Relevo da Papua Nova Guiné

Papua nova Guiné é um país pequeno em relação ao mundo, porém o segundo maior de seu continente, sendo apenas a Austrália maior do que ela dentro da Oceania. Faz parte da ilha da Nova Guiné, sendo localizada na porção leste, também faz parte do seu território o arquipélago de Bismarck e outras ilhas, todas elas no Oceano Pacífico. Por seu espaço ser quase todo formado por ilhas, ela possui fronteira terrestre somente com a Indonésia, do lado oeste. Sua capital é Port Moresby e vive com um governo regido por Monarquia Parlamentarista. A divisão administrativa do território é feita em províncias, contando com dezenove e uma região autônoma chamada de Bougainville.

Assim como no Brasil, a Papua se encontra abaixo da linha de equador e possui um clima equatorial muito propício para possuir muita diversidade de flora e fauna. Outro fato curioso é que a Papua é um dos poucos países no mundo que ainda possui vulcões ativos. Eles falam inglês e outras línguas locais.

Por conta deles, existe diversas montanhas com até 4,5 mil metros,sendo o ponto mais alto o monte Wilhelm com 4.509 metros de altitude, apesar disso a predominância ainda é de planícies costeiras com baixas altitudes, nessas planícies existem uma quantidade significativa de densas florestas tropicais, pois chove bastante. Na sua paisagem também possui alguns rios importante não só para a natureza, mas também para o ser humano, entre eles o Rio Sepik e o Rio Fly são os mais importantes. Todos eles nascem no topo das cadeias montanhosas. No Centro do país existem alguns planaltos com  altura mediana entre 1500 a 1800 metros.

Por ser cercado de água o país sofre muito com o derretimento das geleiras, um exemplo muito crítico foi a retirada da população da ilha de Carteret, segundo estudos e previsões daqui no máximo quinze anos ela estará totalmente submersa. Pelo motivo de ter uma grande biodiversidade também já faz parte do grupo de “hotspot”.

Em números a população desse país chega a ser pequena, apenas 6,8 milhões de pessoas. Possui ainda uma tradição de viver na zona rural, contabilizando cerca de 87% dos seu moradores. Como já dito acima, o clima é muito favorável para que o solo seja bom para plantações e por isso a população escolhe viver em fazendas, tornando a agricultura a atividade econômica mais importante para o país. Curiosamente produz uma grande quantidade de cacau e café.

Mesmo sendo um país de pouco território, com 462.480 Km² possui produtos muito cobiçado pelo mundo afora como o  ouro, cobre e petróleo que são fontes importantes de economia para a população. Belas paisagens são o que não falta na Papua Nova Guiné, porém existe pouco investimento em divulgação e principalmente em hospitalidade. Mesmo assim continua sendo um dos melhores lugares para mergulho do mundo.

As religiões mais comuns são o catolicismo e protestantismo. A densidade demográfica do local é de quinze habitantes por km². A população cresce bem devagar com apenas 2,3% em taxa anual média, e a taxa de mortalidade chega a quarenta e nove para cada mil nascidos. A população possui a expectativa de vida de 57 anos.

Em relação ao saneamento básico, somente 40% das casas possuem acesso a água e 45% têm acesso a rede sanitária. Por isso o seu IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é baixo no valor de 0,431. A moeda utilizada no país é a Kina, possuindo o produto interno bruto de 8,2 bilhões de dólares. Sendo cerca de 1,174 dólares por pessoa. É um país bem aberto econômica e politicamente tendo relações externas com o Banco mundial, a Apec, a comunidade Britânica, o FMI, a ONU e OMC.

Como já dito anteriormente o país possui alguns vulcões ativos que faz com a população viva em alerta. Essas formações existem devido ao encontro das placas tectônicas bem próximo da Papua, chamado de Círculo de Fogo do Pacífico e que traz para o território não só vulcões, mas também terremotos, tsunamis e deslizamentos.  

O clima se divide em monções do norte entre dezembro a março e monções do sul de maio a outubro, variando a temperatura de acordo com a estação.

Flora e Fauna

Falando mais detalhadamente sobre esses aspectos naturais, quase 90% do território natural é coberto por florestas e bosques, sendo que o mais importante são as variedade de plantas, chegando a quase nove mil espécies que são realmente única, sendo cerca de duzentos de árvores de grande porte. Possui uma imensa quantidade de espécies de aves, insetos e répteis.

Possui muitas espécies semelhantes com as que existem na Austrália, como tartarugas, cangurus e alguns mamíferos marsupiais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *