Por que Reciclar Copinhos de Plástico?

Os copinhos de plástico são bastante usados devido a sua praticidade e baixo custo se comparado a outras opções como papel ou até mesmo copos de vidro, que dependendo do ambiente são inviáveis, devido à falta de pia para lavá-los, por exemplo. As empresas geralmente optam por usar copos descartáveis, mas a longo prazo o custo é maior, pois enquanto a unidade do copo de vidro ou até mesmo um squeeze de plástico seja mais cara do que a unidade do copo descartável, a longo prazo esses valores se invertem. Além disso, se pensarmos no alto custo ambiental que esse material representa, já que o plástico usa mais matéria prima para ser fabricado, é fácil perceber que o copo descartável não é a melhor opção.

O uso do copo de plástico é amplo quando analisamos locais empresariais, hoje em dia nem tanto, já que muitas empresas estão optando pela distribuição de copos permanentes para cada colaborador. Mas antes o uso do copo de plástico era aliado a rapidez, sustentabilidade e economia, isso principalmente em locais onde a falta e escassez de água era um problema relevante. O uso deste é grande quando pensamos em locais públicos, pontos comerciais, escritórios, grande eventos que estão concentrados uma grande quantidade de pessoas, mas o problemas que o tange é a lavagens dos copinhos para que possa haver um uso posterior. E sabemos que isso não ocorre, sendo assim, o plástico um dos principais rejeitos coletados em centros urbanos.

O Brasil é responsável pela produção de aproximadamente 100 mil toneladas de copos descartáveis por ano, e o seu descarte não é realizado da melhor maneira possível, já que em sua grande maioria, os copos acabam sendo direcionados a aterros sanitários ou de modo inadequado, no meio ambiente.

Por que Reciclar Copinhos de Plástico?

Como já citado acima, o copo plástico já foi pensado como alternativa para economia de água em escritórios, ambientes empresariais e locais públicos, mas o que muitas pessoas não sabem é que este além de gastar mais água do que um copo comum, ele ainda traz mais malefícios ao meio ambiente e também a saúde.

  • Seu tempo de decomposição é muito demorado.

    Para que o meio externo consiga degradar totalmente um copo plástico demora cerca de no mínimo 250 anos, e pode chegar até 400 anos em alguns casos. É importante ressaltarmos a discrepância entre o tempo de vida útil deste item, que chega a ser de apenas 13 segundos em muitas situações e seu tempo de decomposição. O copo plástico passa por várias gerações até que se degrade, além de que eles estão por ai, poluindo ruas, rios, mares.

  • Os copos de plástico em sua grande maioria não serão reciclados.

    É constatado que o resíduo de copos plástico, é o tipo de lixo menos reciclado a nível mundial. A justificativa para tal afirmação é em torno de seu custo e lucro de reciclagem, as empresas e cooperativas pagam valores muito baixos pelo quilo de copo plástico, em alguns casos chegando a pagar apenas R$ 0,15 por quilo. Desta maneira desincentivando a reciclagem deste insumo tão utilizado pela sociedade atual.

  • Sim, o uso de copos descartáveis geram maiores gastos de água.

    Para a produção de um único copo plástico, são necessários o uso de 3 litros de água, para se utilizar apenas uma vez e depois jogá-lo no lixo, dados retirados de acordo com pesquisas e estudos comparativos realizado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Agora, quando pensamos em copos de vidro e outros materiais resistentes, a quantidade de água gasta em suas respectivas produções é a mesma, porém é possível reutilizá-los gastando cerca de 400 ml de água em sua higienização.

  • Copos de Plástico fazem mal à saúde

    Por meio de pesquisas já foram encontradas substâncias nocivas a saúde em copos de plástico. Na composição deste há uma substância chamada Estireno, que quando ingerida em grandes doses, pode potencializar o desenvolvimento de câncer no organismo. Esta é ativada quando entra em contato com altas temperaturas, como tomar um simples cafezinho em um copo descartável.

  • Os copos Reutilizáveis são melhores para o meio ambiente.

    Por meio de pesquisas desenvolvidas pelo ministério do meio ambiente de países como Suíça, Alemanha e Áustria, foi constatado que o uso de copos reutilizáveis proporcionava uma redução de cerca de 25 vezes menos do que os copos comuns de plástico.

Quais são os Tipos de Materiais de Copos Plásticos?

No mercado existem algumas variações de tipos de materiais encontrados na composição do copo plástico, veremos a seguir suas variações.

  • Poliestireno ou comumente chamado PS

    Este é o material mais utilizado na confecção de copos plástico no Brasil, é possível verificar a partir do desenho na parte inferior do copo, um triângulo e dentro deste ser apresentado o número 6, acompanhado pelas letras PS. É um tipo de homopolímero resultante da polimerização da substância já citada acima, o estireno. São características deste material uma baixa resistência a alta temperatura, a solventes orgânicos, a fraturas e rasgões, sendo este material com alta reciclabilidade.

  • Copo Plástico de Polipropileno ou comumente simbolizado pelas letras PP

    É um material derivado do propeno, e pode ser identificado embaixo do copo plástico com o símbolo do triângulo com o número 5 e com PP. São suas características maiores resistências a alta temperatura, a rachaduras, a solventes orgânicos e ainda possuem maior grau de transparência.

  • O poliestireno Expandido ou o EPS

    Popularmente conhecido como Isopor, este material diferente dos anteriores possui uma elevada resistência a altas temperaturas, são mais leves, é impermeável, não modifica sua estrutura com a passagem de vapores, é também isolante térmico. Este material se define por ser uma espuma de poliestireno ao qual é moldada por grânulos para a produção de copos, e é totalmente reciclável. Sua identificação no copo se dá da mesma forma que os materiais anteriores, com o numero 6 no triângulo, sinalizada com as iniciais PS.

Estes materiais de PS e PP são provenientes de derivados do petróleo, estes materiais são confeccionados a partir da Nafta, um subproduto obtido a partir do refinamento do petróleo, é uma substância líquida e muito parecida com a gasolina. Os pontos negativos ambientais já se iniciam aí, com a liberação do carbono no refino do petróleo, depois são avaliados os processo de produção, sua logística e vida útil (gastos de água, energia elétrica e carbono liberado na atmosfera), contribuindo com o aumento dos níveis de gases na atmosfera, conhecido como o efeito estufa. Além dos riscos ambientais, há riscos a saúde, pela liberação de estireno no organismo que de acordo com pesquisas realizadas pelo Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia, este composto em contato com o corpo humano, além de ser um aliado ao desenvolvimento de câncer no corpo ele também pode vir a causar dores de cabeça e problemas neurológicos, depressão e perdas auditivas.

Apesar de ser um material totalmente reciclável, o custo de seus insumos de produção são muito baratos, fazendo com que muitas vezes o custo de se reciclar tais materiais se tornem mais elevados do que sua produção de novos itens. É um item de baixo interesse em cooperativas de reciclagem, tornando-o pouco visado a catadores de produtos recicláveis, e além disso é um material que na maioria das vezes chega as cooperativas sujos, sendo este mais um ponto de desincentivo a sua reciclagem.

  • Copos de Papel

    Os copos de papel, diferentemente do que a grande maioria acha são materiais de difícil viabilidade de reciclagem, já que estes copos são feitos a partir de papel virgem. A justificativa para isto é simples, por questões de higiene e por questões física e química, já que estruturas de papel reciclado não suportam altas temperaturas e não conseguem suportar o armazenamento de meios líquidos.

    Em seu processo de formação, estes recebem um tratamento a partir de um composto chamado polietileno, um tipo de policarbonato que transforma o material e adiciona propriedades ao papel virgem processado. A adição do policarbonato faz com que o futuro copo de papel consiga manter as bebidas quentes e impede com que o material absorva ou faça com que vaze os líquidos. Este processo ao qual passa para a formação do copo de papel faz com que este material passe a não ser biodegradável, e seu destino na grande maioria dos casos seria os aterros sanitários. Desta forma os impactos de um copo de papel é grande no meio ambiente, não são biodegradáveis, sua decomposição no meio ambiente será por meio de liberação de gás metano, além de requerer o processo de extração de árvores, á que é necessário o papel virgem na fabricação dos copos. Estes processos acarretam na potencialização do efeito estufa, desertificação de áreas verdes, incidindo em perda de diversidade de plantas e animais locais.

O que Fazer Para Contornar e Amenizar os Impactos do Uso de Copos Plásticos?

Existem muitas alternativas para não utilizar copos de plástico, muitos optam pela utilização de copos reutilizáveis, mas há contestações, já que a produção destes copos geralmente é maior do que o custo de produzir copos de plástico. Mas o que devemos ter em mente é o custo ao longo prazo, o impacto diminui ao longo do tempo. De acordo com algumas pesquisas foi constatado que após utilizar uma caneca de aço inoxidável por 24 vezes, esta quita seus impactos em relação aos copos de papel. E ainda de acordo com outras análises realizadas em uma cafeteria nos Estados Unidos que implementou o uso de reutilizáveis, esta empresa conseguiu economizar cerca de 1 milhão de dólares por ano.

São opções de copos e itens reutilizáveis:

  • Garrafas plásticas

    São itens reutilizáveis e de relativo baixo custo, porém alguns itens são produzidos com compostos de BPA, que são compostos que liberam toxinas ao organismo humano.

  • Garrafinhas de alumínio

    Este material possui um alto custo beneficio, já que possui um valor relativamente mediano e possui uma durabilidade longo, além de ser um item muito leve. Dentre seus pontos negativos é quanto a durabilidade do material, já que este muitas vezes é amassado de maneira fácil. Além disso em algumas produções de garrafa de alumínio, este pode levar em sua composição BPA, então é importante ficar atento a composição do material.

  • Garrafa de aço inoxidável

    Itens de aço inoxidável não corre o risco de conter compostos químicos tóxicos ao organismo, mas podem amassar quando sofrem grandes impactos e não conseguem conter temperatura.

  • Copos de cerâmica

    Copos e Xícaras feitas a partir da cerâmica são materiais frágeis e não são recicláveis, mas quando cuidadas são ótimas para o meio ambiente, já que são duráveis.

  • Copos de vidro

    Este é o tipo de material reutilizável mais comum, não possui substâncias e compostos tóxicos ao ser humano, sua matéria-prima é abundante na natureza, não possui gasto energético muito grande quando comparado ao metal e ao plástico e pode ser reciclado infinitas vezes. Os pontos negativos é quanto a sua fragilidade e peso.

  • Copo reutilizável

    Copos feitos a partir do polipropileno são umas das alternativas mais viáveis, já que é resistente, leve e prático. É totalmente reciclável e verifique se é livre de compostos de BPA. São copos reutilizáveis de modelos Keepcup e Stojo. O primeiro pode ser feito a partir de vidro ou plástico e o Stojo ou também conhecido como Smach Cup, é um copo retrátil, feito com silicone e polipropileno e sem adição de materiais nocivos ao corpo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Reciclagem

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *