Preservação do Meio Ambiente no Brasil

A questão do meio ambiente no Brasil é um tema sempre insurgente em jornais e revistas. Cada vez mais celebridades, órgãos e governos estão na luta a favor da preservação da terra verde no país, considerada um patrimônio mundial da natureza, devido a sua grande área verde. O país tem 8.511.965 km2 de extensão, sendo o quinto maior em território do mundo. Deste, ainda existe cerca de 40% de área verde, talvez não por muito tempo.

Preservacao do meio ambiente no brasil-1

Preservação do Meio Ambiente no Brasil

Infelizmente, o território não cresce e as fronteiras não se ampliam, apenas a população aumenta, já beirando os 200 milhões de habitantes. Com tanta gente povoando e mais chegando, como fazer para abrigá-los? Desmata-se para construir mais moradias e mais áreas verdes urbanas estão sumindo para dar lugar a grandes edificações.

São contadas em uma folha de papel as cidades que ainda preservam parques e reservas em sua estrutura, a exemplo do Rio de Janeiro e Recife, com espaços resguardando um pouco da mata atlântica ainda intocada.

Preservacao do meio ambiente no brasil-2

Projetos

Infelizmente, a especulação imobiliária não é o único motivo pelo qual o Brasil vem perdendo a suas reservas verdes.

Passamos por modismos ao redor dos anos, que nos trouxeram problemas graves para o futuro, talvez a serem observados e lamentados apenas daqui a dez anos. Os ciclos madeireiros para construções imobiliárias, seringueiros e a busca do ouro foram de grande prejuízo para a história do verde no país, pois áreas enormes foram devastadas para abrir caminho ou apenas para construção de móveis.

A lei agiu, mas não a tempo. Em fotos aéreas da região amazônica, é possível visualizar diversas áreas marrons. Ou seja, onde era mata fechada, tudo foi derrubado por madeireiros, para venda de maneira, ou por garimpeiros, para criar caminhos na busca de pedras preciosas. O exemplo é a histórica Serra Pelada, em Minas Gerais.

Preservacao do meio ambiente no brasil-3

ONGS

Atualmente, existem diversas instituições e órgãos criando e punindo infratores que teimam em derrubar florestas para beneficio próprio, muitas vezes não tão rentáveis como a construção de armários e camas tubulares. Tais móveis ficaram famosos no Brasil pelo baixo custo e vieram ao mercado assim que a proibição de construção de artefatos em madeira de lei começou.

Apesar de grandes empresas e instituições, como o Greenpeace, atuarem no Brasil, o maior inimigo da natureza no país é o próprio brasileiro. Mesmo com grandes ações com campanhas televisivas constantes, ainda é comum ver sacos e mais sacos sendo jogados no rio por pura falta de educação.

Educaram-se os grandes empresários, porém, foram esquecidos os pequenos usuários, os cidadãos comuns. São estes os responsáveis por grandes toneladas de lixo despejadas diariamente em rios, ruas e avenidas. Um péssimo costume enraizado, de atirar embalagens pela janela do carro ou despejá-las nas ruas ao invés de guardar para jogar em lugar apropriado, é terrível para o meio.

Sim, o meio ambiente corre risco, mas cada um pode fazer sua parte com pequenas ações pontuais e preservar o verde no Brasil.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Projetos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • a vida segui de cabeça para baixo

    maylson 15 de dezembro de 2012 17:05
  • legal

    maylson 15 de dezembro de 2012 17:06

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *