Vestígios Radioativos De Fukushima

Algumas fontes energéticas podem ocasionar um bom desenvolvimento ao país, pela sua capacidade de gerar energia e, consequentemente, fará com que o país cresça economicamente.

Entretanto, algumas fontes energéticas podem causar sérios danos ao meio ambiente. Dentre elas podemos destacar as Usinas Hidrelétricas e Nucleares. As hidrelétricas, para que comecem a funcionar, precisam de um enorme reservatório, como o Lago de Furnas e os lagos ocupam montanhas, terrenos, vales e até mesmo cidades. Os seres vivos e o homem que viviam em tais locais tiveram que ser deslocados.

Mas, quando a energia se trata da nuclear, estamos tratando de uma energia muito mais séria. Quando algum acidente acontece em tais usinas, os problemas causados pela radiação podem ser incalculáveis. Neste artigo, vamos citar o terrível acidente Nuclear da Usina de Fukushima, cidade japonesa que foi uma das arrasadas pelo forte terremoto e tsunami que ocorreram em 2011. Além disso, você vai conferir quais as causas que um acidente nuclear pode causar, enfim. Então, vamos lá?

Vestígios Radioativos De Fukushima

Vestígios Radioativos De Fukushima

A Energia Nuclear

A energia nuclear pode ser considerada uma fonte energética limpa, já que não polui o meio ambiente, e não utiliza meios nocivos á natureza. É fabricada a partir do partir do núcleo do átomo de urânio, enriquecido.

Os primeiros experimentos com a energia nuclear foram feitos em meados do final da década de 30. Entretanto, essa energia obtida era revertida para causas militares. Logo mais tarde, pesquisas visaram aprofundar o conhecimento sobre esse tipo de energia, para convertê-las em energia elétrica. Paralelo a isso, o seu uso em armas de destruição em massa e bombas continuaram.

A Energia Nuclear

A Energia Nuclear

E hoje, podemos ver várias usinas nucleares em atividade no mundo, como a Usina de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, a Central Nuclear de Atucha, na Argentina, entre outros.

Entretanto, quando alguma instabilidade ocorre nas usinas, seja por meio de erros maquinários, humanos ou por catástrofes naturais e o material radioativo vazar pela atmosfera, os problemas causados por tal vazamento podem ser incalculáveis.

Prova disso foi o pior acidente radiológico da história da humanidade: ‘’O Acidente Nuclear de Chernobyl’’, no qual você vai conferir agora.

O Trágico e Emblemático Acidente Nuclear De Chernobyl

Eram 1:23 da manhã de 26 de abril de 1986 em Chernobyl, Ucrânia que, na época, ainda fazia parte da URSS (União Soviética). Durante um procedimento de rotina, o quarto reator da Usina de Chernobyl entra em colapso depois de uma explosão de vapor. Depois, incêndios e explosões completaram a ajuda que faltava para que o derretimento nuclear ocorresse.

O governo soviético guardou o fato do mundo a sete chaves, mas por pouco tempo. Nuvens com teor radioativo alto foram detectadas em países da Europa Ocidental. Logo, o disfarce não pode ser levado a diante.

Atualmente, depois de 26 anos do acidente, os seus efeitos devastadores ainda são sentidos. Para ter uma ideia, Chernobyl e cidades próximas, como Pripyat, foram imediatamente evacuadas logo após o ocorrido. Se compararmos aquela época com a de hoje, o nível de radiação baixou, mas não o suficiente para uma recolonização da área.

Quem visita tais cidades encontra um cenário digno de filme: Parques, prédios, escolas (Que contém cadernos, lápis, materiais para aula de química, entre outros), hospitais ainda portando o símbolo da URSS, ente outros totalmente abandonados e a mercê das intempéries do tempo.

no images were found

A Usina Nuclear De Fukushima: Terremoto, Tsunami e Radioatividade

Em 2011, um fato quase semelhante ao de Chernobyl tirou o sono e a tranquilidade de vários japoneses. Já sofrendo com o terremoto e com a devastação do tsunami, a Usina Nuclear de Fukushima entrou em instabilidade e começou a emitir material radioativo.

O vazamento do material radioativo deu após explosões nos reatores de Fukushima 1, depois do forte terremoto seguido de tsunami que assolou o país.

Autoridades evacuaram cidades próximas à usina. Alimentos e outros produtos para uso que eram fabricados no local tiveram a sua venda suspensa. Depois de algum tempo, cientistas coletaram amostras animais da área circunvizinha á usina e detectaram mutação em algumas espécies, como a borboleta.

O nível do acidente de Fukushima chegou ao alarmante nível 6 (Para se ter uma ideia da alta periculosidade, o nível máximo é 7).

Apesar de ter atingido tal nível, o acidente de Fukushima não tem a equivalência de Chernobyl.

Efeitos De Fukushima Na População Japonesa

Quando da eclosão da radioatividade na Usina de Fukushima, fora dito que a radiação não causaria transtornos. Infelizmente, não foi assim.  Estudos feitos indicam que a radiação liberada no ambiente poderia atingir muitas pessoas, e, consequentemente, o câncer poderia vir a atingir a população.

Estimou-se que o número de mortes pode ser de 1300 a mais de 2000. O número é estimado apenas para o Japão, já que a radiação não alcançou patamares mundiais. Apenas resquícios foram sentidos nos demais continentes.

Vestígios De Fukushima

Apesar de o acidente ocorrido na usina não atingir o resto do mundo, países Norte Americanos relataram que radioatividade foi detectada, cerca de duas semanas depois do acidente de Fukushima.

Isso se deu quando as autoridades japonesas fizeram uso de água marinha para conter a radiação; Isso provocou a criação de enxofre radioativo, e os fortes ventos que atingiram o Japão fizeram com que o material vagasse pelo oceano até atingir a costa estadunidense, chegando a La Jolla, na Califórnia.

Apesar do susto, os pesquisadores disseram que não era um motivo para pânico. O material detectado não acomete nenhum problema de saúde a população. Dizem ainda que só foi possível a detecção depois de utilizar um equipamento próprio ultrassensível.

Tais vestígios radioativos vindos de Fukushima já eram aguardados, pois comumente a parte sudeste da Califórnia recebe ventos originários da Ásia. A porcentagem de íon radioativo que atingiu o estado americano foi de 0,7%.

O restante da radioatividade ficou concentrado no Japão, ou podem ter sido carregados para outros locais que fazem parte das rotas dos ventos.

Movimentos Contra a Energia Nuclear

Depois de presenciar o Acidente de Chernobyl e o de Fukushima, muitos grupos clamam para a Energia Nuclear seja extinta o quanto antes, para evitar que acidentes possam causar catástrofes de ordem global. No Japão, logo após o acidente de Fukushima, muitos japoneses pediram o fim do uso da Energia Nuclear na Ilha.

Por Francisco Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *