Quantos Países Existem?

Muitas pessoas já devem ter feito a pergunta de quantos países existem em todo o mundo? A princípio parece ser uma pergunta simples de ser respondida, no entanto a resposta não é tão simples como parece ser.

Em algumas localidades, como na América do Sul é relativamente fácil definir os países existentes. Contudo, existem outros em que a guerra por reconhecimento e libertação de povos para o reconhecimento destes como uma nação separada é constante, o que acaba dificultando a existência de uma resposta exata para a pergunta de quantos países existem.

Portanto, é necessário que tenhamos um ponto de referencia para poder dar a resposta dessa pergunta, pois se formos analisar alguns dos órgãos que possuem caráter e abrangência mundial, e que abrigam e abrangem países, como por exemplo: a ONU (Organização das Nações Unidas), o COI (Comitê Olímpico Internacional) e a FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado), todos possuem um numero diferente de países membros reconhecidos e filiados.

O Que é um País?

De uma maneira geral, a definição de país pode ser considerada como uma área física delimitada de forma geográfica, cultural, política e social.

http://www.youtube.com/watch?v=TsCjFIRtMPE

A maior parte dos países existentes é administrada por um governo que exerce a soberania sobre o território e a população, procurando viabilizar e garantir a ordem e o funcionamento de todas atividades, que vão desde a economia, as questões sociais e etc..

Os Requisitos Para um Estado se Tornar um País

De uma maneira geral, para um estado obter o reconhecimento como um país, ele precisa satisfazer algumas condições, como por exemplo:

a)   Possuir um território (área física) definido;

b)   Apresentar um governo para administrar a nação;

c)   Precisa ter uma moeda própria e maneira de se sustentar economicamente;

d)   Necessita possuir uma população de caráter permanente;

e)   Possui dados e características que são particulares aquele povo;

f)     Soberania nacional;

Esses requisitos fazem parte das considerações da Organização das Nações Unidas (ONU) para definir se um país existe ou não.

A Existência de “Falsos Países”

Existem alguns territórios e colônias que estão espalhados por todo o mundo que muitas vezes são denominados de países, mas na realidade eles não podiam ser considerados como um país.

Entre os locais que são confundidos com países, mas no entanto não o são encontramos:

a)   Irlanda, Escócia,País de Gales e Inglaterra – esses territórios compõem um único país que é o Reino Unido ou a chamada Grã-Bretanha;

b)   Palestina

c)   Porto Rico;

d)   Taiwan;

e)   Outros;

 Quantos Países Existem no Mundo?

A Organização das Nações Unidas, a chamada ONU, é composta por 193 (cento e noventa e três) países membros. Para ser considerado um país membro, é necessário que o país seja independente para ser reconhecido como tal. Um exemplo dessa questão é a Groelândia que não é considerada um país, por ser parte do território da Dinamarca.

No entanto existem 02 (dois) países considerados independentes, que não são integrantes da Organização das Nações Unidas (ONU), que são: Kosovo e o Vaticano. O Vaticano é tido como um estado observador, isto é, participa das reuniões organizadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o direito de observar as votações e decisões que são realizadas pelo colegiado de países.

Além disso, existe o caso que envolve a China e Taiwan. O território que compõe Taiwan foi país membro da Organização das Nações Unidas (ONU) até meados de 1971, ano em que este território foi substituído na Organização das Nações Unidas (ONU) pela China.

O Que é um País?

O Que é um País?

Um grande número de países reconhece Taiwan como um país independente, contudo a China tem Taiwan apenas como uma província integrante do país asiático, assim como a Organização das Nações Unidas (ONU), que considera o mesmo atualmente – Taiwan faz parte da China conforme a Organização das Nações Unidas. Contudo, Taiwan possui tanto forças armadas como governo próprios, o que caracterizaria o território verdadeiramente como um país.

O departamento de estado dos Estados Unidos considera que existe 195 (cento e noventa e cinco) países em todo o mundo, coincidindo com a informação prestada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Devido a esses e outros fatores, não existe uma posição definitiva sobre o numero de países que existem na atualidade, no entanto a resposta considerada, pode afirmar que o numero de países atualmente está oscilando entre 195 (cento noventa e cinco) e 196 (cento noventa e seis).

Recentemente, em Novembro de 2012, a Organização das Nações Unidas (ONU) considerou a Palestina como uma espécie de estado observador, em resumo, a Palestina recebeu o mesmo estado de consideração que Taiwan.

As Divergências Entre os Integrantes da ONU x FIFA

Pode soar estranho ou mesmo curioso, mas a Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA) e o Comitê Olímpico Internacional (COI), possuem mais países membros do que a própria Organização das Nações Unidas (ONU).

Com relação à FIFA, esse fato acontece, a partir da eleição do brasileiro João Havelange em 1974 para presidir a entidade. Em um processo que buscava a expansão e o desenvolvimento do futebol em todo o mundo, a entidade passou a abrigar nações que não eram institucionalizadas como países e não apenas países reconhecidos.

Essa política da FIFA foi uma forma encontrada para valorizar o seu maior produto comercial que é a Copa do Mundo de Futebol.

Por isso, a FIFA conseguiu conquistar um grande numero de associados, conseguindo passar da Organização das Nações Unidas (ONU) em número de países filiados, com 16 (dezesseis) países à mais reconhecidos pela entidade futebolística, totalizando 209 (duzentos e nove) países filiados à FIFA.

Entre os países membros da FIFA que não são países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) encontramos: Anguila, Antilhas Holandesas, Aruba, Bermudas, Taiwan (China Tapei). Geórgia, Hong Kong, Ilhas Faroe, Ilhas Cayman, Ilhas Virgens (Britânicas e Americanas), Macau, Palestina,m Porto Rico, Taiti e outros.

Existe também a situação invertida, isto é, países que são membros da Organização das Nações Unidas (ONU) e não são filiados à FIFA, como por exemplo: Micronésia, Mônaco, Palau e outros.

Quantos Existem

Quantos Existem

Com relação ao Comitê Olímpico Internacional (COI), entidade que organiza e regulamenta as olimpíadas, que é a competição esportiva mais importante que existe,m e abriga todos os países existentes, passa pela mesma situação que a FIFA, com relação ao numero de membros existentes

Considerações Finais

Podemos considerar que não existe uma resposta definitiva e exata para a pergunta de quantos países existe no mundo, pois irá depender do critério aceito e adotado para responder tal pergunta. Contudo, a resposta dada com maior frequência é 196 (cento e noventa e seis), sendo considerados os 193 (cento e noventa e três) países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) e os 03 (três) países observadores: Vaticano, Taiwan e Kosovo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *