O Que São Resíduos Desconhecidos?

No meio ambiente vamos encontrar diversos resíduos que podem ser naturais ou químicos. Alguns desses resíduos são importantes para o funcionamento correto do nosso ecossistema e nos ajuda no desenvolvimento e no andamento das nossas necessidades básicas do dia a dia. Por outro lado, vamos encontrar também, uma diversidade de resíduos que prejudicam e muito a vida saudável de diversos seres vivos. Esses resíduos largados na natureza podem levar a uma população inteira sofrer imensos prejuízos e dependendo da gravidade até um desequilíbrio ecológico.

Mais abaixo separamos alguns exemplos de resíduos desconhecidos que jogados à natureza podem prejudicar a nossa sobrevivência e ainda causar um desequilíbrio ambiental. Cada um desses resíduos pode ser liberado por organizações diferentes ou até por nós mesmos. Saiba quais os resíduos que mais afetam o meio ambiente e os prejuízos que eles causam.

O Que São Resíduos Desconhecidos?

O Que São Resíduos Desconhecidos?

Como Identificar Um Resíduo Desconhecido

A começar esses resíduos geralmente são liberados por grandes indústrias químicas. Por lei, toda e qualquer instituição que movimentar resíduos que possam causar algum tipo de intoxicação em um grupo de pessoas, é considerado perigoso ou meio ambiente e dessa forma tem que ser cuidadosamente manejado. Esse manejo inclui não apenas o tratamento dentro da própria instituição como também o despejo desse material na natureza.

Para controlar o despejo, todas essas substâncias devem conter informação em caixas ou recipientes especialmente desenvolvidos para tais.

O Que Fazer Com Resíduos Desconhecidos?

Primeiramente deve ser feito uma análise da sua composição química para tentar chegar aproximadamente a um resultado de que tipo de resíduo é o do caso. Mesmo com essas ações, se ainda assim o resíduo não for identificado, tratá-lo sempre como resíduo tóxico para evitar possíveis problemas.

O Que Fazer Com Resíduos Desconhecidos?

O Que Fazer Com Resíduos Desconhecidos?

Como Fazer o Descarte De Resíduos Desconhecidos

Primeiramente o resíduo deve ser rotulado como “Resíduo desconhecido”. O custo de descarte desse tipo de substância ainda é muito elevado para as empresas então muitas preferem custear pequenas análises de suas composições antes de classificar como um resíduo desconhecido para que a eliminação seja feita sem tantos gastos. De fato isso pode ser uma sugestão em casos de serem identificados determinados componentes químicos e tóxicos em grande quantidade, mas ainda assim, a instituição corre um risco de causar algum tipo de desequilíbrio.

Para descarte final, deve sempre ser encaminhado para incineração, aterro industrial ou qualquer outro tipo de local onde não exista o contato direto com pessoas, animais ou ambientes naturais como matas e florestas.

Estudos

Existem alguns estudos e pesquisas que podem ser feitos para tentar identificar algumas características desses resíduos desconhecidos. Selecionamos alguns dos principais estudos, mas salientamos que estes jamais devem ser feitos sem os cuidados e a aparelhagem própria para o tratamento de produtos tóxicos.

Reatividade Em Ar

Para esse estudo, você deve colocar 5 gotas aproximadamente do resíduo que não foi identificado em um vidro de relógio e deixá-lo exposto ao ar, em uma capela, que seria mais ideal. Durante esse tempo, você precisa observar e anotar caso ocorra ou não alguma evidência de reação química. Toda e qualquer ação sofrida pela substância deve ser levada em questão.

Reatividade Com Água

Você vai homogeneizar o resíduo e acrescentar 3 gotas dele em um vidro de relógio. Vai ainda acrescentar mais 3 gotas de água e observar se existe formação de alguma chama, gás ou qualquer outro tipo de reação mais violenta que possa ser levada em questão. Assim como no estudo acima, toda e qualquer ação sofrida pela substância tem que ser levada em conta.

Solubilidade Em Água

Você vai colocar 2 ml de água em uma proveta de 5 ml. Vai então adicionar 2 ml do resíduo desconhecido e agitar afim de observar se existiu ou não a presença de fases. Caso tenha existido, anotar a quantidade, qual o tipo de fase, as mudanças ocorridas e o tempo para que a mudança tenha sido feita. Se o resíduo desconhecido for solúvel em água observe se a presença das substâncias do resíduo são inorgânicas ou orgânicas polares.

Inflamabilidade

Você deve introduzir um palito de cerâmica no resíduo desconhecido, deixe cair o excesso e

leve à chama ou à elevada temperatura para analisar se existe ou não a presença de compostos tóxicos.

Analisar a Presença De Compostos Clorados

Você vai colocar 2 ml de água em uma proveta de 5 ml de capacidade. Depois vai adicionar 2 ml do resíduo desconhecido e observar a reação. Resíduos com compostos orgânicos halogenados apresentam-se em composição mais densa que a água. Já os compostos halogenados, quando misturados, a água ficará acima do resíduo e não haverá mistura entre eles.  Para testar a presença de compostos orgânicos clorados você vai aquecer um fio de cobre ao rubro na chama do bico de Bunsem. Quando existir o resfriamento desse fio, você vai mergulhá-lo no resíduo desconhecido e levar os dois a chama novamente. Se a coloração resultante for verde, indica que existem compostos colorados na formação desse resíduo.

Analisar a Presença De Cianetos

Para esse estudo, você precisará analisar se o pH do resíduo desconhecido é maior, menor ou igual a sete. Se o resultado for menor ou igual a sete, você pode concluir que a concentração de cianeto não apresenta tanta significância. Se a concentração do pH for maior que 7, você precisará realizar alguns testes mais específicos para saber o nível de íons de cianeto presentes na substância.

Resíduo Oxidante

Para saber se existem compostos oxidantes no seu resíduo desconhecido, você precisará adicionar de 0,1 a 0,2 gramas de iodeto de sódio ou potássio para cada 1 ml de uma solução que apresenta 10% do resíduo dissolvido em água. A coloração para essa mistura deve apresentar-se em uma coloração amarelo – marrom para não indicar a presença de compostos oxidantes. Se a mistura resultar em uma coloração roxa escura, indica que há presença de compostos oxidantes no resíduo testado.

Vocês puderam observar alguns testes que podem ser feitos para identificar alguns compostos em resíduos desconhecidos. Evite fazer qualquer um destes testes acima, sem o devido conhecimento no assunto para evitar acidentes ou qualquer tipo de infecção, intoxicação. Esses resíduos não devem ser utilizados em testes caseiros ou por pessoas sem conhecimento específico em química e/ou física.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *