Menores Países do Planeta

Em geral os países que se enquadram como os menores países do mundo são aqueles que se caracterizam por serem principados, repúblicas independentes, regiões autônomas ou mesmo áreas que durante algum tempo foram anexadas a outros países. Esses pequenos países são menores que o estado brasileiro do Sergipe, porém, possuem sua autonomia pelo fato de manterem uma estrutura política, religiosa, cultural e social que se diferencia das regiões no entorno.

Para se ter uma ideia se fossem somadas as áreas dos quinze menores países do mundo haveria uma área de 520 km2 menos do que a área de 637 km2 da Cingapura, um país da Ásia. Confira abaixo quais são os dezesseis países com menor extensão territorial do planeta:

Andorra

Com uma área total de 466 km2, Andorra, é um principado independente. O governo do mesmo é feito pelo bispo de Urgel da Espanha e pelo presidente da França.  O pequeno país está localizado entre a França e a Espanha e se caracteriza por ser um belo ponto turístico. A população é de pouco mais que 64.000 pessoas e a sua independência foi conquistada no ano de 1278.

Antígua e Barbuda

Localizada no Caribe, Antígua e Barbuda, tem uma extensão de 443 km2 e possui em torno de 83.000 habitantes. Em 1981 essa nação conquistou a sua independência do Reino Unido. A principal fonte de receita das três ilhas que constituem esse país é o turismo. O turismo é o sustento de muitos países do Caribe.

Barbados

A ilha de Barbados, no Caribe, possui em torno de 430 km2. Em 1966 Barbados se tornou independente do Reino Unido. O mundo todo passou a olhar para Barbados devido a cantora Rihanna que nasceu na ilha e sempre que pode passa as suas férias nesse pequeno pedaço do paraíso.

Grenada

Grenada é um país do Caribe que possui extensão de 344 km2 e tem uma população estimada de 98.000 habitantes. A independência do Reino Unido se deu no ano de 1974. Trata-se de um país caribenho próximo a América do Sul.

Liechtenstein

Liechtenstein é considerado como um micro-Estado de 161 km2 que possui uma população de 29.000 pessoas. O pequenino país fica nos Alpes, localizado entre a Suíça e a Áustria.

Ilhas Maldivas

As Ilhas Maldivas são motivo de constante disputa entre a Argentina e o Reino Unido que ainda tem grande influência sobre as duzentas ilhas que fazem parte do arquipélago localizado no Oceano Índico. A população que ocupa as ilhas é de aproximadamente 181.000 habitantes. As Maldivas tem em torno de 298 km² de extensão.

Malta

A ilha de Malta possui 316 km2 fica localizada próxima ao sul da Sicília, na Itália e conta com uma população de cerca de 362.000 pessoas. A independência do Reino Unido foi obtida em 1964, entretanto o exército britânico somente deixou o local depois de 1979.

Ilhas Marshall

As ilhas Marshall são compostas por atóis (inclusive pelo maior do mundo, o Kwajalein), recifes e 34 ilhas com uma extensão de 181 km2. A independência foi obtida em 1986. Esse país possui parte do antigo Protetorado das Ilhas do Pacífico e a administração desse era feito pelos Estados Unidos.

Mônaco

O Estado de Mônaco possui impressionantes 2 km2 e tem uma população de 30.000 pessoas. A sua localização é na costa mediterrânica da França bem perto de Nice. Mônaco é conhecido por seus inúmeros cassinos de Monte Carlo e pela bela princesa Grace Kelly. A independência desse estado aconteceu no século XIII, porém, existiram períodos em que essa independência teve rupturas.

Nauru

Durante muito tempo os quase 10.000 moradores dessa ilha localizada no Pacífico viveram dos resquícios de fontes de fosfato. A extensão da ilha é de 22 km2 e a independência foi conquistada em 1968. Uma curiosidade é que esse Estado era chamado de Pleasant Island (Ilha Agradável).

Palau

Esse país também é chamado de Belau e possui em torno de 495 km2, ele fazia parte do Protetorado das Ilhas do Pacífico. Formado por mais de 200 ilhas localizadas no Oceano Pacífico eram chamadas antigamente de Ilhas Carolinas. A população desse país é de em torno de 16.000. A independência foi conquistada em 1994, o país é membro da ONU. A sua defesa e as políticas estrangeiras ainda são responsabilidade dos Estados Unidos.

São Cristóvão e Névis (São Kitts e Névis)

O pequeno país do Caribe possui extensão de 269 km2 e conta com cerca de 41.000 habitantes. A independência foi conquistada no ano de 1983. Entre as duas ilhas Névis é a menor, a ilha de Névis possui direito de secessão.

São Vicente e Granadinas

As belas ilhas de São Vicente e Granadinas estão localizadas no Caribe e tem extensão de 388 km2. Cerca de 109.000 pessoas moram nessas ilhas e a independência foi conquistada no ano de 1979 do Reino Unido.

San Marino

Fundado o século IV, o Estados de Marino é o mais antigo da Europa. Possui extensão de 62 km2 e está localizado no Monte Titano na Itália. Possui cerca de 25.000 habitantes.

Ilhas Seychelles

O arquipélago de Seychelles está localizado no Oceano Índico e tem extensão territorial de 277 km2 e conta com uma população de aproximadamente 69.000 habitantes. A independência do arquipélago foi obtida em 1976 do Reino Unido.

Tuvalu

A ilha de Tuvalu possui 23 km2 e numa extensão de 576 km possui 9 atóis de corais em sua costa. Localizada na Polinésia obteve a sua independência no ano de 1978. Antigamente era conhecida como Ilhas Ellice e possui cerca de 9.700 habitantes.

Cidade do Vaticano

O menor Estado do mundo é o Vaticano que possui 0,5 km2 e tem uma população de apenas 770 habitantes. Esse país é o ponto de referência católicos apostólicos romanos e foi construído em torno da basílica de São Pedro. O país ainda é conhecido como Santa Sé ou Santa Sede.Fica dentro de Roma na Itália.  No mundo todo existem mais de um bilhão de católicos.

Esses são os menores países do mundo que embora tenham uma pequena extensão possuem a sua própria cultura e costumes. É interessante perceber que parte desses países está longe da mídia e muitos nem sabem que eles existem. Quem sabe a sua próxima viagem de turismo não é para um desses países?

Lembramos que pode ser uma viagem muito instigante, mesmo pequenos em extensão esses países tem muito a mostrar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *