Papua Nova Guiné – Clima

Situado na ilha de Nova Guiné (a segunda maior do planeta com 786 000 m2) e algumas outras como Nova Irlanda, Nova Bretanha e Arquipélago dos Lusíadas, Papua Nova Guiné, é um estado da Oceania. Tem fronteira terrestre somente com a Indonésia na ilha de Nova Guiné, essa fronteira tem extensão de 820 km. Esse território sofre com a incidência de alguns problemas de ordem natural como vulcões em atividade que ficam localizados ao longo do Círculo de Fogo do Pacífico, tsunamis e terremotos.

Um país que possui mais de 70% do seu território coberto por florestas e está situado numa área de monção. A seguir explicaremos um pouco mais sobre a fauna e a flora desse pequeno paraíso terrestre e como funciona o seu clima.

Conhecendo Melhor Papua Nova Guiné

O país passou em sua história pela ocupação de diferentes nações como Holanda, Portugal, Espanha, Reino Unido, Japão, Alemanha e Austrália. Foi somente no ano de 1975 que a nação conseguiu a sua independência e entrou para a Comunidade Britânica que consiste num grupo formado por Reino Unido e algumas de suas ex-colônias.

Belezas Naturais de Papua Nova Guiné – Fauna e Flora

Fauna

Incluído na ecozona denominada de Australásia (que conta também com Austrália, Indonésia Oriental, Nova Zelândia e ilhas do Pacífico), Papua Nova Guiné, é uma extensão da histórica Placa Indo-Australiana. Sua ligação com a parte australiana se deve a presença de uma estante continental rasa que em outros momentos climáticos do planeta como nas idades do gelo criava uma espécie de ponte devido a variação do nível do mar.

Uma das consequências dessa ligação existente em outras eras é notada por meio da observação das espécies semelhantes que existem em Papua Nova Guiné e na Austrália. Alguns tipos de marsupiais são encontrados somente nesses dois territórios. Para se ter uma ideia algumas espécies que são encontradas nos dois territórios não tem semelhantes em outras ilhas próximas como Nova Bretanha ou Nova Irlanda, estas não tem nenhum tipo de ligação de terra.

Flora

Em relação à flora existem muitos exemplares pertencentes a flora da Antártica que se separou do território em que hoje existe a Austrália e a Nova Guiné há cerca de 45 milhões de anos. Há forte presença de coníferas como as Araucárias e no território de Papua Nova Guiné existe uma floresta tropical que combina parte da flora australiana com parte da flora da Antártica.

Como é o Clima em Papua Nova Guiné?

Por estar situado nos trópicos, o território de Papua Nova Guiné que fica no Hemisfério Sul a norte da Austrália, tem clima tropical durante todo o ano. Uma das características mais marcantes do seu clima é apresentar monção do norte entre os meses de dezembro a março e monção do sul no período entre os meses de maio a outubro.

O termo monção se refere aos ventos sazonais que intercalam estações chuvosas e secas em climas tropicais, contudo, também pode se dar em climas subtropicais. Os períodos em que os ventos sopram têm como principal característica o elevado nível pluviométrico. O período do ano em que as chuvas se apresentam com mais força em Papua Nova Guiné vai do mês de junho a setembro. Não há grande amplitude térmica sendo que os termômetros se mantém entre 25° e 30°C.

No entanto, é importante destacar que as temperaturas mais elevadas são mais comuns na costa sendo que as regiões de interior apresentam temperaturas mais baixas devido a umidade. Nos cumes das montanhas é possível ter sensações térmicas baixas enquanto que na ilha como um todo a média é de 19°C.

Risco de Desaparecimento

Algo que tem voltado os olhos do mundo para Papua Nova Guiné nos últimos anos é o risco elevado de que algumas de suas ilhas simplesmente desapareçam sendo encobertas pelo oceano devido ao aumento do nível do mar decorrente do aquecimento global. Para se ter uma ideia já foi realizado o trabalho de remoção da população que habitava as ilhas de Carteret, pois em cerca de 15 anos é bem provável que o território já tenha sido coberto pelo oceano.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *