O Ciclo do Carbono

O Carbono

O carbono é um dos elementos químicos de maior importância para o nosso planeta e para os seres vivos. Para se ter uma ideia ele é o quarto elemento químico em maior abundância na Terra, ele faz parte da constituição de todos os componentes orgânicos estejam eles vivos ou mortos (não decompostos) e também dos componentes inorgânicos. Uma das funções do carbono é equilibrar o processo respiratório quando é transformado em dióxido de carbono.

Gás Carbônico

Presente na atmosfera, o gás carbônico, também pode ser encontrado dissolvida na superfície de oceanos, mares, lagos e rios. Ele é absorvido pelos vegetais através do seu processo de fotossíntese usando o dióxido de carbono que está no ar ou mesmo por meio dos carbonatos e bicarbonatos que estão dissolvidos na água assim como fazem as bactérias que realizam a quimiossíntese e fabricam as suas próprias substâncias orgânicas.

Compostos Orgânicos

Em geral os compostos orgânicos mais comuns a serem formados são os açúcares (carboidratos), as plantas têm a capacidade de produzir lipídeos e proteínas. Os animais podem adquirir carbonos de forma direta ou indireta por meio de sua alimentação por vegetais, por exemplo.

O metabolismo desses animais tem a capacidade de sintetizar e transformar os carbonos em produtos diferentes. Por exemplo, os animais carnívoros absorvem o carbono por meio da alimentação dos animais que são herbívoros e assim por diante.

Carbono Milenar

O carbono faz parte da história ecológica da Terra uma vez que está presente por aqui há milhares de anos. Até mesmo por isso boa parte dos compostos químicos presentes na atmosfera possuem carbono em sua composição. O carbono está presente na terra, na água, nos seres vivos e também no ar desde que o planeta se formou.

Exatamente porque o carbono está presente no planeta há tanto tempo que a técnica do carbono 14 ainda é uma das mais eficazes utilizadas por arqueólogos e pesquisadores para que seja possível precisar a data de objetos e resíduos de antigos seres vivos que são encontrados em escavações. As rochas bem como uma grande variedade de sedimentos contam com toneladas de carbono que ficam armazenadas.

Revolução Industrial e Grande Liberação de Carbono

A liberação de uma grande quantidade de carbono para a superfície da Terra começou a ter impulso durante a Revolução Industrial por meio da queima de combustíveis fósseis. O carbono chega a superfície como gás carbônico e assim contribui para o aumento do chamado efeito estufa.

Estudos realizados pelo IPCC (Painel Internacional de Mudanças Climáticas) demonstram que somente entre os anos de 1980 e 1998 se deu um aumento de cerca de 65% na quantidade de emissões de CO2 no planeta.

Como o Carbono é Expelido e Absorvido

A melhor maneira de compreender como se dá o ciclo do carbono é entender de que maneira ele é expelido e absorvido. A grande fonte de absorção de carbono são as plantas que o fazem através da fotossíntese. Devido a isso se fala muito em reflorestamento como uma solução para os problemas do efeito estufa.

Esse carbono que foi absorvido retorna em parte para a atmosfera, porém, boa parte dele é utilizada pela planta durante o seu ciclo de vida. Também é realizada a absorção do carbono pelos oceanos. Contudo é importante entender que enquanto somente os oceanos e as plantas fazem a absorção do carbono inúmeros outros fatores fazem a emissão do carbono.

Dentre os exemplos que podemos citar estão as fábricas, os automóveis, os incêndios, queima de árvores, os seres vivos como um todo, o gado e até mesmo o homem. Conclui-se que existem muitas fontes de emissão de carbono, mas não existem tantos absorvedores, por assim dizer. Isso é o que faz o carbono ser um problema para o planeta.

Sequestro de CO2

A remoção do CO2 da atmosfera é feita através de um processo que é chamado de seqüestro de CO2. Podemos exemplificar através das plantas e oceanos que absorvem essa substância de diversas fontes como pela queima de combustíveis fósseis e de madeira ou pela decomposição de animais, poluentes provenientes de indústrias e outros.

Quando se trata dos oceanos podem os classificar tanto como fonte como seqüestro de CO2 já que existe a presença de CO2 no ar que entra em contato com a água de forma a se dissolver. Contudo, ao mesmo tempo que é dissolvido volta a ser liberado na atmosfera. A existência de equilíbrio entre esses dois processos depende de vários fatores que estão sempre sofrendo mudanças.

