Dicas Para Projetos De Educação e Ação Ambiental

Um dos conceitos centrais do programa de educação ao ar livre é o princípio da interdependência. Elemento importante deste conceito está na responsabilidade de todas as pessoas a considerar como suas vidas têm efeito sobre a ecologia do planeta. Através o envolvimento em projetos de ação ambiental os alunos aprendem a capacidade de fazer contribuições positivas para a saúde do meio ambiente. Projetos de ação na escola são formas significativas para os alunos fazerem a diferença.

Dicas Para Projetos De Educação e Ação Ambiental

Dicas Para Projetos De Educação e Ação Ambiental

Aprender No Coletivo

Projetos de ação envolvem recompensas de ensino para os alunos. Primeiro, têm a oportunidade de se relacionarem em problemas reais enfrentados na comunidade. Requerem resolução de problemas, pensamento crítico e criatividade. Um projeto de ação coletiva também usa habilidades de cooperação e permite que os alunos vejam como as ações afetam não só em si, mas também a comunidade e no mundo natural.

Aprender No Coletivo

Aprender No Coletivo

Trabalhos Para Alunos

A realização do projeto de ação em geral requer iniciação pelo professor. Um professor serve como um guia para ajudar os estudantes a escolher projeto que seja realista e terá impacto positivo. No entanto, a maior parte do planejamento, tomada de decisões e do trabalho em si deve ser feito por alunos. Isso permite experimentar os desafios e as recompensas de tomar posse do projeto.

Compromisso e Tempo

Projetos de ação variam de compromisso de tempo. Alguns oferecem uma oportunidade permanente para a ação ao longo de um ano letivo ou mais. No entanto, as possibilidades são infinitas. As necessidades e interesses de cada comunidade e do grupo de estudantes de fazer com cada projeto de ação consistem em experiência única. Além disso, não se esqueça de divulgar os projetos de ação e contatar a educação ao ar livre para que se possa saber o que o grupo está fazendo, para que depois os mestres compartilhem essas informações com outros membros da academia.

Programa De Reciclagem

A reciclagem cresceu nos últimos anos em resposta à crise do excesso dos resíduos. Os benefícios para o meio ambiente são claros, tais como reduzir o uso de aterros sanitários, conservar de energia, diminuir as exigências de registro e a poluição. A maioria dos resíduos da sociedade é papel, programas de reciclagem devem tentar lidar com tantos tipos possíveis.

As escolas podem atingir duas fontes de itens recicláveis. Podem criar contentores de reciclagem nas salas de aula, escritórios, salões e refeitório da escola para coletar resíduos. Os alunos podem convidar a todos para reduzir o desperdício e controlar a diminuição do desperdício ao longo do tempo a avaliar o sucesso de seu programa (ou seja, o número de cargas de lixeiras cheias removidas por mês).

A segunda área do projeto de ação pode atingir as casas dentro da comunidade, se o lixo reciclável não está disponível. A escola pode proporcionar um tempo para os pais e outros moradores doarem materiais a reciclar para o projeto da escola.

Escolha Dos Temas

Os estudantes podem escolher uma área natural local, tais como um parque, praia, recintos escolares, lago, córrego, pântano, entre outros, e adotar para fazer limpeza ou conservar.

Lixos e detritos em ecossistemas aquáticos são perigosos para a vida selvagem e desagradável aos visitantes. Projetos de limpeza são oportunidades divertidas de estar fora explorando uma área natural. Acima de tudo, os alunos são capazes de ver os benefícios de seu trabalho imediatamente.

Selecionar um local fornece aos alunos uma conexão com a terra. Ele pode ser combinado com campanhas públicas de conscientização sobre lixo ou a proteção de áreas naturais. Classes podem participar em estudos de qualidade da água, levantamentos de aves, ou outros projetos de pesquisa ambiental nas áreas em que atuam.

Projeto De Arborização

As árvores são partes importantes do ecossistema por fornecerem oxigênio, proteger o solo, fornecer habitat animal e limpar o ar. No entanto, o desenvolvimento urbano e suburbano por vezes resulta na remoção de árvores para desenvolver os locais.

Comunidades começaram projetos de reflorestamento urbano para melhorar a ecologia, a beleza das ruas, parques e outras áreas. O plantio de árvores consiste em grande experiência prática de cuidar do meio ambiente e contribuir para a comunidade local.

Plantio de árvores nativas fornece habitat natural e de alimentos para animais. Um projeto de plantação fornece a oportunidade para aprender sobre botânica e o papel das árvores nos ecossistemas.

Projeto De Energia

Conservação da energia representa economia de dinheiro e prática ambiental benéfica para todas as casas e instituições. Geração de energia elétrica representa principal fonte de poluição e de outros problemas ecológicos. Usinas a carvão e óleo poluem o ar, a exploração de petróleo e transporte que leva a derrames, destruição da terra e a poluição de água.

Hidrelétricas mudam ecossistemas fluviais e as usinas nucleares são ameaças à saúde pública por gerar resíduos radioativos. Apenas uma pequena porcentagem de eletricidade é gerada por recursos renováveis, como solar ou eólica, por exemplo.

Projeto De Jardim Escola

A construção de uma horta escolar é forma dos alunos compreenderem mais sobre como a terra fornece o alimento e a importância de cuidar do solo. A horta pode se expandir para um projeto comunitário, educar os outros e dar às pessoas a oportunidade de trabalhar juntos. Em ambientes urbanos, o recipiente de jardinagem consiste em opção quando o espaço de campo não está disponível. Maneiras de reduzir e reutilizar resíduos estão no uso de recipientes de idade, de residências e empresas locais para as plantas. A compostagem é um método natural de reciclagem de resíduos de comida em adubo e solo ao jardim.

Projeto De Compostagem Em Escola

Compostagem demonstra os processos da natureza de decomposição, transformando resíduos orgânicos em novo solo, permitindo que os alunos se familiarizem com o ciclo de nutrientes.

Os alunos podem construir com o adubo para uso no pátio da escola a ser preenchido com jardim e restos de comida. Os alunos também possuem o uso caixas de compostar para jogar os vestígios de alimentos que sobraram do lanche. A compostagem reduz o desperdício, permite aos alunos observar e participar no ciclo de nutrientes e fornecer grande novidade da terra para um jardim da escola ou projetos de plantio em sala de aula.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

http://www.youtube.com/watch?v=TV7UWQECmPg

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Projetos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *