Iluminação Inteligente: O Que é e Como Funciona

O Que é Iluminação Inteligente?

A chamada iluminação inteligente trabalha com um novo conceito de ativação da luz, não é necessário fazer a ativação através de um interruptor. O funcionamento e a regulação da luz é o resultado de ativação automática feita através de sensores de presença. Uma maneira de contribuir para que seja gasto menos energia e de que a luz seja utilizada somente quando necessário.

O Que é Iluminação Inteligente?

O Que é Iluminação Inteligente?

O lançamento do primeiro interruptor inteligente aconteceu no Brasil no ano de 2010. O modelo foi chamado pelo seu fabricante Pial Legrand de Nereya. Consistia basicamente num dispositivo que realizava operações de acender, apagar e variar a intensidade da luz por meio de um dispositivo de controle remoto.

Desde então os dispositivos e equipamentos de iluminação inteligente evoluíram muito. Hoje em dia já existem projetos residenciais baseados quase que totalmente nessa tecnologia. Uma forma inteligente de utilizar somente e energia que é realmente necessária.

Como Funciona a Iluminação Inteligente

Na iluminação inteligente a mecânica de funcionamento do sistema depende de cada tipo de aparelho. Na maior parte dos casos a ativação se dá por meio de sensores de movimento ou de presença. Os sistemas fazem o acionamento das lâmpadas ou luminárias.

Como Funciona a Iluminação Inteligente

Como Funciona a Iluminação Inteligente

Além de fazer o acionamento de liga e desliga os sensores ajudam a regular a intensidade da iluminação. Essa avaliação é feita de acordo com a necessidade identificada para cada ambiente. Realmente um sistema inteligente que visa oferecer uma forma de economizar e controlar o uso de energia.

http://www.youtube.com/watch?v=o2oQ9-dvWOo

Economia De Energia

Quando falamos sobre os sistemas de iluminação inteligente estamos falando também sobre economia de energia. Os sistemas são programados para atender as necessidades específicas de cada ambiente de maneira que o desperdício de energia chegue próximo a zero.

Pesquisas apontam que uma casa que conte com esse sistema de iluminação inteligente pode chegar a fazer uma economia em torno de 35% do consumo de energia. Aliás, além do controle das luzes é possível que o sistema seja utilizado para o controle do uso de ar-condicionado.

Iluminação – Velas LED

Apesar de serem chamadas de velas LED elas não possuem chama e sim um dispositivo de iluminação em LED que é alimentado por uma bateria. Esse dispositivo tem como objetivo oferecer a luminosidade necessária para cada ambiente. O nome de vela LED vem do fato de que a sua iluminação realmente lembra chamas de uma vela.

Usar velas de LED é bem mais seguro do que usar velas normais com toda a certeza pela não existência de chamas. Além disso, essas velas ainda oferecem outros benefícios como o fato de terem uma duração de longo tempo, poderem fazer a regulação de intensidade conforme o ambiente em que estão inseridas e também por serem recarregáveis podem chegar a durar até 14.000 horas.

Quando comparamos uma lâmpada LED a uma lâmpada incandescente existe uma economia de até 95% de energia. Essa economia se reflete diretamente no seu bolso e ainda contribui para o meio ambiente.

A Iluminação Inteligente e o Meio Ambiente

A economia de energia é muito boa para o seu orçamento e mais importante ainda para o meio ambiente. A questão da energia tem sido amplamente debatida no mundo todo e precisa de soluções reais e palpáveis. Os sensores de presença que ativam e regulam a energia que será utilizada em cada ambiente são de grande importância para fazer o controle do uso de energia elétrica.

Além do controle feito pelos equipamentos podemos observar que existe um tipo de conscientização da população sobre o uso exacerbado de energia. As pessoas finalmente compreendem que não necessitam de toda a energia que utilizam em seu dia a dia.

A Iluminação Inteligente Nos Centros Urbanos

A iluminação inteligente está sendo bastante utilizada em projetos residenciais com o objetivo de reduzir o consumo doméstico de energia. Além de projetos residenciais a iluminação ativada por sensores pode ser usada nas vias públicas de cidades do mundo todo. Para que as lâmpadas devem ficar acesas quando as ruas se encontram desertas?

Pensando nisso o designer holandês Chintan Shah desenvolveu o sistema Tvilight que utiliza a ideia de iluminação inteligente nas cidades. Basicamente através desse sistema as luzes são acesas somente quando os sensores detectam a presença de pessoas, bicicletas e carros.

Os pequenos animais como gatos, cachorros e roedores não despertam os sensores evitando assim o gasto desnecessário de energia. Num estudo profundo do trabalho do designer podemos perceber que é possível uma economia de 10 bilhões de euros na conta de energia de muitas cidades europeias. A ideia também contribui para a redução de emissões de dióxido de carbono, cerca de 40 toneladas todos os anos.

O Projeto Tvilight

O holandês Chintan Shah participou de uma competição da Delft University of Technology, na qual era aluno, com esse projeto. A ideia não só foi premiada como recebeu da universidade instalações e recursos financeiros para ser levada a cabo para demonstração.

A demonstração no campus da universidade foi tão bem sucedida que o Tvilight foi implantando em quatro cidades da Holanda e em uma cidade irlandesa. Outros países se interessaram por esse projeto inovador que demonstra que uma boa ideia pode funcionar em grande escala.

Sobre sua ideia Chintan Shah declarou o seguinte: “Eu pensei: por que cada cidadão deveria pagar por luzes que não estão sendo usados? Agora nós temos uma solução para isso.”

Mais Ideias

Com o sucesso do Tvilight novas ideias foram sendo criadas, para isso o canal de TV CNN convidou o artista Daan Roosegaarde para ser um tipo de mentor para Shah. A sugestão mais interessante para o projeto foi o de usar os postes como uma forma de comunicação para os bombeiros, por exemplo.

Para isso os postes poderiam piscar com luzes vermelhas para anunciar a todos que o caminhão de bombeiros vai passar e assim abrir caminho. Poderiam ainda ser desenvolvidos outros códigos de cores para outras situações de emergências. O projeto foi criado com o intuito de economizar energia, mas pode ir muito mais além. O mais importante é conseguir evitar que haja desperdício de energia sem necessidade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *