Aquecimento Global

O Que é?

O ar perto da Terra juntamente com o aumento da temperatura média dos oceanos, ocasiona o que chamamos de aquecimento global. O apavorante são os números: durante o século XX o aumento de temperatura foi sem exagero algum de 0,74, ou seja, de aproximadamente 18ºC, são números alarmantes, que precisam ser rapidamente menores.

Resumindo: Com grandes proporções é um fenômeno climático, relativamente grave, com um aumento de temperatura, que vem crescendo por volta dos últimos 100 anos. Sua causa ainda é um grande debate entre políticos e cidadãos, mas algumas causas estão citadas abaixo.

Começou a ser estudado profundamente quando os cientistas notaram um aumento grande de temperatura entre 1998 e 2005, pois ouviam todos falar que tinham sido os anos mais quentes da Terra. Então perceberam que realmente, teriam sido os anos mais quentes registrados pelos registros meteorológicos. Ai que começou a busca por respostas.

Aumento das Temperaturas

Esse aumento de temperatura já vem de algum tempo atrás desde o século XX e deve permanecer ao decorrer deste século.

O aumento deve as grandes concentrações e crescentes do efeito estufa, que mais uma vez são causas provocadas pelos humanos, por exemplo, o desmatamento e a queima de combustíveis fósseis e das concentrações de aerossóis (antes que os raios solares atinjam a superfície são bloqueados), e o que é pior, dados apontam que as temperaturas ainda podem vir a aumentar, e muito. Estima-se que será por volta de 6,4ºC, até 2011, por ano, embora seja um tempo relativamente grande e o aumento de temperatura pareça pequeno, é muito, multiplicando isto por todos estes anos.

aquecimento global-1

Aumento das Temperaturas

Mas para que esses números baixem estudiosos apontam que tentarão fazer com que a emissão dos gases tenha outro cenário, controlando e estabilizando as variações do clima. Porém, as temperaturas podem não ceder, pois não se sabe ainda ao certo se conseguirão estabilizar as concentrações de gases estufa. Mas ainda há uma esperança.

Causas do Aumento de Temperaturas

Algumas alterações que este aumento desregulado de temperaturas pode ocasionar é o aumento do nível do mar, ou seja, causando enchentes e secas; Chuvas exageradas em alguns lugares e falta de chuva em outras. Em lugares mais gelados pode ocasionar recuo das geleiras, desabrigando várias espécies, e infelizmente as deixando em extinção.

aquecimento global-2

Causas do Aumento de Temperaturas

As variações nas produções agrícolas, extinção de espécies em todos os lugares, alteração nos ventos, entre muitos outros, são outras causas bem possíveis de ocorrerem.

Estimativas

aquecimento global-3

Estimativas

Mas quem pensa que sua região não será atingida está muito enganado, estima-se que esse transtorno viajará de região em região, atingindo a qualquer tipo de pessoa, e consequentemente a vida de animais e plantas, porém não se sabe ao certo onde tudo isto começou a região não está definida e talvez nunca consigam definir.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *