Relação Entre Hidrografia, Clima e Relevo

Para que possa existir vida na superfície da Terra é importante que haja um bom funcionamento dos ecossistemas. Para compreender isso é importante entender que a biosfera é composta pelos seguintes elementos atmosfera, litosfera e hidrosfera que são responsáveis por produzir os espaços naturais dos ecossistemas através da relação entre sol, água, ar, temperatura entre outros.

Um caso bem específico que explica isso é a interdependência que há entre a hidrografia, o relevo e o clima que estabelecem influências entre si. A seguir vamos falar um pouco mais sobre essa relação e também sobre esses elementos no Brasil.

As Estações do Ano e os Rios

Um grande exemplo de dependência que existe entre a hidrografia, clima e relevo é o surgimento de novos rios a partir do processo de derretimento de neve e geleiras. Os rios também sofrem mudanças devido as alterações no regime de chuvas. Os mananciais passam por oscilações que são causadas pelas diferentes estações do ano.

Com isso conforme as estações mudam os rios e lagos também recebem influências o que cria os períodos de seca e de cheia. As cheias acontecem quando a estação do ano é mais chuvosa e também nos momentos em que o gelo e a neve passam pelo derretimento de forma que aumentam os níveis das águas. Já os períodos de secas acontecem quando vivemos estações do ano que são mais secas e nas quais existe uma redução significativa do nível das águas dos rios.

Relevo e Cursos Fluviais

O relevo tem uma ação de interferência direta nos cursos fluviais uma vez que ajuda a moldar esses cursos com a sua variação, podem ser planícies, planaltos, ter aclives ou declives, depressões, áreas de montanhas entre outros. As águas dos rios ainda se deslocam com mais rapidez o que causa um desgaste do relevo e é esse processo que forma os chamados vales fluviais.

O curso dos rios também promove o transporte dos sedimentos para as áreas que são mais baixas do relevo. Além disso, podemos observar que nas áreas em que as planícies são predominantes os rios seguem uma trajetória curva, a velocidade da água é lenta e como resultado é promovida a sedimentação das margens o que forma o que conhecemos como planícies fluviais.

Relevo e Clima

Em alguns casos o relevo também interfere no clima de uma determinada região, pois pode impedir, por exemplo, que haja a passagem de massas de ar que poderiam modificar completamente o clima de um lugar.

Hidrografia, Relevo e Clima Estão Ligados

O relevo pode ter várias formas, essas formas são determinadas por agentes que são externos ao relevo e que se destacam conforme a quantidade e a periodicidade das chuvas bem como da umidade do ar assim como pela variação de temperatura. Dessa forma concluímos que mesmo que indiretamente o clima influencia a forma que o relevo irá tomar.

Climas Quentes

Em regiões em que o clima é quente o relevo adquire uma forma arredondada pelo trabalho de influência do calor, ar, chuva e umidade. Além disso, o calor e a umidade são responsáveis por uma intensa decomposição das rochas que ficam expostas ao ar da atmosfera. Isso explica porque os solos da zona tropical são em grande parte feitos de finos sedimentos como a argila, por exemplo.

Quando existe falta de umidade do ar são favorecidas as grandes oscilações de temperatura. O calor dilata as rochas que acabam se contraindo com o frio que faz a noite. Saiba que observar as formas do relevo de um determinado local nos ajuda a determinar qual é o clima do mesmo.

Paisagens Diferentes

A grande variedade de paisagens vegetais que existem podem ser explicadas pelo fato de que há a influência de fatores como solo, clima e relevo. A vegetação é um reflexo do clima, isso porque fatores como temperatura, umidade e luz do sol determinam a forma como os vegetais irão se distribuir pela superfície da terra.

O vento, por sua vez, também tem uma ação bastante relevante uma vez que é ele quem faz a disseminação das sementes dos vegetais e ajuda a criar novas culturas levando as sementes para pontos distantes.

Relevo do Brasil

O Brasil possui três tipos bem marcados de relevo que são planalto, planície e depressão. O primeiro é aquele formado através de formações eólicas (através do vento) ou então pela água. Já as planícies são áreas planas e mais baixas, se destacam em nosso país as planícies do Pantanal, Litorânea e Amazônica.

Clima do Brasil

O clima é basicamente o conjunto de completo de variações do tempo pelo qual passa um lugar. O Brasil tem a influência de massas de ar equatoriais, polares, continentais e polares.

A movimentação de massas em que cada uma vai empurrando a outra e assim ocupa o seu lugar é o que causa as mudanças de uma região em particular. O país tem climas equatorial (quente e úmido), litorâneo úmido, tropical (seco e úmido), semi-árido e subtropical.

Hidrografia

Nosso país tem uma grande variedade de rios, mas não tem tantos lagos. Os rios do país dependem diretamente do regime de chuvas para que possam se alimentar. Uma curiosidade é que o rio Amazonas se alimenta das chuvas, mas também do derretimento da neve da Cordilheira dos Andes, é lá que o rio nasce.

Grande parte dos rios do país é do tipo perene, ou seja, nunca fica totalmente seco. As águas fluviais podem tanto desaguar no mar quanto em depressões que ficam no interior no do seu continente de forma que se infiltram no subsolo. Uma característica bem interessante da hidrografia brasileira é que é bastante utilizada como fonte de energia para as hidrelétricas. Pouco se utiliza para navegação.

Bacias Hidrográficas do Brasil

Chama-se de bacia hidrográfica uma área em que está um rio principal bem como os seus afluentes e os seus subafluentes. Dentre as principais bacias hidrográficas do país estão a Amazônica, do Tocantins, do São Francisco, do Paraná, do Uruguai e as chamadas bacias secundárias que se dividem em três grupos: Bacia do Leste, Bacia do Norte-Nordeste e Bacia do Sudeste-Sul.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *