Índios Do Xingu

Em 1961, o então Presidente da República, Jânio Quadros, introduziu e homologou a primeira terra indígena, criando assim o “Parque Indígena do Xingu”, quem idealizou todo o projeto foram os irmãos Villas Boas,  sendo o projeto redigido através do antropólogo Darcy Ribeiro.

O Parque possui uma área de 27.000 quilômetros quadrados, abrangendo 2.800.000 hectares, esta área foi designada as tribos Batovi e Wawi,  esta localizada no estado de Mato Grosso, entre o Planalto Central e a Floresta Amazônica.

Sendo uma região totalmente plana, misturando-se as matas altas entre os cerrados, sendo favorecida pelos afluentes da direita e esquerda do Rio Xingu, e seus cursos formam os Rios Kuluene, Tanguro, Kurisevo e Ronuro.

Os ocupantes na atualidade na área do Xingu são os 5.500 índios que abrangem as 14 etnias  diferenciando as quatro famílias indígenas do Brasil, que são os caribes, os aruaques, os macrotupis e os macrojês, lembrando que esta área foi declarada pela UNESCO como sendo o “mais belo mosaico linguístico puro do país”.

Não pode ser esquecido como um grande colaborador para esta nação Orlando Villas Boas, na qual foi um grande administrador, proporcionando um belo trabalho  que pode realizar estudos da etnologia, linguística com pesquisadores nacionais e internacionais.

Ele também proporcionou aos índios uma grande melhoria na assistência que era fornecida a eles, também garantiu que houvesse uma preservação da fauna e da flora da imensa região, conseguindo adaptar melhorias em aparelhamentos nos postos assistenciais.

Contudo, adquiriu a autorização para que pudessem executar um documentário referente ao cotidiano dos índios, criando assim um grande acervo histórico com um imenso conteúdo de um povo misterioso e para uma grande parte do mundo desconhecida.

A estadia dos irmãos Villas Boas foi de grande relevância, sendo importante, contudo polêmico, abordando passagens da nossa antropologia e de toda história indígena, os valores de gastos com a implantação do Parque do Xingu, originaram drásticas ocorrências com graves consequências, sempre sendo atacados pelos madeireiros e pelos grandes latifundiários.

É diagnosticado como sendo uma das mais importantes reservas do gênero no mundo, com seus mais de 50 anos de sua formação, passou por grandes modificações, sendo que os irmãos Villas Boas tinham como ideal criar através deste projeto uma proteção aos índios contra a influência dos grandes centros.

Para que o projeto não saísse de sua originalidade e de seus propósitos, foi determinado, na época, a proibição do uso de chinelos e de bicicletas para que tais usos não interferissem  no cotidiano de toda a comunidade indígena do Parque.

Em 1943, o então Presidente da República Getúlio Vargas, criou o movimento para desbravar o coração do Brasil, criando a “Expedição Roncador-Xingu” e a “Marcha para o Oeste”,  travando contato com diversas etnias indígenas tão somente desconhecidas.

Depois de alguns anos, a entrada dos irmãos Villas Boas, deu a “Marcha para o Oeste” uma filosofia diferenciada da violência, passando para uma expedição de total pacificação e de grande respeito para com os povos indígenas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *