Fatores Determinantes da Erosão

Existem fatos que podem prejudicar o solo ao ponto de causar erosões e tronar a parte afetada improdutiva ao cultivo. A chuva está entre os fenômenos que trazem maiores danos no curto espaço de tempo, em principal quando está composta de estruturas química que faz o ácido em corroer a terra em níveis graves.

Espécies de árvores que fazem parte do ciclo de produção do papel também são responsáveis por tonar o solo erodido e aumentar as chances da terra ficar com características de deserto, ou seja, improdutiva para sempre. Os agrotóxicos são perigosos ao emitir CO2 para atmosfera e toxinas às águas subterrâneas; Conheça os principais fatores que determinam a erosão do solo.

O tipo de chuva representa ponto importante para determinar os níveis de erosão do solo. A encosta também representa ponto a se considerar quando se analisa as principais causas. Os elementos naturais também são conhecidos por receberem influência de forma direta em virtude do manejo da terra ou trabalho inadequado com a água. Falta de investimento político em defender o meio ambiente consiste em causa principal quando se analisa os motivos de acordo com as ações dos homens.

Celulose: Fatores Determinantes da Erosão

A região sudeste do Brasil está entre as principais exportadoras de papel do mundo. A celulose entra no ciclo de comércio. Para obter lucro, os donos das terras plantam apenas árvores do gênero e danificam de forma direta na drenagem natural, o que provoca a erosão da terra que ficam com chances de ficar desértica em curto tempo de produção.

Ativistas lutam para o poder público proibir esse tipo de produção em larga escala para a exportação. O consumo interno representa a menor parte da demanda por árvores para fazer o papel. Com os danos nos lençóis freáticos as espécies ao redor sofrem danos em níveis a se considerar de forma negativa para conseguir evoluir.

Agrotóxicos: Fatores Determinantes da Erosão

A fome do mundo aumenta em ritmo alto! Para sustentar o mundo faminto, agricultores investem nas culturas a serem vendidas em massa para abastecer a mesa de milhões de consumidores. O uso de agrotóxico serve para produtores garantirem o plantio contra ataques de pragas. Também ajudam a evoluir as espécies em tempo e ritmo acelerado, além do convencional.

Os níveis tóxicos dos produtos testados com a tecnologia avançada prejudicam a água que fica na parte inferior do solo e serve para irrigar a região de forma contínua, permitindo o abastecimento inclusive nos dias em que não chove. Os alimentos possuem nutrientes fortes, mas também trazem vestígios do veneno. Por esse motivo existe a necessidade de lavar de maneira adequada.

Mercado: Fatos Determinantes da Erosão

As queimadas representam problemas pontuais não apenas no Brasil como também em outras regiões do mundo que trazem climas quentes. Por vezes acontecem de forma natural. Porém, existe também o conjunto de donos de terra que apostam em novas culturas por causa do comportamento do mercado.

Por exemplo, as plantações de milho ficam de pé até o momento em que acontecem desvalorizações em termos mercadológicos. Quando a soja aumenta o preço, agricultores fazem grande queimadas para eliminar de forma rápida o excesso do que restou para recomeçar o novo plantio. A ação provoca alta taxa de emissão no carbono para a atmosfera. A técnica deixa de aproveitar o alimento para famílias carentes por causa da problemática da fome no mundo.

A fogueira representa prática que acontece de forma pontual em grandes países, como o Brasil, por exemplo. Existem diversas razões para que aconteça, de forma principal por causa das queimadas que objetivam queimar velhas culturas agrônomas e instalar novas de acordo com as valorizações do mercado. Também existem os agricultores que optam por trabalhar com a pecuária e para faze o pasto queimam grande parte da vegetação que existe no terreno.

Pecuária: Fatores Determinantes da Erosão

O mercado de carne está em ascensão. Os preços não interrompem o aumento no mercado, ao contrário das variações que são frequentes no ramo da agricultura, por exemplo. Por esse motivo, existe aumento no número de casos em que donos de terras colocam fogo na propriedade para transformar o excesso de vegetal em grande pasto para a criação de bois. Por esse motivo, o solo aumenta os níveis erosivos em larga escala e curto espaço de tempo.

Chuva: Fatores Determinantes da Erosão

Em termos de fenômenos naturais os especialistas afirmam que a chuva representa principal fato determinante no sentido de prejudicar o solo por causa de efeitos erosivos. Com a ação das indústrias existe maior possibilidade de aumentar os níveis ácidos. Por esse motivo o homem se relaciona em certa parte do processo que danifica o solo de maneira natural.

No aspecto científico existe a palavra “erosividade”, indicada de forma principal para explicar qual o nível de dano que as chuvas podem prejudicar em termos de solo. Quanto maior o índice, mais chances de danos. Cientistas levam em conta não apenas as condições da terra como também dos solos e poluentes lançados na atmosfera.

Quando se analisa com os olhos na ciência se observa que as forças cinéticas são capazes de fazer buracos na terra com o constante gotejamento. Não se pode ignorar o fato de que os movimentos das águas faz com que aconteça o escoamento de maneira superficial.

Características do Solo: Fatores Determinantes da Erosão

Quando existe pouca defesa ao que tange o equilíbrio e estrutura de água aumentam as chances de acontecer erosão. Por esse motivo que especialistas atentam à necessidade de manter a terra rica ao extremo, com qualidade no que tange à matéria orgânica. Nos momentos em que a superfície não tem qualidade as ações da chuva trazem danos em nível rápido no aspecto erosivo.

As características da posição geográfica dos ambientes faz com que aconteçam erosões de modo natural com maior facilidade. Por esse motivo, mesmo com o máximo de cuidado por parte dos administradores da terra, pode não haver chances de fazer com que o sol e chuva tragam erosão no solo.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *