O Reflorestamento No Brasil

O termo reflorestamento é referente à implantação da flora em um local onde havia uma anteriormente, e não existe mais em razão da degradação, que pode ter ocorrido por fatores naturais ou através da ação do homem – a exemplo do desmatamento. Deve-se ressaltar que o reflorestamento está relacionado à ideia de replantar, pressupondo que existia uma vegetação anterior, e  não simplesmente à ideia de plantar em um local que não havia nada antes.

Reflorestamento

Reflorestamento

A implantação da nova floresta pode ocorrer respeitando às espécies nativas da região, o que é o desejável, uma vez que contribui para o ecossistema e preserva a fauna local –procedimento que também pode ser chamado de regeneração. Outra forma de replantar é a que ocorre com espécies não locais, que muitas vezes descaracterizam e desestruturam o ecossistema. Um grande exemplo deste último modo são as fábricas de celulose, que utilizam este sistema de reflorestamento ou as indústrias que utilizam celulose e replantam eucalipto.

Grande parte do reflorestamento hoje em dia ocorre por conta das políticas governamentais que incentivam tal prática, e possuem até mesmo sanções para evitar a prática do desmatamento. O Código Florestal (a Lei 4.771 de 15 de setembro de 1965) é a legislação responsável atualmente, entre outras leis esparsas, sobre o florestamento e o reflorestamento, sobre a preservação da flora, com medidas práticas e até mesmo punitivas visando tais fins.

Reflorestamento Brasil

Reflorestamento Brasil

Como grande parte do reflorestamento é realizado visando à utilização da madeira nas atividades industriais (principalmente as fábricas de papéis, que necessitam da celulose em seus processos produtivos), as árvores utilizadas no reflorestamento são de espécies com algumas particularidades.  A predileção é pelas árvores que têm um crescimento acelerado, de modo que o seu corte possa ser realizado dentro do menor período possível, resistente às pragas, de grande porte e de fácil manejo, razão pelas quais as árvores de Eucalipto, dentre as suas diversas espécies, assim como os Pinus, são as mais frequentemente utilizadas em reflorestamentos.

Algumas empresas, além das políticas governamentais para as pessoas físicas e jurídicas, realizam, por conta própria, o reflorestamento em nosso país, sendo muitas delas estrangeiras. A empresa Texaco, por exemplo, juntamente com a Sociedade de Pesquisa em Vida Silvestre e Educação Ambiental (SPVS) e a The Nature Conservancy (TNC), atuam no Estado do Paraná. No mesmo Estado, ainda temos o reflorestamento realizado pela American Electric Power e pela General Motors.

Dentre as empresas brasileiras que realizam o reflorestamento em nosso território ou ao menos têm projetos que visam tal fim, podemos destacar a Vale do Rio Doce, e a Petrobrás, que realizam investimentos em diversas áreas.

Reflorestamento No Brasil

Reflorestamento No Brasil

Um dos maiores problemas enfrentados atualmente pelo reflorestamento, além de realizá-lo de modo a combater o crescente desmatamento em nossas florestas é a preservação da vegetação nativa de cada bioma em particular, preservando a diversidade da flora, em contraposição aos reflorestamentos de eucalipto somente. Felizmente existem empresas que vendem mudas e sementes nativas para o reflorestamento, a exemplo do projeto Matas Nativas ( www.matasnativas.com.br) e da Arbórea Ambiental (www.arboreasfx.com.br/).

2 comentários

  1. Tento falar com vc e não tenho sucesso , seja por telefone, cel .
    Vcs tem e mail para contato.
    Neste fim de semana, qual seu horário de funcionamento,inclusive no feriado.
    Grato.

  2. gostei muito desse site, achei interessante

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>