Divisão Administrativa do Brasil

Divisão administrativa é também chamada de subdivisão de país se trata da divisão do país ou política, tal é estabelecida pelo governo. As divisões administrativas dão um limite de autonomia a esses lugares e que devem gerenciá-las com boa parte dos recursos provenientes do governo local.

Cada país é dividido em unidades menores para que seja possível gerenciar cada uma das partes, conhecendo-as melhor. Um país pode ser dividido de várias formas como em condados, em províncias e também em partes em municipalidades. Os que nós falamos são só algumas das formas de divisão administrativa que um país pode fazer. São os nomes das subdivisões administrativas.

O conceito de divisão administrativa significa separar os territórios dependentes de uma nação. Ele é parte integrante do Estados e existem as formas de controle menor. A divisão administrativa pode conter territórios dependente e em seguida, as divisões administrativas.

A Seguir, as Divisões Administrativas:

1- Os poderes se dividem em: executivo, judiciário, legislativo e moderador.

2- As formas de governo se dividem em: despotismo, anarquia, monarquia, república e estratocracia.

3- Os sistemas e regimes são: presidencialismo, parlamentarismo, democracia direta e democracia.

4- Os tipos de poder na divisão administrativa: autocracia, burocracia, aristocracia, demagogia, clerocracia, cleptocracia, corporativismo, minarquia, corporocracia, meritocracia, plutocracia, oligarquia, oclocracia, teocracia, sociocracia, tecnocracia, caudilhismo, nepotismo, timocracia, coronelismo, fisiologismo e junta militar.

5- Divisão das classes de estado: colônia, império, confederação, principiado, federação, protetorado, reino e república.

6- Os conceitos da divisão administrativa: congresso, ativismo, doutrina, corrupção, governo, estado, ideologia, hegemonia, liberdade, legislatura, partido, nação, pátria, soberania, parlamento e regionalismo.

7- Tipos de processos: golpe de estado, eleições, independência, revolução, referendo, plebiscito, repressão, protesto, lobby, purga e intervenção.

8- As divisões administrativas: conselho, departamento, condado, estado, distrito, freguesia, província e município.

9- Cargos: chanceler, burfomestre, deputado, ditador, capitão regente, grão-duque, governado, intendente, imperador, prefeito, ministro, príncipe, primeiro-ministro, rei, senador, secretário, vereador, sultão, regente vitalício.

10- As disciplinas que estão dentro da divisão administrativa: diplomacia, ciência política, geopolítica, filosofia política, teoria política, política internacional, metapolítica e história política.

11- No espectro político: direita, centro e esquerda.

12- As ideologias que podem ser encontradas dentro de uma divisão administrativa do Brasil: comunismo, fascismo, anarquismo, neonazismo, sionismo, liberalismo, liberalismo, nacionalismo, esquerdismo, libertarismo, populismo, estadismo, socialismo, trabalhismo, social-democracia, democracia cristã e ultranacionalismo.

13- Classificando as divisões administrativas, segue: amnistia, abstenção, chauvinismo, bipartidarismo, clientelismo, clandestinidade, colonialismo, coletivismo, conservadorismo, dissidência, desobediência civil, imperialismo, elitismo, intervencionismo, neoimperialismo, nacionalismo, isolacionismo, pacifismo, oposicionismo, radicalismo, pluripartidarismo, resistência, sectarismo, radicalismo, multiculturalismo, separatismo, sectarismo, subversão, terrorismo, secularismo, terrorismo, tradicionalismo e uni partidarismo.

Quando falamos de um entidade subnacional é uma parte do país que tem a modalidade de governo regional e isto significa que possui menos poderes.

Vale ressaltar que de acordo com o país, as divisões administrativas variam de nome. Por exemplo, nos estados federados, no caso, o Brasil e podemos incluir também a Índia, as divisões, aquelas principais são chamadas de estados. Essa classificação tem a ver com a constituição e a assembleia legislativa, que significa eleger os governadores através do voto direto.

Já em outros países como Canadá e Moçambique as subdivisões principais são chamadas de províncias e em outros podem ser nominadas de regiões, como é no caso da Tanzânia.

No caso de Portugal falamos que as subdivisões são os distritos, mas eles também têm outras subdivisões que são chamadas de regiões autônomas como por exemplo, Açores e Madeira.

As Subdivisões Dentro da Divisão Administrativa do Brasil

A divisão administrativa também tem as suas subdivisões, que normalmente é feita em 3 menores com nomes diferentes.

No caso do Brasil, o estados se subdividem em municípios, em alguns casos, estes podem ser divididos em regiões não administrativas e os municípios, as cidades se dividem em regiões administrativas, ainda menores, e quem fica responsável por essa “parte” são as subprefeituras.

Diferente dos prefeitos que são eleitos por voto direto, neste caso, os subprefeitos são escolhidos através de escolha indireta.

No caso de Portugal, por exemplo, os distritos se dividem em municípios ou conselhos e a divisão deste é em freguesias.

Em Moçambique, outro exemplo, são as províncias que são divididas em distritos e depois a outra subdivisão é de postos administrativos, e essa em postos administrativos. E não são só essas entidades que se subdividem no Estado, tem ainda, os municípios que são chamados de governo local ou vilas ou cidades.

No caso de alguns países de língua inglesa, entre eles os Estados Unidos, a divisão administrativa é feita em condados em cada estado. Somente é diferente o estado da Louisiana que é dividido em paróquias. É o nome reminiscente da divisão que existia no período feudal.

Além das formas de organização da administração pública, os países podem usar outras subdivisões, que podem servir para outras fins, como forma de organizar  o poder judicial, estatísticas, para saúde ou para educação.

Os Tipos de Divisões e as Divisões Subnacionais

  • Para Federação – Estado
  • Província
  • País – exemplo: Reino Unidos

As divisões nas cidades são: bairro, subprefeituras, freguesia, regiões administrativas, regiões, zonas.

Existe as regiões que não tem autonomia política e nem tem governo, como por exemplo:

  • Mesorregião é a divisão do Brasil em estados.
  • Microrregião é o conjunto de municípios.
  • As regiões que são compostas por estados, como é o caso do Brasil e dos Estados Unidos.
  • Quando se diz em regiões para estudos sociológicos estamos falando das regiões geoeconômicas.
  • E ainda, as regiões administrativas do Distrito Federal.

Em resumo, a divisão administrativa política do Brasil fica da seguinte forma:

  • Governos federal, estadual e municipal
  • Capital do Brasil – Brasília
  • Estados e capitais, exemplo, Paraná – Curitiba, Rio de Janeiro – Rio de Janeiro, Goiás – Goiânia, entre outros.
  • Cada Estado é formado de várias cidades.
  • Cada cidade é subdividida em bairros.
  • Em cidades como o Rio de Janeiro, por exemplo, além dos bairros, temos a subdivisão de sub-prefeituras, como da Barra da Tijuca, entre outras.

Na economia, falando de recursos que chegam para todo o Brasil, o Governo Federal repassa a verba para os estados e os estados por sua vez repassam para o município. Mas, estados e municípios também possuem as suas próprias receeitas. No caso do estado existe o repasse para o município.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *