Vegetação Equatorial

Este tipo de vegetação se desenvolve principalmente nas zonas intertropicais do globo terrestre, locais que apresentam altas temperaturas e situações pluviométricas em quase todo o ano. Sem estas características básicas, a biodiversidade não desenvolve de forma considerável de acordo com a tendência equatorial.

Vegetação Equatorial

Vegetação Equatorial

Características da Vegetação Equatorial

As vegetações equatoriais são conhecidas por abrigarem florestas de alta densidade, com formas densas e exuberantes. Regiões que contam com variedades de fauna e flora. De certa forma, as florestas equatoriais oferecem condições de vida favoráveis a todos os seus moradores. Não é difícil encontrar árvores altas com mais de trinta metros de altura que possuem copas largas, perfeitas para algumas espécies de animais se esconderem do forte sol. É também por este motivo que as floretas equatoriais têm mais escuro do que claro em seu interior.

Vegetação Equatorial

Vegetação Equatorial

Terreno da Vegetação Equatorial 

Vale ressaltar que de forma geral os solos são pobres. A camada presente em cima do terreno traz matéria orgânica chamada de húmus, formado por causa da decomposição de animais, folhas e frutos que caem das árvores. Características que favorecem no alto nível de umidade.

Floresta Amazônica e Vegetação Tropical

No Brasil, a vegetação equatorial pode ser encontrada em algumas partes da Floresta Amazônica, a maior do tipo tropical em todo planeta, cuja biodiversidade auxilia no equilíbrio ecológico em nível mundial. O sudeste asiático também tem regiões com estas características vegetativas. Em território amazônico, por exemplo, as árvores podem atingir sessenta metros de altura.

Vegetação Equatorial

Vegetação Equatorial

Clima da Vegetação Tropical

A média da temperatura é elevada em todas as épocas do ano, normalmente com temperatura acima dos vinte e cinco graus Célsius, com baixas amplitudes térmicas. Ocorrem chuvas distribuídas com frequência sem incidência de seca ou distinção explícita entre as quatro estações. A atmosfera das vegetações equatoriais é dominada por aspectos presentes na zona de convergência intertropical do planeta terra. O fato curioso é que podem existir chuvas com trovoadas, mesmo nos períodos mais quentes do ano.

A elevada temperatura auxilia no aumento da evapotranspiração, provocando chuvas constantes nas regiões que estão ao redor da floresta, ou mesmo dentro do Oceano Atlântico. A alta umidade pelas convergências do vento e altas temperaturas transportam massas de vapor de água em grande quantidade. Até mesmo regiões afastadas pelos oceanos podem ser envolvidas pela umidade do ar, mantendo aumento no calor do clima em todo ano.

https://www.youtube.com/watch?v=cBy6-FMFLC8

A agricultura não desenvolve de forma qualitativa nas florestas equatoriais. Os nutrientes se evaporam rapidamente por causa da cobertura no solo florestal que provoca precipitações elevadas. Arroz e mandioca são os dois tipos de cultivo mais encontrados nas vegetações do gênero.

A abundância de rios também representa uma característica marcante destas florestas. Os Rios Amazonas e Congo, considerados com os mais extensos tropicais do mundo, estão situados em regiões com vegetação equatorial.

Posts Relacionados

Saiba mais sobre as florestas tropicais úmidas e suas características. Conheça a vegetação das florestas subtropicais e quais são as espécies comuns dela. Saiba onde estão localizadas as florestas tropicais no mundo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • essa matéria me ajudou bastante ,pois já tou um tempão procurando . obrigado me ajudou no trabalho de geografia

    TAINARA ESTHEFANNY 23 de outubro de 2013 17:11
  • ve se faz agora um resumo porfavor…:p

    Gabrielly Agnes 14 de novembro de 2013 20:38
  • ajudou mas…… podia dar exemplos de nomes da vegetaçao

    naissa 31 de Março de 2014 16:40

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *