Oxidação de Compostos Orgânicos

Oxidação de compostos orgânicos ou também chamado de reações de oxidação, que são divididas em:

  • Quando acontece a oxidação de compostos orgânicos observe que temos a perda de elétrons e isso faz com que o número oxidação aumente. Essa reação química acontece nos compostos orgânicos, neste caso, a reação do oxigênio desencadeia o aumento do número de oxidação do carbono.
  • Quando tem a mudança da numeração de oxidação resulta nas reações de oxirredução.

Sobre Ozonólise de Alcenos e Exemplos

O que é ozonólise de alcenos? Quando o ozônio sofre uma reação (O3), se formam ozonídeos e ozonetos, em seguida, com a “quebra pela água” se observa o que chamamos de hidrólise. Este processo resulta em cetona e ou aldeído, gerando o peróxido de hidrogênio.

Porém, para obter cada um desses produtos, através dessas reações químicas, o tipo de caborno que foi usado influencia diretamente. Veja!

  • Se cada um dos carbonos forem ao mesmo tempo primários e secundários, isto é, uma ligação dupla, o resultado do “encontro” será somente aldeído.
  • Quando os dois carbonos são terciários e foi feita a ligação dupla, teremos como resultado as cetonas.
  • Quando um único dos componentes, carbono, foi ou primário ou secundário ou terciário, o resultado poderá variar em cetona ou aldeído.

Veja exemplos das combinações: ozonólise do 2 metil 2 buteno; ozonólise do 2, 3 dimetil 2 buteno; ozonólise do 2 buteno.

É importante observar que:

  • Somente usando zinco na reação é que será possível evitar a oxidação do aldeído quando em contato com a água oxigenada.
  • Na ozonólise não se produz ácidos carboxílicos, isso faz parte das características da seletividade.

Sobre Aplicação da Ozonólise

  • O primeiro é a forma como se obtém as cetonas e os aldeídos.
  • Como fica determinada na molécula da dupla ligação, porém, como agir: acabar com os átomos de oxigênio de ambas moléculas que são o resultado de união dos carbonos.

Veja exemplos: quando um alceno resulta da propanona e ozonólise aldeído acético significa que o alceno resulta na oxidação branda de alcenos. O que significa: 2metil2 buteno.

Sobre Oxidação Enérgica de Alcenos

Veja os exemplos de oxidação enérgica de alcenos: mistura sulfopermangânica e também sulfocrômica.

Na aplicação funciona: para localização de duas ligações de alceno quando não são conhecidos, KmnO4/H2SO4, ajuda com ácidos carboxílicos.

No caso da oxidação enérgica dos álcoois. Veja!

  1. Álcool primário: eles podem passar pelo processo de oxidação totalmente ou parcial.
  2. Quando um álcool primário é reduzido parcialmente o resultado é aldeído. Resulta em ácido carboxílico. Sendo assim, sabemos que o resultado final, quando o álcool é completo, o resultado será ácido carboxílico.
  3. Graças ao fato de que o carbono do grupo é OH parte do álcool primário e ainda tem pelo menos 2 ligações de hidrogênio fica possível ter o ácido carboxílico e também a oxidação do próprio álcool.

Sobre a Oxidação Enérgia dos Álcoois

  • Para conseguir oxidar álcool primário e transformá-lo em aldeído e seguir, o transformando em ácido carboxílico é feito com o uso de uma solução, que é: K2Cr207, dicromato de potássio. O agente oxidante, neste caso.
  • Como é a solução: cor vermelho-alaranjada e depois passa a cor verde, quando se transforma com a Cr203. Esse é um exemplo do que acontece quando uma pessoa sopra no bafômetro.
  • Veja a oxidação do metanol: 3 oxidados na molécula mais 3 com hidrogênio. Agora quando o álcool secundário: eles se transformam em cetonas e oxidados, isso é possível porque tem uma ligação com hidrogênio.

Álcool Terciário: Observações

  1. Os álcoois não tem nenhum tipo de reação de oxidação porque eles são terciários. Com o hidrogênio ele não faz nenhum tipo de ligação. Acontece com o carbono do grupo que pertence a OH. Diferenciando aldeídos de cetonas, quando se fala em resultado prático.
  2. Sabe quando descobrimos facilmente o que é cetona e aldeído, nos laboratórios, os aldeídos são oxidados facilmente, enquanto com as cetonas não ocorre o mesmo.
  3. São necessários reativos especiais para fazer com que a oxidação do aldeído aconteça. Descobrimos através de um sinal físico quando elas sofrem redução e fica fácil de identificar. Na prática, a cor da substância que é alterada.
  4. Quando não acontece oxidação na cetona, ela pode entrar em contato com outros reativos e não veremos nenhum sinal físico. É um modo para testar se temos um composto com cetona ou com aldeído.

As Diferenças nas Práticas de Cetonas e Aldeídos

Quando não acontece a oxidação da cetona, não observamos nenhum sinal físico e dessa forma, o que nós temos como resultado é o composto que pode ser cetona ou aldeído. É uma experiência e ajuda fazer esse tipo de determinação.

Reativos da Oxidação de Compostos Orgânicos

1- Reativo de Tollens:

  • Exemplo: solução de amônia de nitrato de prata
  • Exemplo: nas paredes do frasco, os aldeídos fazem o precipitado de prata metálica, o resultado é um espelho de prata.

2- Reativo de Fehling:

  • Exemplo: quando a solução alcalina de tartarato duplo de potássio e sódio se misturam e também considere quando existe a CuSO4 de solução.
  • Exemplo: pode se ter essa reação misturando o íon cobre II com um líquido na cor azul escura.
  • Exemplo: se obtém uma substância na cor vermelho-marrom de óxido cuproso, quando usado licor de Fehling nos aldeídos.

Observe a seguir, um exemplo, com o combustão:

  • Quando acontece a combustão temos um exemplo da “queima de um composto” e isso acontece graças a ajuda do gás oxigênio quando entra em contato com o comburente, uma reação química.Quando se trata de uma oxidação de composto orgânicos completa, significa que provavelmente, o composto tem álcoois e hidrocarbonetos, e isso produz o CO2, o dióxido de carbono, em resumo, como exemplo, quando temos a água na forma de vapor.

A seguir, você tem as três fórmulas representando a combustão incompleta e a combustão incompleta:

– CH4 + 2O2 CO2 + 2H2O; C2H5OH + 3O2 2CO2 + 3H2O e C2H2 + O2 2CO2 + H2O.

Em resumo, a oxidação de compostos orgânicos é conseguida através de reações físicas, com a mistura ou não de determinados componentes. Sendo que em qualquer caso é mais fácil perceber os resultados, quando é feita em laboratório.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *