O Que é Tundra?

A formação geográfica do nosso planeta nos permite ter uma variedade de clima e vegetação muito extensa. É possível você conhecer, em uma mesma região, diversos tipos diferentes de vegetação enquanto em outras regiões, uma única vegetação predomina, mas evolui de forma diferente.

Mais abaixo vamos conhecer a Tundra, uma vegetação muito típica de uma única região do nosso planeta e que você não encontrará em outras mais. A tundra ainda não é muito popular, mas é muito conhecida por predominar nas extremidades do nosso planeta inteiro.

.

Se você ainda não conhece a Tundra, esta é a grande oportunidade de saber mais sobre esse tipo de vegetação.

O que é Tundra?

A Tundra é a vegetação predominante nas regiões muito frias do planeta. É uma vegetação rasteira que ficam costumeiramente cobertas de gelo, justamente por estarem localizadas nas duas regiões polares do planeta Terra, onde as baixas temperaturas predominam durante a maior parte do ano.

No verão, o gelo vai derreter e a tundra irá se desenvolver bem para suportar a próxima temporada de frio.

Esta é uma vegetação muito resistente e não é a toa que é comum nessa região do planeta, onde na maior parte do ano, as temperaturas são negativas e toda a superfície fica recoberta de gelo.  A tundra também não vai exigir muita incidência dos raios solares durante o ano, podendo ficar sem sol por um período mais extenso do que as vegetações comuns em outras partes do planeta.

O Que é Tundra?

O Que é Tundra?

Devido a temperatura baixa e a falta de luz, a incidência de fungos, ervas, liquens e pequenos arbustos será muito comum nas regiões onde a tundra predomina. A Tundra é um dos biomas que recebe destaque no ecossistema do nosso planeta.

Localização

Apesar de ser comum nas regiões polares, a tundra é mais comum na Sibéria, que fica ao norte da Rússia, ao norte do Canadá que é a região mais próxima do polo norte desse país, na Groelândia, na Suécia, no Alasca, na Noruega e na Finlândia.

Dependendo do local onde ela é encontrada, existirão dois tipos de tundra que vamos conhecer mais abaixo.

Tundra Alpina

Tundra

Tundra

Esse primeiro tipo de tundra pode ser encontrado em qualquer parte dos polos terrestres, mas essa vegetação é mais comum em pontos mais altos como as montanhas. A tundra alpina já exige uma temperatura mais baixa por isso prefere os pontos mais elevados da região polar, pois também será ambientada em uma região onde os ventos são mais intensos.

Nessa região você vai encontrar as ervas, os arbustos e os musgos e essas plantações servirão como alimentos para alguns animais comuns nesses locais como cabras das montanhas, alces, marmotas e até mesmo insetos.

Tundra Ártica

O segundo tipo de tundra que vamos encontrar no planeta, é a tundra ártica e você a encontrará tanto na região polar do norte quanto na região polar do sul. Essa  vegetação já sofrerá influência direta da escassez de luz e das chuvas, do excesso de frio e da falta de umidade da região.  Como ela cresce exatamente nas regiões e nos períodos mais frios, você não encontrará árvores nessa região, pois elas não conseguem se desenvolver com temperaturas tão baixas.

Fauna

A fauna desse bioma merece destaque porque são poucos animais que buscam sobrevivência em regiões tão frias, mas mesmo tão diferentes muito animais buscam alimentos apenas nesses biomas.  São animais de grande e pequeno porte e em sua maioria são herbívoros. Animais como os bois almiscarados, os lemingues,as renas e as lebres do ártico são os mais comuns nesse bioma.

Os animais mamíferos e as aves apresentam-se mais na tundra durante o verão e durante o inverno, já devidamente alimentados, migram para uma região mais quente para manter-se aquecidos. Animais como os ursos polares, bois cor de rosa e lobos árticos são também animais comuns dessas regiões e que sobrevivem a partir da tundra. Diferente dos citados mais acima, esses animais já desenvolveram uma forma de adaptação que os permite passar todo o ano nessas regiões. Eles desenvolveram proteções como camadas de pelo extra para aquecer em temperaturas mais frias ou então camadas de gorduras sob a sua pele que os ajuda também a manter-se alimentados durante a hibernação.

Os répteis e os anfíbios já são bem raros nessas regiões porque eles não suportam temperaturas muito reduzidas.

Clima

Que a tundra é uma vegetação típica de regiões muito frias já sabemos, mas mesmo assim, ela precisa de determinadas características climáticas para se desenvolver corretamente. Então vamos conhecer um pouco sobre essas características climáticas. O clima nesse bioma apresenta verões muito curtos onde aos dias são mais longos do que a noite. Nesse período a temperatura vai variar entre 4 e 8 graus mas geralmente não excede os 6 graus. No período da noite, a neve cai e acaba por acumular-se e como os locais mais baixos dessa região apresentam ventos mais fortes, os animais que sobrevivem nessas áreas, acabam permanecendo apenas nesses locais para procurarem alimentos, de resto, mantêm-se resguardados em seus habitats.

A precipitação da tundra é muito reduzida mantendo-se  entre 35 e 75 centímetros mesmo com a neve derretida. Como não existe muita precipitação nessa região, a tundra torna-se muito úmida e encharcada já que a evaporação da água nessa região faz-se de forma muito lenta e como também não existe drenagem no solo da região, mesmo durante o verão, não tem como manter-se um ambiente mais seco.

Durante os dois meses do verão, a tundra apresenta temperaturas com cerca de 12 graus e os dias, como falamos mais acima, são mais longos chegando a durarem quase 24 horas consecutivas. Devido o clima um pouco mais alto, a camada superficial de gelo que fica no solo se descongela, mas mesmo assim a água proveniente desse gelo não consegue infiltrar-se no nas camadas mais inferiores. Com isso formam-se pequenos pântanos e alguns charcos nesses locais que servem também como forma de hidratação para os animais que vivem na região.

.

Devido essa umidade existirá um crescimento da vida vegetal no local e este será mais que suficiente para alimentar os animais que vivem na região sem problema de escassez durante a estação mais quente do ano.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *