Camadas Atmosféricas: 05 Níveis Principais

Quanto mais se sobe maior é o nível de ar rarefeito. Por este motivo que os alpinistas necessitar trazer tubos de oxigênios em escaladas históricas. A atmosfera está composta por cinco tipos de camadas distintas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.

01: TROPOSFERA

Em termos gerais a troposfera representa única camada na qual os seres vivos podem respirar de maneira normal. Cientistas apontam que as conduções climáticas do planeta Terra acontecem na respectiva camada que se estende no máximo até vinte quilômetros do solo situado no equador, dez quilômetros entre os polos.

Contém cerca de 80% da atmosfera da massa e 99% do vapor de água e aerossóis. A profundidade média da troposfera é de 17 km (11 milhas) nas latitudes médias. Possui maior profundidade nos trópicos, até 20 km (12 milhas), e perto das regiões polares, a 7 km (4,3 milhas). Na parte baixa da troposfera, na qual o atrito com a superfície da Terra influencia o fluxo de ar, representa a camada do limite planetário. A fronteira entre a troposfera e a estratosfera é chamada de tropopausa e traz inversão da temperatura.

02: ESTRATOSFERA

Meteorologistas afirmam que a estratosfera esta a cinquenta quilômetros do solo. Interessante notar que a temperatura achega a 60°C negativos. A camada possui alto nível de ozônio, considerado gás que serve para absorver os raios ultravioletas considerados prejudiciais aos animais. Com o excesso de poluição a estratosfera está ficando com buracos, o que implica dizer que as luzes solares entram no planeta Terra com maior força e chances de causar câncer de pele.

As camadas quentes estão acima das camadas frias. Isto está em contraste com a troposfera perto da superfície da Terra. A fronteira da troposfera e estratosfera, a tropopausa, é marcada por onde começa essa inversão, o que em termos de termodinâmica atmosféricos simboliza nível de equilíbrio. A estratosfera está situada a cerca de dez km (seis milhas) e cinquenta km (trinta milhas) de altitude acima da superfície nas latitudes moderadas, enquanto nos polos que começa em cerca de oito km (cinco milhas) de altitude.

Dentro da camada a temperatura aumenta à medida que cresce a altitude. O topo da estratosfera possui temperatura de cerca de -3°C, pouco abaixo do ponto de congelação da água. A estratosfera é mergulhada na temperatura porque o ozônio (O3) absorve alta energia de UVB e ondas UVC que é dividida com oxigênio atômico (O) e oxigênio diatômico (O2).

Oxigénio atómico é encontrado com prevaleça na estratosfera superior devido ao bombardeamento de luz UV e a destruição de ozono e oxigénio. Quando as formas recombinam o oxigénio para formar ozono acontece à liberação do calor encontrado na estratosfera.

03: MESOSFERA

Situada a oitenta quilômetros do solo. Considerada estado frio, com temperaturas que podem chegar a menos cem graus célsius negativos. Importante notar que a parte inferior é quente porque possui a capacidade de absorver calor da estratosfera. A temperatura da mesosfera diminui com a altura crescente. O limite superior da mesosfera é a mesopausa, que pode ser o lugar mais frio da Terra. As fronteiras exatas superiores e inferiores da mesosfera variam com a latitude e com a estação, mas o limite inferior está situado em alturas de cerca de cinquenta km acima da superfície da Terra e da mesopausa.

Na mesosfera a temperatura diminui com o aumento da altitude. Isto acontece devido à diminuição do aquecimento solar e aumento do arrefecimento por CO2, cuja emissão é radiativa. As temperaturas chegam em -100°C (-148 F). As principais características dinâmicas da região são fortes ventos, marés atmosféricas e ondas de gravidade atmosféricas. A maioria das marés e ondas se propagar à mesosfera.

Na mesosfera, a gravidade das amplitudes de ondas podem se tornar grande no sentido de tornarem instáveis e se dissiparem. Esta dissipação impulsiona depósitos na mesosfera e em grande parte da circulação global.

A parte superior da mesosfera representa região conhecida como a camada D, presente apenas durante o dia. A ionização é fraca quando cai à noite, e a fonte dela deve ser removida para formar uma molécula neutra.

A mesosfera fica acima da altitude máxima para aeronaves e abaixo da altitude mínima para orbitas de nave espacial. Só foi acessado por meio do uso de foguetes de sondagem. Como resultado representa parte com menor compreensão da atmosfera. Milhões de meteoros entram na atmosfera, média de 40 toneladas por ano. Dentro da mesosfera eles derretem ou vaporizam como resultado de colisões com as partículas de gás.

04: TERMOSFERA

A termosfera está 450 km acima da crosta terrestre. Camada considerada quente porque as moléculas de ar executam trabalho de absorver radiação solar. Cientistas atestam que a temperatura pode chegar a dois mil graus célsius.

Dentro da camada a radiação ultravioleta (UV) provoca a ionização. Temperaturas aumentam com a altitude por causa da absorção de alta energia da radiação solar. As temperaturas são altamente dependentes da atividade solar e podem elevar-se a 2000 ° C (3630 ° F). Radiação faz com que partículas da atmosfera se tornem carregada de maneira elétrica, permitindo que as ondas de rádio saltem para além do horizonte.

05: EXOSFERA

Camada superior da atmosfera situada a quase novecentos quilômetros do planeta Terra. O ar é considerado rarefeito. As moléculas de ar escapam para o espaço de maneira constante, por este motivo que a nomenclatura possui o nome de exosfera – parte externa da atmosfera.

Na exosfera a densidade é baixa e as partículas colidem de maneira rara. Isso torna possível às partículas energéticas escaparem da gravidade da Terra completamente. Aqui, a atmosfera da Terra se afina e funde com o espaço interplanetário.

Diversas luas e os satélites de Galileu possuem exosfera sem atmosferas densas. Estes consistem em átomos e moléculas que são ejetados a partir de rochas de superfície e que seguem trajetória parabólica até a colidir com a superfície. Em geral, cada átomo e molécula possui trajetória independente.

Os principais gases dentro exosfera da Terra são os mais leves dentro do panteão atmosférico: Hidrogênio, hélio, dióxido de carbono, oxigênio atômico, entre outros. Como não há fronteira clara entre o espaço exterior e exosfera, a mesma às vezes pode ser considerada como parte integrante do espaço exterior.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • somos parte desse universo fora de nossa nave mae terra nossas moléculas são carregadas de eletricidade portanto existe uma saída para que alcancemos o espaço sideral em comum acordo com a aurea energética que nos emanamos e recebemos . E energia viva . a criação veio do cosmo .

    alcinedes 30 de dezembro de 2013 23:25

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *