O Que é Fitoterapia? Qual Significado De Fitoterápico?

Grande parte dos medicamentos nas prateleiras e farmácias apenas existe porque a matéria prima foi retirada da natureza. Não apenas os médicos cadastrados no Ministério da Saúde atuam com esse tipo de medicação como existe classe de profissionais especialistas em apenas fazer o estudo dos vegetais medicinais e ao mesmo tempo aplicar de forma direta no sentido de diminuir sintomas ou até mesmo curar doenças. A classe de trabalhadores fitoterapeutas exercem as funções de acordo com os conceitos da fitoterapia, embora os dois termos não se relacionem com o mesmo significado linguístico.

O Que é Fitoterapia? Qual Significado De Fitoterápico?

O Que é Fitoterapia? Qual Significado De Fitoterápico?

Quais As Origens Da Fitoterapia?

Há milênios os chineses são conhecidos por causa da tradição em curar doenças com o uso de plantas medicinais. A prática também representa constante entre os nativos que foram encontrados em grande parte do mundo desconhecido nos períodos da colonização marítima das potências europeias. Xamãs são índios com classe especial na tribo que atuam como o principal estudante das propriedades, benefícios e malefícios que partes da natureza trazem aos seres-vivos.

Quais As Origens Da Fitoterapia?

Quais As Origens Da Fitoterapia?

Seguindo a ótica da tradição histórica não há como apontar um lugar ou povo que foi pioneiro no uso das plantas medicinais como alternativas para curar desde simples mal-estar até doenças que afetam o organismo de forma perigosa. Porém, de acordo com parte da história aceita por grande parte do mundo o imperador “CHINKEI” tem o título de ser o primeiro que relatou em alfabeto conhecido às características que duas espécies traziam para o organismo: Cânfora e Ginseng.  Isso aconteceu por volta de mil anos antes de Cristo.

Qual Significado e Origens De Fitoterápico?

Fitoterápico representa ramo da medicina que extrai o remédio dos extratos de plantas medicinais para produzir soluções de remédios que recebem processo de indústria antes de chegar ao consumo dos públicos. Em termos científicos são remédios com maior nível seguro para consumir ao levar em conta que existem testes em laboratórios repletos de tecnologia antes de ir às prateleiras.

Quais Diferenças Entre Fitoterápico e Fitoterapia?

As palavras são semelhantes na raiz ao ponto de grande parte do público não especialista não saber ao certo quais as dessemelhanças entre os dois termos. Quando se trata de remédios feitos depois de retirados dos extratos de plantas medicinais o método é fitoterápico. Por outro lado, a fitoterapia representa forma exclusiva para caracterizar as medicinas que surgem no âmbito popular, sem um inventor, mas sim uma cultura percursora. A falta de iniciativa de pesquisa cientifica para certos remédios representa ponto contraindicado por médicos diplomados e organizações mundiais que atuam para melhorar a qualidade de saúde em nível global.

Existem as listas dos fitográficos que são remédios com maior tendência natural, embora também sejam produzidos em processos industriais antes de chegar às farmácias ou nas prateleiras dos hipermercados. Chás tradicionais da atualidade trazem características de distribuição do gênero, quando na antiguidade, desde os servos até os reis tradicionais tinham que tomar o chá feito direto da matéria prima extraída das fontes naturais, ou seja, à base de fitoterapia.

Folclore Do Remédio: Fitoterápico e Fitoterapia

O folclore representa ponto que distingue entre as modalidades que visam tratar com as plantas medicinais. No ramo da fitoterapia se compreende que o Brasil também representa país com tradição folclórica do povo em encontrar soluções para a saúde em remédios caseiros na família há gerações ou absorvidos à mente depois de conversas com amigos.

Nos centros urbanos e rurais brasileiros há variedade de barracas que negociam no comércio informal os ingredientes que servem para curar diferentes tipos de problemas na saúde. A medicina tradicional desaprova o consumo. Populares por vezes não acreditam nos médicos por achar que indicam remédios caros porque estão ligados à indústria fabricante de alguma maneira.

Quais Principais Vantagens e Ricos Da Fitoterapia?        

Em termos práticos existe variedade de plantas na categoria de medicinais há séculos. As culturas antigas investem pesado no conhecimento, visto que não existiam os consultórios médicos tradicionais. No que tange aos objetivos à ciência os estudos servem para saber com riqueza de detalhes e quais os principais princípios ativos de cada substância, o que de certa maneira se relaciona de forma direta com os estudos da farmacologia.

Nos casos em que os cientistas ainda não desenvolveram a indústria para isolar o princípio ativo aumenta a procura do comércio popular que visa fornecer as receitas para serem feitas na própria casa. Em grande parte dos problemas de saúde existe certo tipo de chá e o número de vezes que cada dose deve ser tomada ao dia no sentido de curar a doença.

Podem existir desvantagens ao usar o tipo de medicamento de valor popular. Por exemplo, não existe nenhum segurança a indicar que os fabricantes do remédio fizeram a retiradas das substâncias tóxicas que trazem danos consideráveis de acordo com o tipo de organismo de quem está a beber. As problemáticas são sérias e trazem inclusive as chances de gerar o óbito. Não existe a possibilidade de fazer a queixa na saúde, em principal quando o consumo aconteceu no comércio informal, fato que acontece em grande parte dos casos.

Não se pode ignorar o fato de que ingredientes adicionais não citados na embalagem popular ou o alto nível de toxinas por trazer reações alérgicas ao corpo e ao mesmo tempo trazer a piora do quadro geral da problemática de saúde. Grande parte dos vendedores não age de má fé, mas também existem aqueles que dizem ter a solução mágica para determinada cura, quando na verdade o resultado não convence, fato que pode traz a frustração de consumidores.

A presença dos metais pesados pode representa um grande risco de saúde ao longo prazo nos organismos que são saudáveis, o acúmulo do consumo incorreto aumenta as chances de gerar diferentes tipos de câncer no corpo. Não apenas os médicos cadastrados no Ministério da Saúde atuam com esse tipo de medicação como existe classe de profissionais especialista em apenas fazer o estudo dos vegetais medicinais e ao mesmo tempo aplicar de forma direta no sentido de diminuir sintomas ou curar doenças.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • D+++++ Estão de parabéns, site muito bom, ótimo conteúdo =’o’= =’o’=

    Letícia Beatriz TV 19 de junho de 2015 3:45

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *