Poluição Nos Rios Sagrados

Sempre que paramos para ler sobre a história antiga, sempre vamos encontrar locais que foram importantes para esses acontecimentos. A curiosidade muitas vezes é aguçada e queremos conhecer de perto cada um desses lugares. Podemos citar as pirâmides do Egito, por exemplo, que ainda podem ser visitadas por qualquer turista.

Poluição Nos Rios Sagrados

Poluição Nos Rios Sagrados

Mas e quando esses locais encontram-se extremamente sem preservação? A ação do homem fez com que heranças religiosas fossem destruídas ao redor do mundo inteiro.  Isso anda acontecendo com muita frequência e aqui vamos conhecer um pouco mais sobre alguns exemplos específicos. No caso dessa nossa conversa, vamos conhecer a situação precária de alguns rios sagrados que andam muito poluídos e sem receberem atenção alguma dos governos locais. Você vai saber um pouco mais sobre a história de cada um e o que anda acontecendo por lá.

Rio Jordão

Cristão ou não, você com certeza conhece a história de Jesus Cristo que foi contada na Bíblia e reproduzida em diversos filmes e livros não considerados de importância sagrada. Na história, o Rio Jordão foi citado como o rio onde Jesus foi batizado por João Batista e devido essa importância religiosa, diversos peregrinos passaram a visitar o local em busca de serem batizados pelas mesmas águas que benzeram o seu maior representante de Deus.

O rio Jordão está localizado em Yardenit, cidade que fica localizada ao norte de Israel, na chamada Terra Santa pelos cristãos. Anualmente são cerca de 100 mil turistas que viajam para o local em busca de conhecer ao vivo, os locais por onde passou seu salvador e seus discípulos há muitos anos. Acontece que a herança deixada por essas pessoas não vem sendo nada benéfica para a sociedade, pois a poluição desse rio vem ameaçando a sua existência e consequentemente, o turismo para a região.

Rio Jordão

Rio Jordão

As condições encontradas hoje no Jordão não são nada agradáveis, chegando até a estarem proibidos os batismos nas águas do rio. Isso aconteceu porque o Rio Jordão tornou-se um fluxo para esgotos e detritos industriais. O nível de poluição do local anda tão drástico que chegou ao ponto de existir a intervenção do Ministério da Saúde de Israel para proibir totalmente o acesso às águas desse local e você poderá encontrar diversas placas na extensão do rio informando os riscos que existem ao molhar-se com essas águas.

O Jordão, além do Cristianismo, é tido como rio de águas sagradas também pela Torá e pelo Alcorão, o que fez com que a poluição aumentasse ainda mais, já que a divergência religiosa dava importância diferente à essas águas e consequentemente, os resíduos depositados também ajudaram nessa sujeira toda encontrada por lá.

Com receio então de que o Rio Jordão desapareça por total, membros religiosos israelenses, palestinos e jordanianos criaram a Friends of the Earth Middle East (FoEME)e apelam para todos os governos, meios viáveis de ajudar na despoluição do Jordão.

Rio Ganges

O número de pessoas que se banham diariamente nesse rio já ultrapassa o número de 1 milhão. Imaginem então 1 milhão de pessoas depositando resíduos prejudiciais nas águas de um rio DIARIAMENTE. A principal cidade sagrada da Índia, Varanasi, onde está localizado o Rio Ganges, sofre com esse número e mesmo com tantos projetos implantados no local, aina não conseguiu uma solução para esse problema.

A importância do Rio Ganges para a religião vem do hinduísmo, que afirma que tomar banho nessas águas faz com que nos livremos de todos os pecados e isso se torna indispensável, nessa religião, para que as pessoas possam reencarnar.  Mas não é somente o banho diário de pessoas que agride o rio, apesar de ser um número bastante elevado, o local passou a ser ponto de despejo de esgotos e resíduos de indústrias e da agricultura sem que exista um tratamento ideal para isso.

Recentemente, o governo indiano investiu 4 bilhões de dólares para limpar as águas do Rio Ganges. Isso deve acontecer até 2020 e a proposta faz com que as redes de esgotos que estão despejando seus resíduos nesse rio sagrado, sejam totalmente desviadas. Se você analisar por quantidade, com certeza vai pensar que 4 bilhões de dólares é uma quantidade de dinheiro absurda e que será mais que suficiente para limpar o rio, mas a realidade é bem diferente disso tudo.

O Rio Ganges abrange 2.510 quilômetros de extensão e a sua margem abriga mais de 400 milhões de pessoas. O valor destinado para esse projeto poderia ser eficiente se não existisse toda essa população dependendo economicamente dessas águas e também a questão a religião, pois para esse povo, limpar a alma nas águas desse rio é de extrema importância e acabando com as águas dessa extensão, vai mobilizar um sistema de crença que é milenar.

Mas mesmo com toda a poluição e alerta feito pelo governo local sobre os perigos que os banhistas correm ao molhar-se nessas águas, ainda existe uma quantidade imensa de pessoas que arriscam-se em nome da religião.

Rio Yamuna

O Yamuna também está localizado na Índia e inclusive, é um dos afluentes do Rio Gange, que citamos mais acima. O Rio Yamuna é um dos sete rios sagrados desse país, mas ocupa o segundo lugar em importância. A história do rio diz que a deusa Yamuna filha do Deus do Sol, Surya e irmã do Deus da morte Yama.

A lenda diz que quando uma pessoa morria, suas cinzas deveriam ser jogadas ao local para que a Deusa protegesse e guiasse a sua alma. Acontece que a crença história fez com que a poluição do local crescesse de uma forma totalmente sem controle. Muitas pessoas cremavam os corpos a margem desses rios e logo depositavam os restos mortais nessas águas.

Além do problema quanto ao depósito de cinzas de mortos nas águas do rio, ainda existe o sistema de esgoto e escoamento que vai cair diretamente nas águas do Rio Yamuna. Já existem diversos projetos no governo da China e ao redor do mundo, inclusive aqui no Brasil, que estão voltados à preservação dessas águas tanto pela sua importância econômica para a região, como para a religião.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Poluição

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *