Caixa de Esgoto

A caixa de esgoto ou caixa de gordura não é muito lembrada quando pensamos em construir uma casa, mas ela é de suma importância para a manutenção da qualidade de vida das pessoas que ali vão habitar. Portanto ao pensar em um determinado projeto é preciso lembrar-se da caixa de gordura, pois ela não pode faltar.

Observações Importantes

As caixas de gordura, como já diz o próprio nome, tem a função de acumular as gorduras que saem da residência para este dispositivo, esta mesma gordura deve flutuar na caixa sendo assim é importante que este dispositivo ofereça espaço suficiente para que esta flutuação ocorra de forma adequada. Desta forma haverá o adequado escoamento que irá garantir o funcionamento correto de todo este sistema.

Caixa de Esgoto

Caixa de Esgoto

Fluência

É preciso que a caixa ofereça fluência para que os materiais possam entrar e sair sem que nada fique parado neste ambiente, apenas a gordura, e para isto deve haver uma distancia adequada entre os locais de entrada e de saída do material que por ali transita, retendo a gordura de forma eficiente para que ela não seja arrastada provocando entupimentos posteriores e permitindo a fluência dos demais materiais.

Caixa de Gordura

Caixa de Gordura

Vedação

Uma vedação adequada evita diversos transtornos como, por exemplo, o acúmulo de roedores e insetos no local, além disso, a limpeza regular deste ambiente auxilia também na manutenção correta evitando animais indesejáveis. Recomenda-se a higienização do local pelo menos uma vez a cada 15 dias. Cabe ressaltar que os resíduos colhidos na limpeza devem ser colocados em sacos plásticos e destinados ao recolhimento de lixo, jamais os despeje de novo na rede de esgotos. As instalações de esgoto de sua residência, incluindo-se ai a caixa de gordura ou de esgoto, são de sua inteira responsabilidade, sendo assim a limpeza periódica evita transtornos para si mesmo.

Vazamentos

Qualquer espécie de vazamento deve ser reparada o quanto antes, pois desta forma evitamos a proliferação de doenças transmitidas por seres que infestam o local e na maioria das vezes são microscópicos. Em caso de prédios ou condomínios outras moradias podem ser atingidas gerando um transtorno ainda maior.

Planejamento de Caixa de Gordura

Planejamento de Caixa de Gordura

Problemas de Caixas Mal Cuidadas

Entre os possíveis problemas ocorridos pela simples falta de limpeza da caixa da gordura destacamos os transbordamentos através da tampa principal, os entupimentos nas canalizações e o lento escoamento de água no ralo da pia, isso sem falar no desagradável mau cheiro que pode ser sentido na casa toda. As bactérias biológicas são uma excelente opção para os entupimentos das canalizações, pois elas agem degradando a gordura existente sem causar danos às estruturas. As bactérias podem ser despejadas diretamente no ralo da pia tornando o processo de limpeza muito fácil. Na hora de escolher a caixa de gordura opte por modelos que seguem as normas estabelecidas pela ABNT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>