Marketing Ambiental

Muito se tem a fazer em prol do meio ambiente, a começar pela base que é a conscientização dos deveres que todos nós seres humanos temos para com a natureza. Entretanto apesar da difícil tarefa que se tem pela frente em relação a alguns setores da economia, parece que as empresas de modo geral estão cada vez mais se engajando nesse que é um projeto em longo prazo.

Não somente as empresas de grande porte, mas também as pequenas empresas estão adotando todas elas o chamado marketing ambiental ou marketing verde, uma maneira que encontraram para mais atrair consumidores.

O que é o Programa

É um programa que exige a adoção de uma postura de comprometimento e responsabilidade diante dos sérios impactos no meio ambiente que cada vez mais se tornam presentes em acontecimentos por todo o mundo e que sabemos é uma resposta que a natureza está dando diante dos índices altíssimos de poluição.

Ao adotar o marketing ambiental adotamos uma postura de compromisso de tentar revertes ou pelo menos minimizar esses desastres que o homem a muito vem provocando com atitudes irresponsáveis e de agressão a natureza. Sabemos também que reverter esse quadro não é tarefa fácil, mas algo tem de ser feito ou a vida no planeta estará seriamente comprometida.

O que Precisa ser Feito

Colocar no mercado um produto diferenciado não é o suficiente é preciso à adoção de um sistema de gestão ambiental com a implantação de políticas para que os diferentes setores da empresa se integrem a projetos ambientais e que promova melhorias na qualidade de vida da comunidade especialmente na região em que está inserida.

Os recursos naturais precisam ser racionalmente utilizados, pois esta é uma maneira de assegurar a sustentabilidade no processo de desenvolvimento da empresa, além de que o uso de tal ferramenta faz com que o comprometimento dessa empresa com o meio ambiente se torne visível.

O Cenário Mundial

A colocação no mercado de alguns produtos que tenham atributos verdes é fácil, porém o marketing ambiental é bem mais do que isso, é preciso cuidado desde a matéria prima utilizada, matriz energética, tratamento dos resíduos ou descarte em lugar adequado.

O cenário mundial, mostra que estamos à beira de um colapso do meio ambiente e se em outros tempos se poluiu muito por não ter a consciência que temos hoje além de faltarem às tecnologias para que isso fosse evitado, hoje contamos com tudo isso.

Só temos que providenciar para que as mudanças ocorram a tempo de tentar tornar este planeta um lugar um pouco melhor de se viver, se não para nós então que seja para as gerações futuras. Para que isso possa acontecer é fundamental a conscientização da sociedade como um todo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *