Consumo e Economia de Energia Elétrica: Dicas Gerais

O consumo de eletricidade em residências difere de maneira intensa ao redor mundo. Mesmo no âmbito da OCDE, família média europeia consome 4.667 kWh, enquanto uma casa nos EUA consome 11.209 kWh e no Japão 5.945 kWh por ano. Cidadãos norte-americanos usam energia para iluminação e frigoríficos em níveis consideráveis. Fato que não se refere de modo necessário à diferença no conforto.

Há aparelhos de alta eficiência que consomem de duas a dez vezes menos eletricidade para funcionalidade igual, e que na maioria das vezes também possuem maior qualidade. Uso eficiente e aparelhos de poupança de dinheiro podem reduzir o consumo de eletricidade.

A geração precisa de grande quantidade de energia, principalmente com o calor produzido em usinas a gás, carvão ou nuclear. Usar aquecedores elétricos de água quente ou aquecimento representa ponto ineficiente. No grupo motopropulsor, cerca de sessenta por cento da energia é perdida na forma de calor. Outros dez por cento se perdem em linhas de eletricidade e transformadores antes mesmo de chegar das residências, comércios e indústrias.

Iluminação Eficiente

Substitua as lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas, que usam quatro vezes menos energia e duram oito vezes mais (8.000h em vez de 1.00 h).

Por exemplo, lâmpada incandescente de 75 W deve ser substituída por uma fluorescente compacta de 18 W, que apesar de mais cara em curto prazo, pode trazer quase oito vezes menos de economia ao longo tempo.

Os tubos fluorescentes são mais eficientes do que as lâmpadas compactas. Só use tubos com kits de lastro modernos que evitam piscar as luzes de maneira imediata. Outra opção está no CFL com dispositivo dedicado. O balastro eletrônico faz parte do dispositivo de fixação que dura quarenta mil horas.

De maneira especial procure evitar halogêneo que possui poder de 300 W ou mais. Eles produzem muito calor e ficam quentes (cerca de 500 ° Celsius) de modo que podem provocar queimaduras graves e incêndios. Além disso, em dias quentes de verão são desconfortáveis para estar ao redor.

A conversão para iluminação eficiente por vezes pode levar ao aumento da utilização de luz. Isto tem efeito positivo uma vez que aumenta o conforto e bem-estar.

Compre Eletrodomésticos Eficientes

Em muitos países as etiquetas de índice de eficiência são obrigatórias. Na UE, os modelos são rotulados com A + +, para mais eficiente, em seguida, A +, A, B, C, D aos modelos que trazem menos eficiência. A etiqueta também deve trazer informações sobre o consumo anual de eletricidade.

De modo notável o consumo de energia dos modelos eficientes está relacionado com o tamanho. As geladeiras eficientes são cerca de 5-15 por cento mais caras para comprar. Mas é necessário levar em consideração que se vai economizar dinheiro ao longo prazo. Em geral, também são produtos de alta qualidade que duram por tempo maior e precisam de menos reparo, além da diminuição do barulho.

Para a maioria dos consumidores domésticos é melhor comprar geladeira com duas portas que separam geladeira / freezer. Necessário sempre comparar avaliações de consumo de energia, preste atenção aos rótulos de eficiência energética. Freezers maiores precisam de mais energia elétrica. Portanto, não compre modelo maior do que você precisa, em especial se viver perto de supermercados.

Quando for comprar máquina de lavar roupa considere o modelo que se conecta diretamente ao aquecedor de água a gás. A utilização do gás para aquecer a água se equivale a quase metade consumo de eletricidade gasto em troca do trabalho geral.

Se estiver usando um secador de roupa, certifique-se de que a máquina de lavar pode girar em 1600 ou até mesmo 1800rpm. Modelos modernos e eficientes conseguem salvar cerca de 1.500 litros de água por ano – ganho duplo!

Não se pode ignorar o fato de que os secadores tradicionais roupas são consumidores intensivos de energia. Os chamados modelos de ‘condensação’ sem um tubo de escape – usam ainda maior nível energético. Considere a ideia de realizar secagem de forma natural (ou seja, ao ar livre, no varal) se possível.

Vale ressaltar que o secador a gás é a melhor alternativa, em especial para uso intensivo. Ele gasta sessenta por cento menos energia (incluindo o gás) e seca de quarenta por cento com maior velocidade.

Se o gás não se encontra disponível, opte por secador com bomba de calor que irá utilizar metade da eletricidade dos modelos tradicional. No entanto, as bombas podem ser caras no varejo.

Máquina de lavar louça eficiente não consome mais do que um ciclo de kWh / lavagem, em comparação com 1,4 kWh para modelo de média. Escolha o modelo que se conecta de maneira direta aos disparadores aquecedores de água quente. Dessa maneira o gás é usado para aquecer a água, em vez de energia, reduzindo assim o consumo eléctrico em cinquenta por cento.

Computadores: Consumo e Economia de Energia Elétrica

Compre computador portátil em vez de PC, se possível. Ele consome cinco vezes menos eletricidade. Se comprar desktop procure obter tela de LCD. Ative a função de gerenciamento de energia. Verifique se a máquina suporta gerenciamento de energia.

Desligar computador estende sua vida, quem deixa em modo de espera por muito tempo não consegue reduzir a energia de maneira considerável. Use filtro de linha grande para o modem de banda larga, scanner, impressora, monitor e alto-falantes. Desligue quando o equipamento não estiver em uso. Minimize o uso da impressão. Impressoras a laser usam mais eletricidade as de jato a tinta.

Modernos aparelhos elétricos consomem energia mesmo quando desligados. Para televisores, videocassetes, aparelhos de fax, telas de computador, caixas de cabo e modems de banda larga a média está entre 40-120 kWh. No total, as perdas dos proprietários podem chegar a várias centenas kWh tudo em troca de produção inútil quando desligam os equipamentos da tomada quando não estão em uso.

A melhor solução é comprar aparelhos com pouco consumo de energia. Procure ler o manual do produto e verifique os gastos energéticos antes de comprar. O uso do filtro de linha também é interessante porque pode desligar amplo número de itens com simples toque.

Um filtro de linha também é a forma mais prática para mudar de videocassete, TV e DVD-player em estado de vigília (você pode cortar todos os três dispositivos de uma vez).

Nos 15 países da UE em 2000, o total de energia perdido em espera em domicílios foi estimado em 94 bilhões de kWh, equivalente a 12 grandes usinas de energia nuclear ou de carvão.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *