Vegetação da Europa

Vamos falar de Europa ou se preferir do Velho Continente, assim também chamado. Antes de comentarmos sobre a vegetação da Europa, vamos conhecer um pouco mais dos dados geográficos daquela região. Ao todo, 49 países fazem parte da Europa, todos eles concentrados em uma área de 10.498.000 quilômetros quadrados.

A Europa é banhada pelas águas de 3 oceanos, que são: ao Oeste, o Oceano Atlântico; ao Norte, o Oceano Ártico e ao Sul, o Mar Mediterrâneo. Além de ter as penínsulas: Balcânica, Ibérica, Jutlândia, Escandinava e Itálica. As suas principais ilhas são: Creta, Ilhas Britânicas, Córsega, Islândia e Sicília. Os rios principais são: Ural, Danúbio, Volga, Sena, Douro, Loire, Reno, Tejo, Tâmisa.

Para completar os dados geográficos da Europa, fique sabendo que a altitude média é de 350 metros. Todos esses dados somados fazem da Europa, assim como qualquer região, mais adequada para determinado tipo de vegetação e para outros nem tanto.

O Relevo da Europa

Se observa que a predominância no continente da Europa é de planícies. Assim como é fácil observá-las em praticamente todo centro europeu e leste. De todas as planícies, a maior de todas é a Planície Russa, que ocupa praticamente todo o leste europeu. No centro podemos destacar a Planície Germano Polonesa.

Além das planícies, se observa no relevo da Europa, os planaltos e as cadeias montanhosas e destes, podemos destacar, o Planalto Central Russo, mais uma vez na Rússia, e o Maciço Central Francês.

Olhando para o relevo da Europa Ocidental o que se observa é a predominância das montanhas, que possuem formações de dobramentos modernos. Podemos então, citar como destaques, as seguintes cadeias montanhosas: ao Norte, os Montes Escandinavos e as Cadeias das Ilhas Britânicas; ao sul, os Cárpatos, os Bálcãs, os Alpes e os Prineus; ao Nordeste, os Montes Urais e ao sudeste,a Cadeia do Cáucaso.

A Vegetação da Europa

Bem no sul da Europa é possível observar a predominância de vegetação de arbustos. Enquanto se olharmos para o extremo norte, principalmente, na região do Ártico é mais fácil observar a Floresta de Coníferas, chamada Taiga. Na mesma região é comum a vegetação rasteira, chamada de Tundra.

Formação vegetal com bem poucas árvores, vegetação herbácea e a presença de pequenos bosques, o que é chamado de estepes, podem ser vistos na região centro-leste da Europa.

Obviamente, o clima tem muito a ver com a vegetação, o temperado continental, podemos dizer que predomina em boa parte do continente europeu, principalmente na área central. Com o clima temperado, as temperaturas médias anuais são de 15 graus. Também se observa o clima temperado oceânico, cuja a umidade tem um alto índice e esse é muito comum na região que fica no extremo oeste do continente europeu.

No sul da Europa, a predominância é do clima mediterrâneo cujo o verão tem temperaturas altas e é bem seco, enquanto no inverno, se observa um clima suave, porém, com muita chuva. Nesta parte da Europa, a temperatura média anual é de 20 graus.

Já o frio intenso é comum nas regiões leste e central do continente europeu, cujas temperaturas médias durante o ano são de 12 graus. Sendo no extremo norte da Europa, o clima polar típico daquela área. Nas regiões cuja a predominância é de cadeias montanhosas o frio prevalece como temperatura. Aquele típico de montanhas.

Outros Detalhes da Vegetação da Europa

É claro que vários fatores influenciam para determinar que tipo ou tipos de vegetação serão predominantes em determinada área, região. Então, temos que considerar o clima, os tipos de solo, o relevo e somados esses fatores, chegaremos ao tipos de vegetais e como eles se espalham na Europa. Porém, é correto afirmar, que no caso do Velho Continente, a vegetação que se adapta a clima temperado encontra um bom lugar para se desenvolver, já que esse é o que prevalece aos demais em boa parte da região.

As formações vegetais da Europa são:

1- Tundra pode ser observada na Rússia e no extremo norte da península Escandinava. Lugares que prevalece o frio polar. Além de muito frio, o clima se estende por um longo período. É muito comum encontrada gramíneas e musgos na vegetação dessa parte da Europa.

2- Floresta Boreal ou Taiga pode ser observada em maior quantidade em partes da Europa cujo o frio predomina a maior parte do tempo. No Sul da Europa é muito comum, e normalmente, o que mais se vê são coníferas. Nesta parte a atividade madeireira é muito explorada.

3- Floresta Temperada: é o tipo de vegetação que se desenvolve na Europa nas áreas em que as estações do ano são bem definidas, inverno com muito frio, verão com muito calor, clima temperado. Nestas áreas é possível observar as árvores caducifólios. Porém, vala destacar que nos últimos séculos, essa vegetação vem sofrendo mudanças por conta da exploração das áreas para o desenvolvimento da agricultura e também por conta da urbanização dos espaços.

4- Pradaria e estepe são tipos de vegetações que podem ser observadas na parte Sudeste da Europa. Nesta região se observa muitas plantas herbáceas e gramíneas. Porém, também é uma região em constante mudanças por conta da atividade de agricultura.

A região é muito procurada porque apresenta um solo muito rico.

5- Vegetação de altitude é aquela que aparece bem no meio das cadeias de montanhas, como no caso dos Alpes. É a vegetação típica de grande altitudes. A mesma pode ser observada nos montes Urais e na cordilheira Escandinava. É uma vegetação que gosta muito do clima frio. Podendo ser observados musgos na área.

6- Para terminar a lista de vegetação que pode ser encontrada no continente europeu temos a vegetação mediterrânea. Como o próprio nome sugere é tipo de vegetação que surge nas áreas cujo clima predominante é mediterrâneo, isto é, mais quente do que aquele observado em outras áreas da Europa. Nos lugares com a predominância deste clima, a estação seca é longa.

Algumas plantas se adaptam para sobreviver com esse clima, como é o caso dos maquis.

A variedade de vegetação presente na Europa é muito grande, isto devido a grande quantidade de climas e solos diferentes que estão espalhados por todo o território europeu. Por esse motivo podemos encontrar os seguintes tipos de vegetação na Europa: Tunda, floresta conífera, floreta temperada, estepes e vegetação mediterrânea. Em cada tipo de vegetação predomina um tipo ou vários tipos diferentes de espécies de plantas que se adaptam ao clima.

Na tundra podemos encontrar musgos, liquens, arbustos e outros. Nas florestas temperadas e coníferas já é possível encontrar alguns tipos de pinheiros. Estepes têm solos férteis, logo podem ser encontradas herbáceas e gramíneas, enquanto na vegetação mediterrânea os tipos de plantas são mais adaptados aos terrenos secos. Veja a seguir algumas fotos da vegetação na Europa:


Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *