Energia Nuclear

Energia nuclear ou energia atômica se obtém a partir de fissão no núcleo dos átomos do urânio enriquecido, dessa forma liberando uma quantidade muito grande de energia. No ano de 1938 foram obtidos resultados pioneiros em divisão de átomos e de metais pesados, tipo plutônio e urânio.

No primeiro momento esta energia foi usada para fins militares. Pesquisas posteriores avançaram e se desenvolveram com o objetivo de produzir energia elétrica. Porém, até hoje continuam a ser produzidas armas nucleares por meio do enriquecimento do urânio.

Líderes Mundiais

Nos dias atuais a liderança na produção de energia nuclear esta nas mãos dos Estados Unidos, apesar disso, existem países muito mais dependentes como a França, a Suécia, a Finlândia e a Bélgica. Em torno de 80% da eletricidade na França, tem sua origem em centrais atômicas.

O Brasil

Ao final dos anos 60, o governo do nosso país deu início ao Programa Nuclear Brasileiro, cujo destino era a implantação, no Brasil, de sistemas de produzir energia atômica. Almirante Álvaro Alberto é o nome da central nuclear do nosso país, que se constitui em 3 unidade: Angra 1, 2 e 3, todas elas instaladas em Angra dos Reis, Rio de Janeiro. Na atualidade, somente Angra 2 se encontra em funcionamento.

Polêmica

A geração de energia por este sistema gera muita desconfiança e polêmica. Questões como a ausência de segurança, o destino do lixo atômico produzido a possibilidade de ocorrência de acidentes em usinas atômicas gera grande reprovação na população em geral sobre a utilização deste tipo de energia.

Acidentes

Já houveram alguns acidentes graves nas usinas nucleares, entre eles citamos: Three Miles Island, no ano de 1979 em uma usina da Pensilvânia, atingindo regiões vizinhas.

Chernobyl foi um caso amplamente divulgado pela mídia, ocorreu no ano de 1986 na União Soviética, hoje extinta. Um incêndio provocou o vazamento da radiação vitimando milhares de pessoas entre mortos e feridos. Além disso, os efeitos da contaminação radioativa podem ter causado mais de 1 milhão de tumores, nas duas décadas que se seguiram.

Aspectos Positivos

Como muitas outras descobertas da humanidade, a energia nuclear não é má em si mesma, a mão do homem é que faz mau uso dela. Sua importância é fundamental em países onde não há recursos naturais que possam gerar energia.

Usina Nuclear

Usina Nuclear

Não há dúvidas de que as pesquisas e estudos devem ser aprofundados e aperfeiçoados a cerca desta poderosa fonte energética, para que se possa garantir maior segurança na sua utilização.

Há que se considerar que as reservas deste tipo de energia são bem maiores do que as de combustíveis fósseis, requer ainda menores áreas, possibilitam uma independência energética maior para países que importam petróleo e gás, além de não contribuir no efeito estufa.

Como aspectos negativos destacamos os altos custos da construção e da operação desta usinas e a possibilidade na construção das armas nucleares.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *