Oceano Índico: Belezas e Curiosidades

Oceanos

Os oceanos são uma imensidão de água salgada presente em mais de 70% da superfície da Terra, com uma profundidade que alcança mais de quatro mil metros. Ao todo, temos cinco oceanos: Pacífico, Atlântico, Índico, Glacial Antártico e Glacial Ártico. Grandes extensões de água de extrema importância ambiental e econômica.

Talvez o mais mencionado seja o Oceano Atlântico, uma vez que a ponte área entre a Europa e as Américas é bastante conhecida. Mas, há mais de uma década o Oceano Índico tomou os noticiários quando, em 2004, tornou-se o epicentro de um dos maiores tsunamis da história. Um terremoto 9.1 na escala Richter provocou uma grande onda que atingiu 14 países e matou 230 mil pessoas.

Oceano Índico – Localização

Está localizado entre a Oceania e Ásia ao leste, a Ásia ao norte e África ao oeste, banhando o litoral nordeste da África, o litoral sul da Ásia, o noroeste da Indonésia, o oeste e o sul da Austrália, além de se conectar com o Mar Mediterrâneo pelo Mar Vermelho e o Canal de Suez. Já foi uma das principais rotas de comércio do mundo na época das Grandes Navegações (séculos XV e XVI), por isso é conhecimento, também, como o Mar das Índias.

Características

Estima-se que ele tenha, aproximadamente, 73,4 milhões de quilômetros quadrados de extensão, 290 milhões de metros cúbicos de água salgada e quatro mil metros de profundidade, banhando cerca de 40 países.

Assim como as florestas e rios, os oceanos possuem uma rica biodiversidade. Milhares de espécies de animais, plantas, entre outros seres vivos, vivem nele, usufruindo de um clima tropical e temperado. Isso significa que a temperatura na região do Índico não varia muito. No clima tropical, por exemplo, os meses do ano costumam manter a temperatura em 18 graus, com muita chuva e não tem inverno. No clima temperado a temperatura também se mantem regular, acima de 10 graus nos meses quentes e entre -3 e 18 graus nos meses mais frios.

Os ventos e moções – ventos sazonais que geralmente ocorrem entre as estações chuvosas e seca -, são uma das importantes características do Oceano Índico, responsáveis pela sua umidade e chuvas intensas.

Seus principais mares são Mar Vermelho, Golfo Pérsico, Mar da Indonésia, Mar das Laquedivas e Mar de Andamão. A diferença entre oceano e mar consiste, basicamente, na profundidade e na extensão de suas águas. Os mares têm baixa profundidade e uma extensão territorial menor, geralmente são mais estreitos e mais próximos da crosta terrestre.

Suas Ilhas

É claro que os oceanos têm ilhas. No caso do Índico, tem-se as ilhas Madagascar (a maior do mundo), Sri Lanka, Maurício, Reunião, Maldivas, Bali, Sumatra, Java, Socotra, Sulawesi, Seychelles, Zanzibar, Lamu, Arquipélago das Quirimbas e Arquipélago de Bazaruto.

Para se ter uma ideia das belezas de tais ilhas, vários filmes foram gravados em algumas delas. A Praia (2000), filme com Leonardo Di Caprio, foi gravado nas Ilhas Ko Phi Phi, localizada na Tailândia, sobretudo na praia Maya Bay, uma das mais famosas graças ao filme. Cenas do longa-metragem James Bond: 007 contra o Homem com a Pistola de Ouro (1974) também foram gravadas em Phuket, ilha localizada no sudoeste da Tailândia, no Mar Andamão.

O desastre causado pelo tsunami também foi retratado no cinema pelo filme O Impossível (2012), estrelado por ninguém menos que Naomi Watts. O longa, lembra a tragédia a partir da história de uma família que passa férias em um hotel na praia Patong, a oeste da Ilha Phuket. Naomi Watts levou a estatueta do Oscar de Melhor Atriz por sua atuação no filme.

Curiosidade

As belezas da região não param por aí. Existe até uma cachoeira subaquática nas Ilhas Maurício, localizada no Oceano Índico a dois mil quilômetros de distância da África. O efeito ilusório, na verdade, só pode ser visto ao sobrevoar a ilha e só acontece quando areia e silte – fragmentos de rocha ou partículas menores que um grão de areia, que entram na formação do solo ou de uma rocha sedimentar -, são deslocados pelas correntes marítimas e se misturam, criando a impressão de que há uma cachoeira entre a fenda na água.

Incrível não é mesmo? Sem dúvida uma das belezas naturais do mundo que precisa ser preservada.

Problemas Ambientais

Infelizmente, os oceanos, apesar de toda a sua imensidão e dos pontos completamente isolados, não estão livres de problemas ambientais. Muito pelo contrário. O descarte de lixo, o despejo de esgotos não tratados e resíduos industriais são alguns dos problemas que ameaçam a sobrevivências de sua biodiversidade.

O plástico, por exemplo, talvez seja o maior problema. Como é um material de difícil decomposição, prejudica não só o meio ambiente, mas sobretudo os animais. Alguns chegam a se alimentar de plástico e a morrer justamente por isso. Toneladas de resíduos sólidos são despejadas todos os anos nos oceanos. No Oceano Índico, infelizmente, não é diferente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *