A Poluição dos Mares, Oceanos e Baias

A Terra é conhecida como Planeta Água. Cerca de 70% do território da Terra é composto por água (cerca de dois terços do planeta) e o restante por zonas terrestres habitadas ou não. Neste percentual estão incluídos geleiras e regiões remotas, bem como rios e lagos. Mas tudo isso pode ir embora e tornar a vida no planeta algo raro com a poluição de mares, oceano e baías.

Um dos maiores problemas da parte aquática do nosso mundo é o mau uso do homem das águas, que precisa do líquido mas o polui em grande quantidade. A quantidade de detritos jogadas nas águas estima uma diminuição de água potável no mundo ao longo dos anos e a incapacidade do homem de fazer uso dela mesmo com uma limpeza constante. Não temos capacidade de purificar a água que usamos na mesma quantidade que a sujamos.

Poluição dos Mares

O mar, a parte da água do oceano mais costeira e em contato com a praia (praia é a apenas a faixa de areia da costa) é uma das regiões em contato direto com o homem, por isso a poluição é constante. Um dos maiores problemas é o descarte de lixo e esgoto. Mesmo com uma quantidade enorme de programas para tentar dar consciência as pessoas quanto ao uso sábio da água dos mares.

Por ser uma fonte renovável e a maior parte das pessoas acreditar que a água vem e vai embora sem qualquer problema, limpa-se naturalmente, muitas pessoas jogam lixo na água do mar. O mais comum é em beira mar, em especial no verão, quando o número de frequentadores aumenta em uma quantidade gritante. Lixo de restos de alimentos, objetos jogados fora e fezes e urina são da rotina de algumas praias em todo o mundo, com grande número no Brasil.

Outro dos problemas comuns em cidades costeiras é o derramamento de esgoto direto na água do mar. Parece loucura pensar nisso quando se pensa que o próprio dono de uma casa que faz isso irá tomar banho na mesma água poluída, mas muita gente não se importa. A maior parte joga sua rede de esgoto direto no mar porque não querem ter o trabalho de criar uma infra estrutura maior e mais cara para levar os dejetos humanos para um local mais apropriado.

O grande problema disso não é apenas a água se tornar impura para banho, mas causar doenças aos humanos e acabar com o ecossistema marinho. Peixes e outros seres de água salgada são adaptados para viver em seu ambiente natural, e não conseguem viver com dejetos humanos em seja qual for a quantidade. Logo, a vida marinha corre riscos com a ação humana.

O acúmulo de lixo no mar jogado pelo homem causa problemas diversos. Muitas baleias e tubarões já foram encontrados mortos porque ingeriram latinhas de condimentos jogadas no mar. Há também peixes presos em restos como sacos e até camarões mortes porque não conseguiram sair de latinhas de sardinha, por exemplo, comumente encontradas no fundo dos oceanos.

Poluição dos Oceanos

O visual verde do nosso planeta visto do céu pode não ser mais tão verde com o passar dos anos. Mesmo as águas mais remotas, do centro do oceano, estão sofrendo com a ação do homem. Um dos problemas mais comuns é a água de lastro, suja e extremamente poluída despejada nos oceanos para renovação. O homem não se importa muito se a água está suja e vai causar danos ao meio ambiente, desde que possa continuar navegando sem qualquer problema.

A água do lastro é usada em navios para o fazer boiar. Mas como é em grande quantidade, ela causa um grande estrago nos oceanos em que é despejada para a troca. Este é um dos problemas que ainda não foi resolvido pelos navegadores porque é uma água necessária.

Outro problema comum de poluição dos oceanos é o derramamento de óleo, cada vez mais comum. É causado por acidentes e choques de navios em rochas ou encalhados ou acidentes em que eles viram, e causam grandes estragos. Mesmo com a ação rápida do homem, a vida aquática constantemente sofre danos com derramamento de óleo. O mais comum é ter problemas com o óleo que fica preso em arrecifes e corais, causando danos a médio e longo prazo. Peixes também não conseguem sobreviver depois de tamanho desgaste.

Poluição de Baías

Por estar tão perto da rotina humana, as baias também sofrem bastante com a poluição. O mais comum é despejar esgoto direto, vindo de residências próximas que não querem perder dinheiro com uma nova infra estrutura para suprir a necessidade de uma mudança longa de encanamento. Até mesmo órgãos governamentais foram vistos despejando seu esgoto em baías e causando danos irreparáveis para a vida aquática naquele ecossistema.

Outro problema comum é o ato de jogar lixo diretamente. Seja por falta de educação ou saneamento básico local, é comum as pessoas jogarem lixo em baías próximo de casa. O problema disso é que o lixo demora anos para se decompor. O saco plástico pode passar mais de duas centenas de anos para se degradar, enquanto papel demora duas dezenas de anos e pneus mais de um milênio para começar a se decompor. Os peixes, contudo, vivem bem menos que isso e podem morrer e entrar em extinção mais facilmente.

O que Fazer com a Poluição Aquática no Mundo?

Programas de conscientização são comuns em diversos países, mas ainda não resolveram o problema de fato. O ideal é uma ação conjunta entre o homem não jogar lixo e a limpeza da água já poluída. Diversas espécimes marinhas correm risco de nossos netos não as conhecerem por conta de tanto lixo e diminuição da qualidade da água. Peixes já sumiram e cada vez mais espécimes de animais irão se reproduzir cada vez menos por conta de tanta sujeira.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Poluição

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *