Pantanal do Mato Grosso

O pantanal do Mato Grosso é uma área com cerca de 230 mil quilômetros quadrados considerada uma das maiores áreas alagáveis do planeta, sendo uma importante área de reserva da flora e fauna brasileira, atraindo visitantes e turistas do mundo inteiro pelas suas belezas naturais e espécies nativas exuberantes que existem lá.

Alagado

Localização geográfica e formação

O Pantanal mato-grossense é composto pela planície alagável que se encontra nos estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, leste da Bolívia e norte do Paraguai. O pantanal mato-grossense recebe boa parte das águas que drenam da bacia hidrográfica do Alto Paraguai, oferecendo um ambiente propícia para o desenvolvimento de uma flora e fauna de beleza rara e rica abundância, que recebe a influencia de 4 biomas diferentes: errado, Amazônia, Mata Atlântica e Chaco.

Mata

As águas do Pantanal Mato-grossense

O Pantanal no Mato Grosso é um grande reservatório de água para o Brasil e para o planeta, com variantes dos níveis de água determinados pelas estações do ano. Entre os meses de novembro e março é o período de enchentes no norte do Pantanal e entre os meses de maio e agosto no Sul, nesses períodos de chuvas intensas normalmente os rios transbordam inundando extensas áreas de terra alagáveis. Esta variação da estação das chuvas regula a vazão das águas e cria na região um sistema único de lagos, canais e baías que agregam-se aos rios e as áreas de inundação permanente, que abriga uma fauna riquíssima e muito diversificada, com cerca de 260 espécies de peixes catalogados e cerca de 600 espécies de aves também catalogadas por pesquisadores e biólogos, que estudam incansavelmente o ecossistema do Pantanal Mato-grossense. A hidrografia é formada basicamente por rios sinuosos, pequenos e grandes lagos além dos canais de drenagem de formação natural. As inundações perduram normalmente por um período médio de 8 meses, mas existe uma variação anual em relação a extensão e também a duração.

Rios

Reserva natural

O Pantanal do Mato Grosso é reconhecido como sendo uma das mais importantes reservas naturais do mundo, dada a sua diversidade e exuberância da flora e da fauna, sendo catalogado pela UNESCO como Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera. São milhares de aves que migram de norte a sul dessa região, seja em bandos ou em vôos solitários, numa profusão de cores, formas e sons que impressiona os visitantes. Mas a fauna pantaneira não é feita só de aves e peixes, também é nesta região que é encontrada a onça-pintada, o maior felino do Brasil, além de animais como o gato-do-mato, cachorro-vinagre, lobo guará, jaguatirica, anta, tamanduá bandeira e tamanduá mirim, cotia, quati, porco-do-mato, tatus, lagartos, jacaré, crocodilos e mais uma infinidade de animais que ao lado de uma flora muito diversificada formam o que os pesquisadores denominam o complexo Pantanal, dada a grande da diversidade de sua flora e fauna.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Queria o solo só nãão achei, mais ajudou muito :p
    #Trabalho #De #Ciências #Ecologia #Muito #Obrigado #Pela #Ajuda

    3324thata 30 de março de 2014 21:52

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *