Tempestades Solares: O Que São e Quando Acontecem

Nosso Sol é uma massa furiosa de gases que emite radiação de todos os tipos, desde o material que as plantas podem converter em açúcar através da fotossíntese a partículas de alta energia e raios que rasgam do seu interior e podem atingir a terra, como as tempestades solares.

Uma tempestade solar é um evento em que a atividade do Sol interfere com o campo magnético da Terra. Já que o sol está muito longe da Terra, muitas pessoas acreditam que as tempestades solares não são capazes de causar muitos danos ao nosso planeta, mas podem de fato ser bastante devastadoras e causar até mesmo o fim da Terra. Contudo, é preciso muito mais que apenas uma simples tempestade ocasional para que isso aconteça.

Tempestades Solares: O Que São e Quando Acontecem

Tempestades Solares: O Que São e Quando Acontecem

Uma pesquisa no início de 2000 criou uma série previsões dos potenciais piores cenários que ilustraram o poder destrutivo das tempestades solares, incluindo cenários que mostram que as nações poderosas do mundo desenvolvidas poderiam ser devastadas por uma década ou mais, em uma tempestade de grande magnitude. Os grandes países poderiam perder toda a sua economia apenas na reconstrução de suas cidades, sem contar a quantidade de pessoas mortas.

Em caso de uma tempestade solar em grandes proporções, cidades seriam atingidas por bolas de fogo sem poder se defender. Não há material disponível na Terra para que se crie uma cobertura para isso ou uma barreira, já que a velocidade das bolas de fogo também aumentaria seus danos ao planeta terra. Possivelmente as cidades seriam devastadas por incêndios e abrigos subterrâneos seriam pouco eficientes em um ar tão poluído.

http://www.youtube.com/watch?v=PLMWJiY7G0M

Como Acontecem As Tempestades Solares

As tempestades solares ocorrem como resultado de eventos, tais como erupções solares e ejeções de massa coronal. Estes eventos geram um chamado ” vento solar “, que seria uma rajada de partículas carregadas que podem bater em campo magnético da Terra por horas a fio, se o vento solar começa a se mover em direção à Terra. A colisão pode gerar um show leve aos olhos humanos e bem distante, como uma tempestade geomagnética que entra em erupção. A tempestade pode durar vários dias sob as condições certas ou até meses, dependendo de suas proporções.

Uma tempestade solar acontece por meio de uma nuvem de gás eletrificada que surge a partir da superfície do sol para o espaço. Eles aparecem como manchas solares. Cientificamente é chamada de Ejeção de Massa Coronal e acontecem em diversos estágios. Primeiro acontece uma erupção solar, em seguida, uma tempestade de radiação e, finalmente, o CME. Se uma tempestade poderosa energia solar atingir a Terra, poderia destruir toda a tecnologia crucial e causar um blecaute em todo o mundo.

Como Acontecem As Tempestades Solares

Como Acontecem As Tempestades Solares

Uma explosão solar poderia ser acompanhada por uma explosão de radiação eletromagnética (incluindo rádio e ondas visíveis, para além dos raios gamas e os mais perigoso, como os raios ultravioletas e os raios X) que, quando atingissem a Terra, iria ionizar a atmosfera exterior. No chão, as pessoas estariam a salvo, mas os GPS satélites e outros equipamentos seriam afetados.

Cerca de 10 a 20 minutos após o surto inicial viria uma explosão de prótons energéticos. Cerca de 30 horas depois, uma onda de calor teria atingido magnetosfera da Terra e causando correntes elétricas ao longo de oleodutos e linhas de alta tensão de energia elétrica. Isso pode causar apagões, mas, por volta de grandes partes do mundo, as pessoas iriam ver um show de luzes no céu semelhantes a auroras boreais.

http://www.youtube.com/watch?v=OSsq7wOtYKY

A Tempestade Solar Mais Forte Do Mundo

A tempestade solar mais grave na história ocorreu em 1859. Conhecida como o Evento Carrington, a tempestade solar causou perturbações eletromagnéticas em todo o mundo, incluindo auroras sobre o equador e interrupção de dispositivos científicos que contavam com o campo magnético da Terra para funcionar corretamente. Tempestades menores também foram registradas nos anos de 1958, 1989 e 2000, e esses eventos foram associados às interrupções da rede elétrica e danos a satélites.

Tempestades Solares Podem Causar Danos

As preocupações sobre as tempestades solares dos cientistas especialistas no assunto giram em torno de sua capacidade de perturbar os sistemas elétricos. Uma forte tempestade solar poderia efetivamente derrubar a rede elétrica de uma grande fatia do mundo, o que teria consequências muito grave. Tempestades solares também podem perturbar as comunicações de satélites com a Terra, e elas podem ser muito perigosos para os astronautas se os astronautas estiverem no caminho do vento solar.

Uma tempestade solar pode também envolver a introdução de enormes quantidades de radiação a Terra, o que é perigoso para muitos organismos vivos. A interrupção do campo magnético da Terra também pode ser prejudicial para alguns organismos. Alguns animais, por exemplo, parecem ser sensíveis a campos magnéticos e podem se desorientados durante uma tempestade solar.

Devido a preocupações com tempestades solares, uma série de agências monitoraram a atividade solar para o surgimento de sinais de eventos que podem desencadear uma tempestade solar. Os níveis de erupções internas do Sol são controlados, bem como seu aumento de temperatura por intervalo de tempo. Periodicamente, avisos ou alertas podem ser emitidos para alertar as pessoas para os eventos que possam causar perturbações tais como interferência de sinais de rádio. No caso de uma grande tempestade solar, no entanto, há muito pouco que pode ser feito para preparar o mundo ou evitar danos.

Em casos graves, as tempestades solares podem causar blecautes e interromper sinais GPS e comunicações de alta frequência de rádio. As companhias aéreas estão, por vezes, obrigados a redirecionar vôos para evitar a radiação extra em torno da pólos norte e sul provocadas por tempestades solares. Em 1989, uma forte tempestade solar, bateu para fora a rede elétrica em Quebec, deixando seis milhões de pessoas sem eletricidade.

O Visual Das Tempestades Solares é Bacana

Há um lado bom nas tempestades espaciais. Elas tende a gerar luzes coloridas do norte como as partículas carregadas de campo exterior bombardear magnético da Terra. As auroras podem ser visíveis para os moradores dos Estados Unidos e Canadá os que moram na fronteira e do norte da Europa na maior parte das vezes que acontecem.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *