Ação do Homem sobre o Meio Ambiente

Embora a maioria dos especialistas concorde que mais pesquisas são necessárias sobre como as ações humanas afetam o meio ambiente, algumas questões ambientais estão relacionadas de maneira direta à atividade humana e exploração do planeta.

Imagem de Amostra do You Tube

Principais Ações do Homem no Meio Ambiente

01-Aterros: O tamanho é causado por falha humana em reciclar ou desperdiçar. Gás metano fica criado quando se decompõe resíduos junto com as toxinas de plástico, produtos químicos orgânicos voláteis e outros fatos prejudiciais que entram na atmosfera e poluem o ar.

02-Poluição do Ar: Humanos criam a poluição do ar por condução de veículos beberrões de gasolina. Embora algumas plantas industriais sejam utilizadas por métodos seguros de resíduos químicos, outras ainda espalham gases, fumaças e outros produtos químicos.

03-Poluição da Água: Indústria e toxinas químicas encontram o caminho dos rios, córregos e oceanos, resultando na poluição da água. Muitas vezes, alguns destes produtos químicos poluem corpos de água de forma intensa ao ponto de se tornarem inseguros para beber ou cozinhar.

04-Vida Selvagem: Espécies de animais e vegetais que ainda não foram catalogadas na comunidade científica correm riscos de extinção antes de serem descobertos. Água limpa se torna elemento caro que pode ficar prejudicada por causa dos derramamentos de petróleo, poluição de resíduos industriais, resíduos humanos e outras violações.

05-Desmatamento: Como a população se expande também há necessidade de explorar áreas para sobreviver. Os seres humanos contribuem para a perda das áreas florestais por corte de árvores que abrigam vida selvagem. Elas também ajudam a contribuir para o ciclo da água e das plantas, além de evitar a erosão do solo. Devido ao desmatamento, extensões vegetativas do planeta encolheram pela metade a área nos últimos 11.000 anos.

06-Camada de Ozônio: Protege os seres-humanos contra os raios ultravioleta. Está quase esgotada por constante uso de clorofluorcarbonos – produtos sintéticos que incluem aerossóis, equipamentos de refrigeração, espuma e outros químicos liberados pelas empresas industriais; Os raios UV podem causar câncer de pele e catarata. Cientistas descobriram buraco de ozono na estratosfera da Antártida, grande preocupação considerando que os gases de efeito estufa estão arruinando a camada.

07-Poluição Sonora: Carros barulhentos na estrada, edifícios de escritórios, estacionamentos, enfim, o desenvolvimento provoca danos consideráveis ao meio ambiente. Nos grandes centros existem poucos dias em horários úteis em que não se escuta o barulho de reformas ou construções ao redor. Uma das grandes críticas ao ecoturismo está no fato do ruídos dos visitantes prejudicarem o ecossistema natural de grandes ecossistemas.

08-Cigarro: Estudos evidenciam os danos que a nicotina pode causar à saúde e no meio-ambiente. Há cidades que estabelecem padrões elevados e criam ambientes de não fumantes. A fumaça liberada ainda representa preocupação em partes do mundo. A natureza demora longos anos para decompor as bitucas, que quando jogadas no solo podem causar incêndios florestais.

Como Ajudar o Meio Ambiente?

Existe tendência de a população humana pensar que as ações individuais podem não ajudar em níveis consideráveis. Especialistas apontam que assistências devem ser realizadas por cada integrante da nação. Poucas ações somadas podem resultar em resultados positivos e significantes na luta contra a degradação ambiental.

Reciclagem: Mesmo que sua cidade não exija é necessário fazer de qualquer maneira se o objetivo está em ajudar o meio ambiente. A maioria das grandes cidades oferece centros de reciclagem para vidro, latas e papel.

Veículo Híbrido: Alguns fabricantes de automóveis como Toyota e Ford produzem veículos com preços razoáveis que ajudam a reduzir a poluição.

Caronas: Considere carona ou utilize o transporte público para diminuir a poluição. Se você mora perto o suficiente do trabalho, por que não andar de bicicleta ou a pé?

Iniciar Grupo Verde: Convide amigos e família para a sua casa e converse sobre o que todos que podem fazer em conjunto para ajudar o meio ambiente.

Boicote: Deixe de consumir produtos que não cumprem com as normas de segurança de resíduos.

Espalhe a palavra: Fale em reuniões do governo local sobre coisas como poluição, reciclagem e desmatamento.

Conversa com Filhos: Muitas escolas oferecem aulas sobre a terra e consciência ambiental, mas isso não é o suficiente. Ensine as crianças sobre o meio ambiente e explique como os humanos afetam o meio ambiente. Seja proativo e convide para participar de ideias em conjunto.

Danos do Isopor ao Meio Ambiente?

Isopor se tornou produto aceito em âmbito popular. Composto de poliestireno, plástico à base de petróleo. Na verdade, isopor é o nome comercial para o poliestireno. Ganhou popularidade pela leveza e por oferecer propriedades de isolamento que mantêm produtos frios ou quentes. Transmite segurança durante o processo de transporte, sem acrescentar peso. Embora haja alguns aspectos positivos do material, também há efeitos nocivos.

Preocupações ambientais para a saúde começam com os elementos usados para fazer o isopor. Estireno, por exemplo, é ingrediente fundamental utilizado para fazer o poliestireno – substância que também compõe a linha de produção do fabrico de plásticos, resinas e borracha.

A Agência Internacional para Pesquisa sobre o Câncer estabeleceu o estireno como possível carcinógeno humano. Para aqueles que são expostos regularmente no fabrico de produtos compostos podem ocorrer efeitos agudos, tais como:

  • Irritação da pele
  • Irritação dos olhos
  • Irritação das vias respiratórias superiores
  • Efeitos gastrointestinais
  • Efeitos no sistema nervoso
  • Depressão
  • Dor de cabeça
  • Fadiga
  • Fraqueza
  • Efeitos menores sobre a função renal

Não Biodegradáveis

Parecem durar para sempre uma vez que são resistentes a quebras para baixo de materiais por protões provenientes de fonte de luz. Isto, combinado com o fato de isopor ser leve e, portanto, flutuar, significa que com o tempo uma grande quantidade de espuma de poliestireno se acumulou ao longo das costas e cursos de água em todo o mundo. Representa o principal componente do lixo marinho.

Isopor é fabricado com hidrofluorcarbonos, que têm impactos negativos sobre a camada de ozônio e o aquecimento global. Os danos da utilização de HFC no aquecimento global são mais graves do que acontece no CFC.

Contentores de isopor podem contaminar a comida, afetando a saúde humana e os sistemas reprodutivos. Isto se acentua ao reaquecer os alimentos.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Um comentário

  1. Desconhecia a ação do isopor na natreza.
    Obrigada pela explicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>