Tudo Sobre Amianto: Formado Por um Grupo de Minerais Nocivos

O amianto é o nome dado a um grupo de minerais que são utilizados em certos produtos, tais como o materiais de construção e os freios do veículo, para resistir ao calor e corrosão. O amianto inclui os seguintes minerais: amosite, crisotila, crocidolita, tremolita amianto, amianto antofilita, asbesto actinolita, e qualquer destes materiais que foram tratados quimicamente ou modificados.

Apesar do uso ser comum, o amianto é nocivo ao corpo humano e por isso é indicada uma exposição controlada para evitar danos sérios a saúde. Pela ignorância de muitos trabalhadores, as medidas de proteção são ignoradas e a exposição acontece de forma constante. Logo, diversos casos são relatados de exposição ao amianto no Brasil que geraram diversas doenças.

Quais são os Perigos do Amianto?

A inalação de fibras de amianto por trabalhadores de atividades diversas pode causar doenças graves nos pulmões e outros órgãos que podem não aparecer por anos após a exposição ocorrida ao organismo. Por exemplo: a asbestose pode causar uma acumulação de tecido infectado nos pulmões e resultar na perda de função pulmonar, que muitas vezes evolui para incapacidade e morte.

Fibras de amianto associadas a esses riscos à saúde são pequenas para serem vistas a olho nu, e os fumantes estão em maior risco de desenvolver alguns doenças relacionada ao amianto por aspirarem mais profundamente o ar, levando o amianto a seus pulmões de forma mais rápida.

O contato com a pele pode ser causa de doenças cutâneas também e causa constante de câncer de pele após anos depois da exposição aos minerais nocivos.

Você Está Sendo Exposto ao Amianto?

Empregados da indústria em geral podem estar expostos a amianto durante a fabricação de produtos ou ao executar reparos em freio e embreagem. Na indústria do segmento de construção, a exposição ocorre quando os trabalhadores usam materiais com amianto durante a renovação ou demolição de edifícios.

Empregados no setor marítimo também podem ser expostos ao amianto quando vão reformar ou demolir navios construídos com materiais que contenham amianto. Além disso, também podem ser intoxicados através do contato com entulhos de edifícios de demolidos, já que o amianto está por lá por muito tempo. Não é necessário remover ou remexer nos entulhos, é preciso apenas tocar ou manusear.

Quais são os Limites de Exposição Permitidos Para o Amianto ao Homem?

A exposição do homem ao amianto não deve exceder 0,1 fibra por centímetro cúbico (f/cc) de ar durante um turno de trabalho de 8 horas. A exposição de curto prazo deve também deve ser limitada a não mais do que um 1 f/cc, o que gera uma média de 30 minutos.

Amianto Bruto

Amianto Bruto

Medidas para Controlar a Exposição ao Amianto no Ambiente de Trabalho

Medidas de segurança devem ser tomadas pelas empresas quanto a exposição ao amianto. No trabalho de construção e estaleiro, a menos que a empresa seja capaz de demonstrar que a exposição do empregado será abaixo dos níveis seguros e no tempo determinado, os trabalhadores são obrigados a realizar o monitoramento diário tanto em exames médicos como em roupagem adequada. Na indústria em geral, todos os funcionários podem ser expostos a níveis acima do limite, por isso o cuidado é de extrema importância, tanto vindo dos empregadores como os empregados para sua própria proteção.

Nenhum trabalhador deve atuar por mais de seis meses em uma área exposta ao amianto. Mesmo com luvas e máscaras, o cuidado é recomendado porque uma ingestão mínima, mas constante pode causar a infecção. Deve haver um rodízio na empresa para os profissionais atuarem pouco tempo em determinadas funções.

Nas indústrias deve-se criar zonas controladas conhecidos como reguladas e projetadas especificamente para proteger os trabalhadores em locais em que se realiza trabalho com o amianto. O empregador deve limitar o acesso a áreas regulamentadas para pessoas autorizadas que estão usando proteção respiratória adequada. Deve-se também proibir comer, beber, fumar, mastigar tabaco e aplicação de maquiagem nestas áreas.

Todas as empresas devem exibir sinais de alerta em cada zona regulamentada. Na construção de estaleiros navais, os trabalhadores devem receber suporte com proteção de nível avançado contra a ingestão de amianto.

Proteção e Roupas de Segurança aos Trabalhadores que Lidam com Amianto

Os donos de indústrias e fábricas, bem como empresas de demolição, devem controlar a exposições dos níveis de amianto aos seus empregados. Deve-se fazer o uso de controles de engenharia e práticas de trabalho para serem o mais eficientes possíveis. Deve-se reduzir a exposição do empregado a os mais baixos níveis atingíveis e depois complementá-los com proteção respiratória para ajudar a prevenir a ingestão do ar contaminado aos pulmões.

Em locais de construção e estaleiros, cada função de trabalho tem classificação e requisitos específicos de método de controlo. Na indústria, em geral, controles específicos são prescritos para freio e embreagem para reparar trabalho. Por exemplo: você deve proibir certas práticas, tais como o uso de ar comprimido para remover o amianto.

A todos os empregados em áreas contaminadas deve-se fornecer e garantir o uso de respiradores mesmo quando o nível de amianto não for ultrapassado. Na construção de estaleiros, você deve exigir que os trabalhadores usem máscaras para a realização de determinados trabalhos. Geralmente, o nível de exposição determina o tipo de respirador necessário. Além disso, as normas especificam o tipo de máscara a ser utilizada para cada trabalho com amianto determinado. Os empregados devem ter treinamento do uso de um respirador e autorização médica para usar respiradores.

Para qualquer empregado exposto a ar com níveis concentrações de amianto, deve-se fornecer e exigir a utilização de vestuário de proteção, tais como macacão ou roupa de corpo inteiro semelhante para proteção, capacete, luvas e botas industriais. Deve haver ainda a disposição dos trabalhadores protetores faciais, óculos de proteção ventilados ou proteção adequada com equipamento que possibilite a proteção contra irritação do olho.

Deve existir ainda em áreas para trabalhadores industrias espaços ara descontaminação e práticas de higiene para os trabalhadores expostos em níveis não permitidos de amianto. Além disso, os funcionários não podem fumar em áreas de trabalho pois podem ingerir tais minerais venenosos mais rapidamente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Foi publicado em Portugal no Diário da República a 9 de Fevereiro de 2011, a Lei n.º 2/2011, que estabelece os procedimentos e objetivos com vista à remoção de produtos que contêm fibras de amianto ainda presentes em edifícios, instalações e equipamentos públicos.
    Entre as novidades introduzidas pela publicação deste novo diploma, destacam-se as seguintes:

    • O Governo dispõe de um ano a contar da entrada em vigor da presente lei, para proceder ao levantamento de todos os edifícios, instalações e equipamentos públicos que contêm amianto na sua construção;

    • Findo este levantamento, resultará uma listagem de edifícios públicos que contêm amianto, a qual será tornada publica, designadamente através do portal do Governo na Internet;

    • A remoção das fibras de amianto deve ser executada apenas por empresas devidamente equipadas, licenciadas e autorizadas a desenvolver estas atividades. http://camaras-descontaminacao-amianto.blogspot.pt/
    Lei n.º2/2011, de 9 de Fevereiro – Remoção de amianto em edifícios, instalações e equipamentos públicos.

    A nossa empresa Vende: Cabines/Câmaras Fixas e Rebocáveis para Descontaminação de Amianto a Pressões Negativas em Pessoas que Trabalhem na Remoção de Amianto.

    Equipe-se com Equipamentos Certificados e Homologados para os devidos efeitos. Caso contrário não lhe será autorizada a realização de obras que tenham a ver com a remoção de amianto.

    As nossas Cabines/Câmaras Fixas, para Descontaminação de Amianto, cumpre com o DL N.- 320/2001 de 12 de Dezembro, com o DL N.- 50/2005 de 25 de Fevereiro e com a TRGS 519 referente a trabalhos de demolição, reconstrução ou manutenção onde se encontre amianto ou produtos que contenham amianto.
    Este equipamento dispõe de Sistema de gravação de dados por meio de um dispositivo USB (Data Logger).

    Quando da entrega da cabine de descontaminação será dada formação para a utilização da mesma sem qualquer custo adicional.

    Quando da entrega da cabine de descontaminação será dada formação para a interpretação e utilização da parte de instrumentação da mesma também sem qualquer custo adicional.

    MUITO IMPORTANTE: As Cabines de Descontaminação a Pressões Negativas não servem apenas para descontaminar pessoas que estejam em contato com Amianto, as Cabines de Descontaminação a Pressões Negativas servem também para descontaminar pessoas que estejam em contato com resíduos prejudiciais á saúde e que sejam necessárias ser submetidas a um processo de Descontaminação a Pressões Negativas.
    Use sempre vestuário e equipamento adequado quando manusear ou se encontrar numa área onde se encontrem resíduos prejudiciais á saúde. O processo de Descontaminação a Pressões Negativas só é eficaz caso se tenha precavido.

    Melhores Cumprimentos, Saludos cordiales / Best regards / Sincères salutations / 致此敬意 / Cordiali Saluti / خالص التحيات
    Atentamente
    A Gerência | Direção Comercial
    João Gravito – 00 351 91 2149564
    PORTUGAL – http://www.joao-gravito.pt
    joao.gravito@gmail.com

    João Gravito 30 de dezembro de 2012 17:06

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *