Parque do Cantão

 Passear é uma das atividades preferidas da maioria das pessoas. Isso porque, a possibilidade de tirar um tempo livre só para si, além de descontrair e sair da rotina que o mundo impõe a todos, é uma ótima maneira de renovar as energias e dar um gás ao organismo, principalmente ao cérebro, que muitas vezes é bombardeado pelos problemas mundanos, gerando males como o estresse, por exemplo.

E, quando o assunto é passeio, muitos locais vêm à mente. Algumas pessoas preferem pegar uma praia, tomar um banho de mar ou simplesmente ficar sentado a areia contemplando a bela paisagem e as outras pessoas que também resolveram visitar a praia. Outra, no entanto, já prefere um contato mais “verde” com a natureza, e por isso preferem se refugiar em sítios ou acampamentos.  Algumas ainda preferem alçar voo e conhecer outros lugares, principalmente estrangeiros. Enfim, existem passeios para todos os gostos e bolsos.

Um dos locais preferidos das pessoas para passarem momentos relaxantes e em contato com a natureza, assim como a praia e sítios, são os parques, onde estão reunidos, geralmente, os espécimes animais da região e, também, uma grande variedade de plantas. Podemos considerar que os parques são verdadeiras reservas verdes em plenas selvas de concreto.

E, o nosso artigo de hoje irá falar sobre o Parque Estadual do Cantão. Aqui, você vai conhecer um pouco mais sobre esse parque, bem como irá ter acesso a algumas informações interessantes sobre essa que é uma das reservas ambientais mais bonitas do Brasil. Vamos lá?

O Parque Estadual do Cantão

O Parque Estadual do Cantão é uma reserva ambiental que está localizada no Tocantins, último estado formado no Brasil atualmente. Faz parte do Sistema Estadual de Unidades de Conservação, o SEUC, que é gerido pelo governo estadual tocantinense.  Segundo estimativas do órgão que administra o parque, o tamanho total dele é de 90 mil hectares, no qual as cidades de Pium e Caseara cedem parte de seu território para o parque.

A reserva ambiental protege o Cantão, que é o delta do rio Javaés, no qual está localizado um rico ecossistema que guarda as peculiaridades animalescas e vegetais daquela região.  Nesse mesmo rio, está formada a Ilha do Bananal, que é considerada a maior ilha fluvial de todo o planeta.

Quando do período das cheias do rio, praticamente toda a área do parque é inundada, sendo que o ecossistema dessa porção se assemelha muito ao dos igarapés amazônicos.  Por ser um rico ecossistema, a área da reserva é rodeada de interesse, passando pelas áreas tecnológicas e científicas, chegando até as áreas sociais e econômicas.

Um dos motivos para que haja uma grande biodiversidade na região de Cantão é que ele está localizado numa área de encontro entre dois biomas, que é o amazônico, mais ao norte e oeste, com o do cerrado, mais ao sul e ao leste. Com o entroncamento formado entre os dois biomas, o pesquisador e até mesmo visitante pode notar que dá para ter uma noção clara dos dois biomas, já que, de um lado do delta, estão as características do bioma amazônico; já do outro, estão as características do bioma cerrado. O estudo das espécies de cada bioma, por conta dessa divisão natural, é muito facilitada e próxima aos pesquisadores, dando melhores resultados nos estudos.

O parque é recheado com mais de 1000 lagos, sendo que também é um local propício para o estudo das espécies que vivem tanto dentro dele quanto ao entorno. Por causa da presença desses lagos, a vida, tanto vegetal quanto animal, se manifesta com mais densidade, facilitando ainda mais identificação de quais são as formas de vida que sobrevive nesse meio. Uma das vantagens desses lagos é que os peixes nativos desse local se reproduzem em tais lagos e, em época de seca, os lagos ficam isolados um dos outros, o que facilita a reprodução e evita predadores e também pescas indevidas.

O parque também concentra a maioria da floresta remanescente do Araguaia, sendo que essa floresta também é inundada em época das cheias do rio. O cantão também é muito conhecido por apresentar, ao longo de todo o parque, muitas ilhotas e praias, nas quais os animais nativos dessa área utilizam tais locais para sua reprodução e sobrevivência. A aparição de animais como ariranhas, irarás e outros são frequentes. Quem gosta de observar a rotina desses animais, sem dúvida, irá adorar o passeio. Nessas ilhas também costumam aparecer aves que utilizam o solo arenoso do local para buscar alimentos e procurar abrigos para a confecção de ninhos.

Como Visitar o Parque Estadual do Cantão

Se você se interessou pelo Parque Estadual do Cantão e deseja realizar uma visita, é necessário que você tenha em mente que este local é uma reserva ambiental, na qual o bem estar tanto dos animais quanto das plantas deve ser respeitado.  Se você não for morador da redondeza, ou ainda, residir em um estado com climática diferente, é indispensável que você se vacine antes de embarcar na viagem, para evitar possíveis doenças.

Antes de viajar, se programe, reservando dinheiro e itens indispensáveis na viagem, como protetor solar, água, entre outros. Em 2012, foi noticiado que uma infraestrutura especializada seria aberta no Cantão, para atender tanto os turistas nacionais quanto os internacionais, com guias que deixam os turistas a par de tudo o que acontece no parque, além de outros equipamentos que visam deixar a empreitada muito mais emocionante e incrível.


Se pretender passar alguns dias no local, procure reservas em um hotel próximo com antecedência, para evitar gastos desnecessários e transtornos futuros.  Pousadas caseias também são uma ótima opção se você pretende conhecer um pouco mais da cultura e da culinária dessa região. Muitas oferecem preços bem bacanas e fornecem um serviço bastante satisfatório.

O parque possui muitas trilhas, sendo necessário, portanto, o uso de um calçado bastante reforçado. Como já dito anteriormente, o respeito ao meio ambiente é essencial. Portanto, evite criar transtornos aos animais, não os alimente e, principalmente, não os perturbe. Assim, é possível conhecer tranquilamente tudo o que Cantão tem a oferecer aos seus turistas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *