Resíduos do FGTS

Resíduos de FGTS – o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – acabam por acontecer quando o trabalhador é demitido de seu antigo emprego sem justa causa e, em consequência disso, sai de seu trabalho podendo retirar seu Fundo de Garantia por Tempo de serviço, mas a empresa, quando o demite, acaba por ter de depositar mais algum gasto em sua conta.

Resíduos do FGTS

Resíduos do FGTS

Esse saldo que fica na conta de seu FGTS vai se acumulando aos outros, sendo sempre acrescido ao seu saldo final.

Para saber se você tem alguma espécie de resíduo dentro de seu Fundo de Garantia por Tempo de serviço, você precisa apenas ir até uma das agências da Caixa Econômica Federal – banco onde, por regra, todos os FGTS são depositados – e então fazer uma retirada de extrato de seu FGTS de todas as suas contas.

Resíduos do FGTS

Resíduos do FGTS

Uma vez isso feito, basta então ativar este dinheiro – podendo ele ser unido à sua conta de FGTS atual, ou então retirado.

Para retirar este dinheiro que já deveria ter sido seu, você tem que ir até uma agência da Caixa Econômica Federal portando a sua carteira de trabalho e uma via da homologação de sua dispensa da empresa a que aquele resíduo se refere. Fazendo isto, você vai então dar uma entrada para o processo de saque dentro da própria agência da Caixa Econômica Federal, que terá, então, cinco dias úteis para lhe fazer o pagamento.

Este tipo de ocorrência é muito mais comum do que se pode imaginar e toda e qualquer pessoa tem o direito de buscar saber se tem o direito a este resíduo ou não. Ocorrências mais comuns são, por exemplo, de pessoas que foram dispensadas de seu trabalho durante o Plano Collor, e que na época não receberam tudo o que deveriam ter recebido.

Resíduos do FGTS

Resíduos do FGTS

Procure se informar se esse é o seu caso – basta um acesso rápido ao site da Caixa Econômica Federal, que pode ser encontrado neste endereço, e ter em mãos os números de seus documentos necessários, como, por exemplo, a carteira de trabalho.

Caso você já não tenha mais a homologação da sua dispensa da empresa que o demitiu sem justa causa, basta procurar a empresa, e pedir uma segunda via – por lei, a empresa tem o dever de lhe fornecer esta segunda via, sem nenhum custo ou problemas.

Procure saber dos seus direitos, e tenha a certeza de utilizá-los da melhor forma possível.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *