Preservação Da Amazônia

A Amazônia compreende uma área com 7 milhões de quilômetros quadrados, sendo 5 milhões cobertos pela maior floresta tropical do mundo.

Com territórios pertencentes a nove países, estando no Brasil sua maior parte (60%), a Amazônia representa mais da metade das florestas tropicais remanescentes no planeta e compreende a maior biodiversidade de floresta tropical do mundo.

Este imenso biosistema abriga simplesmente 15% de todas as espécies de plantas e animais conhecidas no planeta. E, apesar dos números expressivos, calcula-se que apenas um décimo da biodiversidade da região foi de fato estudada. Não há dúvidas que a importância deste patrimônio é imensurável.

Preservação Da Amazônia

Preservação Da Amazônia

Estudos mostram que as florestas tropicais ajudam a estabilizar o clima, absorvendo o dióxido de carbono da atmosfera. Acredita-se que o excesso de dióxido de carbono contribua para as mudanças climáticas através do aquecimento global. As florestas tropicais têm, portanto, um importante papel para minimizar o aquecimento global, além de afetarem as condições de clima, por influírem na precipitação e moderarem a temperatura, ajudando a manter o ciclo d’água, por exemplo.

O Desmatamento, Um Grande Vilão Da Floresta

Você sabia que, até 2025, 75% da floresta pode ser perdida? É o que pode acontecer, de acordo com dados do Banco Mundial, se mantiverem os atuais patamares de desmatamento, queimadas e mudanças climáticas.

Preservação Da Amazônia

Preservação Da Amazônia

O desmatamento é a conversão de áreas florestais para áreas não florestadas, como através de assentamentos humanos e o desenvolvimento da terra. Como o acesso à floresta era restrito antigamente, até 1960 a floresta permaneceu intacta. No entanto, após a exploração do território, a construção de fazendas, nas quais o solo fica fértil apenas por um curto período de tempo, fez com que elas se multiplicassem por toda a extensão da área. Tais práticas agrícolas levaram ao desmatamento e causaram extensos danos ambientais.

Entre 1991 e 2000, a área total de floresta perdida na Amazônia subiu de 415.000 para 587.000 quilômetros quadrados, sendo 70% das terras anteriormente florestadas da Amazônia usadas para pastagem de gado.

A Importância Da Preservação

Diante de todo este cenário, torna-se crucial preservar o território amazônico. O Brasil conta o privilégio de ter grande parte deste patrimônio e tem grande responsabilidade em zelar por sua proteção.

Preservação Da Amazônia

Preservação Da Amazônia

É preciso entender que a floresta não traz benefícios apenas para o setor agrícola, hidrelétrico e para a atividade industrial, mas que sua preservação pode evitar eventos climáticos extremos no centro-sul do país.

Alguns projetos estão sendo encabeçados, visando a diminuição do desmatamento. Grandes ONGs brasileiras criaram o pacto Desmatamento Zero na Amazônia, visando a adoção de metas ousadas para a redução do desmatamento e criando incentivos econômicos para a conservação e uso sustentável da floresta.

Algumas leis obtiveram sucesso neste contexto, porém, é necessário um esforço maior em políticas públicas para garantir a preservação de um dos maiores patrimônios da humanidade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *