, existem locais onde o relevo e outros pontos favorecem a poluição.
  • Recursos Humanos: ainda existe uma falta imensa de um grupo de profissionais com capacidade de extrair e tratar corretamente a água do subsolo e por isso, existe um grande desperdício desse liquido.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *