Pangéia e a Origem dos Continentes

A idade geológica da terra é calculada em cerca de 4 a 5 bilhões, divididos em eras, em épocas, em períodos, em fases e idades. Esses períodos temporais e as formações e transformações características que cada período é estudado pela ciência denominada geologia, que defende a tese de que a terra no início era coberta por uma substancia quente e derretida, que foi se resfriando, se solidificando e formando as rochas que originaram a crosta terrestre. A partir daí surge a teoria da Pangéia e outras teorias para a formação dos continentes. Neste artigo nós vamos falar um pouco sobre a pangéia, seu conceito, as teorias de formação dos continentes, e muitas outras curiosidades sobre este interessante assunto.

Dobramentos

O Que é a Pangéia?

Pangéia é o nome dado ao todo da crosta terrestre, ou seja, quando ainda existia um só continente este foi denominado de pangéia. A palavra pangéia tem origem grega, onde “pân” significa inteiro, todo, apresentando uma clara noção de universalidade, totalidade, formando um bloco único de terra, “gea”. Este continente único ou supercontinente chamado de pangéia, existiu até duzentos milhões de anos, na era chamada de Mezopotânia, a partir do qual teria dado origem aos continentes existentes no mundo contemporâneo.

Teoria da Deriva Continental

A teoria da deriva continental foi apresentada pela primeira vez no ano de 1570 por Abraham Ortelius, um cientista holandês, responsável também pela produção do primeiro Atlas Moderno, contendo 139 mapas desenhados e coloridos a mão. Segundo a teoria da deriva continental ao longo de milhões de anos, sob a ação de inundações, terremotos e outras intempéries o supercontinente se separou dando origem aos 3 continentes, a África, a Europa e as Américas, muito lentamente.

Modernos

Laurásia e Gondwana

Alfred L. Wegener, metereologista alemão, apresentou outra hipótese, na qual há duzentos milhões de anos existia o supercontinente da Pangéia e a  Pantalassa, um único oceano e por causa da pressão interna do centro da terra a pangéia rachou e um braço do oceano a dividiu, originando dois grandes continentes: Laurásia e Gondwana. Ao norte Laurásia, que seria formada pela Europa, Ásia, Groelândia e a América do Norte e ao Sul, Gondwana formada pela Antártida, Austrália, Índia, África, Nova Zelândia e América do Sul. Passaram-se milhões de anos quando houve nova separação entre a Eurásia e a América do Norte e entre África e a América do Sul, Oceania e a Índia, que teria se tornado uma ilha do oceano Indico. Ao longo do tempo esses continentes seguiram se deslocando até chegar a atual configuração.

Pangéia e a Origem dos Continentes

Comprovações Científicas e a Geologia

Existem muitas comprovações científicas a respeito da pangéia, do grande continente que teria se separado formando os atuais continentes. Restos de materiais das bordas dos continentes que comprovariam que eles têm as mesmas origens, como florestas, rochas, fósseis, e muitos outros. A pangéia e as teorias sobre a formação dos continentes são um dos objetos de estudo da geologia, que desperta muito interesse dos cientistas e de todos os interessados na formação da terra.

O Que é Pangeia Resumo

Este é nome dado para todo uma crosta terrestre, esse nome foi dado quando era apenas um só continente. Essa palavra vem da origem grega “pan” que significa inteiro, ela apresenta uma noção de universalidade, uma formação única do bloco terrestre, “gea”. O supercontinente que foi chamado de Pangea ficou existente até duzentos milhões de anos, isso foi na era chamada Mesopotâmia, e teria dado a origem que existe no mundo contemporâneo.

O Que é Pangeia Resumo

O Que é Pangeia Resumo

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • e como c formou as montanhas do Himalaia?

    Ezequias S. B 18 de maio de 2011 1:10
  • esse site é muito bom!!!

    lucas 23 de outubro de 2012 17:34
  • as montanhas do himalaia foram quando os paises da india e o continente da asia e chocaram e no meio se deslocaram para baixo

    Nomegustavo 28 de novembro de 2012 22:58
  • Esse site min ajudou muito no trabalho de ciências que valia como teste…

    pedro H 2 de abril de 2013 22:30

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *