Vulcão Copahue: Localizado Na Fronteira Entre Chile e Argentina

Consiste em vulcão que se encontra entre os territórios da Argentina e Chile. Nos dias de hoje traz moimentos de erupções nos quais autoridades precisam isolar o povo que mora no entorno para evitar tragédias ambientais com vítimas humanas. Com a tecnologia da atualidade os técnicos conseguem saber de forma prévia quando a ebulição estoura e envia larva ao campo da superfície terrestre. Tem quase três mil metros de altura.

Esse vulcão ativo está localizado na fronteira entre Chile e Argentina e encosta de vales conhecidos, assim como o Rio Queuco e Rio lómin que drena para o Pacífico. No lado argentino surge a partir de uma lagoa localizada na cratera, a 2.750 metros de altura. Águas fluviais são escuras e cinzas.

Vulcão Copahue

Vulcão Copahue

Constantemente ativo com força fumarolas e um par de processos eruptivos gravados durante a década de noventa do século XX. O lugar também é conhecido por abundantes fontes termais no Chile e na Argentina, mas apenas este último se desenvolveu um ponto turístico importante por causa dos esportes de inverno térmico, na aldeia de Caviahue.

A cúpula abriga uma série de nove sobrepostas crateras com diâmetro variando entre 300 e 600 metros, que migraram de oeste para leste. Seu cone é coberto por uma geleira que desce do alto das encostas norte, oeste e sul, para chegar a uma área total de seis quilômetros quadrados. Tem uma cratera ativa no extremo leste, o que culmina em lago ácido com trezentos metros de diâmetro.

Alerta Vermelho! Vulcão Copahue

De forma constante existe a notícia de autoridades chilenas e argentinas ligam o botão de alerta e retiram o número de moradores que fica no entorno do vulcão Copahue. O ato acontece por vezes de forma preventiva, quando existe a ameaçada de que o terra está presentes a ficar coberta por larva. Poder público de ambos os países trabalham com programas de evacuação de emergência para evitar tragédias no ambiente que traz como vítimas os números humanos.

O fato de isolar as pessoas não significa que o vulcão está prestes a entrar em erupção, mas que tem chances de entrar no processo. Em grande parte das vezes que os governos isolam o povo não acontece nada. Vale ressaltar que a evacuação dura por 48h seguidas quando não há problemas. Especialistas apontam que cerca de setenta quilômetros ao redor do vulcão Copahue fica interditado quando existe a ameaça do ciclo de erupção. Depois que o governo entra em ação para evacuar a área, os moradores são designados para albergues até o problema se encerrar.

Primeira Erupção do Século

Entre o ano 2000 e o final de 2012 não existia nenhuma evidência que se relacionavam com erupções. Porém, quando menos se esperou o vulcão iniciou o ciclo de chamas e cinzas na parte da Argentina. Embora tenha ocorrido até sinal de alerta, não houve consequências sérias ou perda de vida humana. Na época, de acordo com relatórios técnicos do poder público argentino as larvas do Copahue podem atingir o valo de quinze quilômetros em danos.

Observatório Vulcanológico dos Andes: Vulcão Copahue

O Observatório Vulcanológico dos Andes divulga notícias que podem afetar o fluxo turístico no Chile e Argentina ao levar em conta que o Copahue se encontra entre os dois territórios. De acordo com o instituto de pesquisa existem chances eminentes de acontecer o processo de erupção pelo menos até o final do ano de 2013, quando se publica novo relatório para descobrir as chances do padrão de comportamento para 2014. Pessoas que moram no local precisam seguir aos albergues e o acesso público fica restrito a quilômetros de distância do vulcão.

Chegada do Magma e Vulcão Copahue

Especialistas apontam que com o tempo o magma se aproxima com velocidade da superfície e aumenta as chances das erupções crescerem de tamanho e atingir maior área. Outras evidências estão nos temores que acontecem em maior número de casos do que nos anos anteriores, evidenciando que os efeitos químicos estão de forma constante em ponto de evolução. Em dezembro de 2012 se contabiliza o valor entre os dois lados da fronteira foram evacuados por volta de três mil pessoas, com a maioria de nacionalidade chilena.

Queda na Demanda Turística

Não se pode ignorar o fato de que o vulcão que se encontra no Chile está situado em poucos quilômetros da principal estação de esqui da Argentina. Com a constante divulgação de imprensa local diminui o número de reservas nos hotéis que servem para oferecer leitos à demanda que vai ao território argentino para esquiar. A presença do Vulcão Copahue atrai público quando está quieto. Porém, nos momentos de atividades um grande diâmetro de território com infraestrutura turística fica inapto ao uso.

O perigo mora ao lado dos grandes centros. Argentina declara de forma pública que as chances das nuvens de cinzas chegarem à capital são evidências que há tempos os cientistas alertam que pode acontecer, prejudicando de forma direta Buenos Aires, um dos maiores centros econômicos da América Latina. A questão do vento pode ajudar ao levarem conta que os ventos surgem de terras chinelas às argentinas em noventa por canto das vezes.

Curiosidades

Curiosidades

Intrigante pensar que mesmo com a tecnologia dos dias atuais os cientistas não conseguem prever quanto tempo pode durar a erupção ou presença de nuvens de cinzas que surgiram do vulcão Copahue. Às vezes dura por poucos dias. Porém, no ano 2000 ficou presente por quase três meses.

Em maio de 2013 o Chile chamou a atenção do mundo por causa do alerta vermelho que lançou no sentido de promover ação preventiva na qual há 2.000 pessoas que se abrigaram em albergues por causa da grande área que foi evacuada que ao todo foi de trinta quilômetros no entorno do vulcão. As autoridades se preocuparam porque há quinhentos quilômetros do local está estabelecida a parte Sul da capital chilena.

O Que É Vulcão Copahue?

Vulcão que se encontra entre Argentina e Chile. Com as erupções a autoridades precisam isolar o povo que mora no entorno para evitar tragédias ambientais com vítimas humanas. A tecnologia atual os técnicos conseguem saber de forma prévia quando vai acontecer, mas não por quanto tempo.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

http://www.youtube.com/watch?v=XlO-RJtZdzA

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *