Como Ler Mapa Topográfico?

Não se pode ignorar o fato de que o ato de ler mapa topográfico não se relaciona com o método para observar mapas de atlas ou rodoviários. Existem pontos que precisam ser considerados de forma prática para conseguir fazer a leitura com qualidade. A grande parte de modelos do gênero possuem índices que ajudam no sentido de compreender as características topográficas que existem em determinado tipo de documento.

Na prática existem poucas variações quanto à metodologia. Antes de qualquer tipo de elemento a se considerar vale ressaltar que o principal objetivo se encontra em obter informações com alto teor de realidades das composições que fazem parte da paisagem.

Elementos dos Mapas Topográficos de Acordo com Natural Resources Canada

A: Em qualquer tipo de mapa topográfico de qualidade existe a possibilidade de conhecer a cultura ao que se refere aos pontos que foram criados por conta das ações de seres humanos. Por exemplo, no meio do local ambiental pode existir não apenas a existência de prédios como também das estradas que são usadas para retirar as matérias-primas que foram frutas do manejo ambiental.  Outros pontos a se considerada dentro do tópico se encontra nas linhas que possuem o objetivo de transmitir energia elétrica ao local, ou mesmo ferrovias que se estabelecem em meio à natureza.

B: Qualquer forma de manancial pode estar presente no mapa topográfico desde que existam recursos do gênero no ambiente natural. A água representa um dos recursos com maior valor no globo terrestre. De acordo com o documentário da Discovery Civilization, denominado “Qual Valor da Terra”, os conjuntos hídricos do globo terrestre tem valor de aproximados seis quatrilhões de dólares.

Qualquer tipo de corredeira pode estar presenta no mapa, assim como a presença de pântanos. Para diferenciar os tipos de recursos aquáticos podem existir tonalidades diferentes para melhorar a qualidade das informações. Os córregos também se fazem presentes junto com os rios e lagos, conforme indica grande parte dos especialistas em leituras topográficas.

C: Os pontos de relevo representam elementos indispensáveis em qualquer tipo de mapa topográfico que como característica geral objetiva traçar as características naturais que existem no local mapeado. Qualquer tipo de mapa de qualidade está repleto de características detalhistas, com a presença inclusive do número de depressões, por exemplo. Outro elemento que se encontra de forma constante nos mapas está nas encostas. Conforme o local que está no mapa também existe a presença dos vales e das montanhas.

D: Qualquer tipo de mapa que possui qualidade traz traços detalhistas no que se refere ao tipo de vegetação que existe no local mapeado. Existem projetos que trazem inclusive a presença dos pomares e vinhas. Não se pode ignorar o fato de que também existe a necessidade de traças as características que existe de cada tipo de árvore no lugar.

E: Por fim e não menos importante em termos de mapas topográficos existe a presença da toponímia, ou seja, a nomenclatura que se relacionam com os locais, como o nome de rios ou rodovias, por exemplo. Esse tipo de conteúdo possui importância fundamental ao considerar o aumento do nível de conhecimento entre as pessoas que realizam a leitura dos mapas topográficos.

Usos e Leitura de Mapas Topográficos

Em diversos tipos de épocas da humanidade existiram mapas topográficos que forma idealizada para melhorar o nível de conhecimento dos locais. O capitão James Cook representa um dos campeões dentro da matéria ao levar em conta que conseguiu realizar o levantamento básico não apenas da Oceania completa como também da América, melhorando de forma direta as formas de colonização dos ingleses que formaram o maior império do mundo.

Em épocas antigas existiam especialistas contratados em realizar levantamentos topográficos de locais em troca de diversas peças de ouro. Atualmente os mapas topográficos antigos possuem valor alto não apenas em termos de história como também de finanças. Exemplo interessante consiste na venda que acontecer no programa “Trato Feito Reino Unido”, da History Channel, quando o vendedor conseguiu vender por milhares de dólares um mapa de Chester, na Inglaterra, documento traçado no começo do século XVI que estava em condições quase nova e ganhou o atestado de originalidade por conta de especialistas na área.

Não se pode ignorar o fato de que por conta do excesso de conteúdo informativo que existe no documento existem diversos tipos de usos a serem considerados e que podem melhorar a compreensão dos locais em si. Engenheiros usam mapas topográficos no sentido de saber quais os impactos que podem acontecer com a instalação de estruturas.

Profissionais que trabalham com gestão ambiental ou conservação do meio ambiente também analisam as anotações no sentido de compreender com melhor qualidade o local no qual acontecer administração das características naturais em nome da sustentabilidade e contra o risco de desmatamento que pode trazer o ciclo da extinção para determinadas espécies de animais ou vegetais. O poder público usa o documento no sentido e compreender melhor como implantar obras e ao mesmo tempo realizar planejamento público com melhor qualidade.

Leitura de Mapa Topográfico

Símbolos, tonalidades e linhas são elementos indispensáveis nos mapas topográficos e por esses motivos quem deseja ler o documento do gênero precisa compreender como funcionam as estruturas juntas. Atualmente os formatos são generalistas para aumentar o nível de compreensão. Porém, ao analisar documentos antigos podem existir dificuldades em termos de interpretação.

Interessante notar que ao observar os mapas topográficos modernos existe a possiblidade de compreender a presença de grandes extensões que possuem tonalidades esverdeadas e representa a presença de árvores ou cobertura vegetal que existe no local mapeado sob a ótica topográfica. No que se refere ao tom azul na grande parte dos casos consiste na presença de mananciais ou qualquer estrutura que esteja composta de água. Tons de cinza ou avermelhado se relacionam com a presença de construções urbanísticas.

Interessante notar que os pequenos vilarejos ou pequenas casas que se estabelecem na estrutura natural podem estar presenta de cor preta. As grandes construções urbanas não possuem tonalidades semelhantes entre os mapas topográficos modernos – de forma principal porque deve existir o desenho em miniatura junto com o nome.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *