Energia Potencial

Energia é uma palavra utilizada milhares de vezes ao dia com as significações mais diversas. Para alguns, os mais místicos a energia vai além de fatores, vetores e cálculos matemáticos. Há auras de energia que envolvem tudo, há energia negativa, pesada, energia ruim, energia boa.

Mas as formas de energia estudadas pelas leis da física, apesar de estarem em todo o lugar, a todo o momento, nada tem de misticismo. A Energia Potencial de que vamos falar aqui, é um fenômeno da natureza, que se agrega a vários outros tipos de energias, como a energia química, a elétrica, a hidráulica, a atômica, dentre outras.

Espaço

Corpos espalhados pelo espaço que ocupamos, tem em si, forças que permitem que eles movimentem partes de si e modifiquem sua posição naquele determinado espaço. Esta força gera uma energia de trabalho.

Pronta Para Agir

A Energia Potencial se transforma nos corpos onde atua, fazendo com que estes possuam capacidade de trabalho. A energia por si só é uma força que atua em todos os tipos de corpos e em todas as atividades.

A Energia Potencial passa a diminuir, quando o corpo em que atua a utiliza e entra em movimento; porque é então que ela se transforma em energia cinética. A Energia Potencial do corpo é igual ao trabalho que este corpo realizará para se movimentar.

Gerando Diferentes Tipos de Energias

A Energia Potencial, atuando de diferentes formas sobre os corpos, se transforma em diferentes tipos de energia. Todas partindo da Energia Potencial contida. Por exemplo: temos a Energia Potencial Gravitacional quando um corpo estiver em determinada altura, porque este tipo de energia está diretamente ligado à força que a gravidade exerce sobre os corpos no espaço.

Gravitacional

E temos a Energia Potencial Elástica que é a que se associa a corpos com elasticidade ou ligados a materiais elásticos façam a transmutação da força potencial em energia elástica e impulsionando-os. É inerente ao estudo da física e ao conhecimento da natureza o entendimento de todo o sistema de energias que atuam a nosso redor.

Em alguns estudos, a Energia Potencial é denominada como Energia de Posição em função da própria posição relativa que estão ocupando no espaço em determinado momento antes que esta energia se converta para gerar trabalho e movimento.

Tema Central

A Energia Potencial é tema central em se tratando de energias porque dela decorrem as demais forças. Forças como a energia mecânica que movimenta milhares de objetos e que nada mais é do que a soma de todas as energias do corpo, entre elas as potencial elástica e potencial cinética que gerarão, junto com a cinética e outras forças, o impulso mecânico do qual precisamos.

Movimento

A Energia potencial tanto gravitacional, quanto elástica são calculadas mediante fórmulas que levam em conta elementos como altura, velocidade de movimento ou massa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>