O Ciclo do Carbono na Natureza – Como Funciona

Basicamente existem três formas que são parte do ciclo do carbono na natureza. Uma delas é a respiração realizada tanto pelos animais como pelos vegetais; outra é a passagem do carbono de animal para animal por meio da cadeia alimentar e também se dá por meio da decomposição de animais e vegetais que após esse processo voltam a ser dióxido de carbono.

Queima de Combustíveis Fósseis

Existe ainda outro mecanismo que faz parte do ciclo do carbono, estamos falando a respeito da queima de combustíveis fósseis como o óleo diesel, a gasolina e o gás natural. Também pode ser citada a queima de florestas e as atividades vulcânicas em regiões que tem esse tipo de fenômeno.

A Importância do Carbono

O carbono tem grande relevância para a natureza não somente pela regulação do ar e do clima como também para o fornecimento de combustíveis fósseis, pedras calcárias, cimento e vários outros materiais que são tão importantes para a construção civil. Outro fator que faz do carbono muito importante é na reprodução dos peixes assim como no aumento da biodiversidade, como elemento presente nos fertilizantes de plantas (produção de madeira) e claro para que haja a produção de alimentos fundamentais para a sobrevivência do ser humano.

Reflorestamento

Como já dissemos ao longo do texto uma forma de neutralizar a ação do carbono é por meio do reflorestamento que poderá promover uma maior absorção desse elemento que é expelido em abundância e não consegue ser absorvido no mesmo ritmo.

O carbono é um dos elementos mais importantes e abundantes na formação do planeta e está presente em várias atividades ecológicas desenvolvidas no planeta há milhões e anos, estando o carbono presente na grande maioria das combinações químicas que existem na atmosfera.

O carbono está na terra, no ar, nos minerais, nos seres vivos e também na água, desde o princípio dos tempos. Porem, estando o carbono presente em todos esses elementos ele passa por diversos processos e transformações e também acaba sendo um dos causadores do efeito estufa. Para entender esse processo de transformação pelo qual passa o carbono é preciso entender o que é o ciclo do carbono e como ele acontece.

A Presença do Carbono no Planeta

Importância

Para entender a importância e relevância do carbono na formação e nos processos que acontecem no planeta, é importante salientar que o carbono é um dos quatro elementos mais abundantes no planeta, junto com o hidrogênio, o hélio e o oxigênio. O carbono se apresenta nas formas orgânicas através dos seres vivos e mortos, e na forma inorgânica presente nos minerais e rochas.

O carbono circula no planeta terra na atmosfera, nos oceanos, na terra e também no seu interior, formando um ciclo gigantesco biogeoquímico, ou seja, o ciclo do carbono que se divide no ciclo geológico ou o ciclo lento e no ciclo biológico, considerado como o ciclo rápido.

Ciclo Geológico

O Ciclo do Carbono

O ciclo geológico acontece muito lentamente, sendo um processo que pode levar milhões de anos, tendo origem na formação do planeta quando meteoritos que eram portadores de carbono e a terra sofreram colisões. Através de explicações técnicas os centistas comprovam que o carbono desde então está contido nas rochas sedimentares,nas rochas calcárias e nos combustíveis fosseis e muitos outros.

Como sabemos esses elementos se transformam muito lentamente ao longo da evolução do planeta, o carbono contido neles também se transforma. Um exemplo desssa transformação é quando a chuva ocasiona a erosão e leva pata os oceanos resíduos das rochas, que são depositados no fundo do oceano com os restos dos animais mortos que vão se sedimentando no fundo do oceano, formando as rochas sedimentares.

Ciclo Biológico

Planeta

O ciclo biologico do carbono é bem mais rápido que o ciclo geológico, há uma estimativa que ele acontça a cada 20 anos. Esse processo acontece na terra, nos oceanos e na atmosferaquando o carbono é absorvido e expelido através da respiração e da fotossintese. O carbono é absorvido, usado durante o ciclo de vida da planta e epois volta para a natureza. Enquanto o carbono é absorviso e transformado pelos elementos organicos e inorganicos ele é transformado e emitido através de outros fatores, como fabricas, queimadas, automóveis, gado, etc.

O ciclo do carbono faz parte do ciclo de vida do planeta.

Posts Relacionados

Depois de entender sobre o ciclo, saiba mais sobre a absorção de carbono pelas plantas e como ela ocorre. Entenda também como funciona o mercado de carbono no Brasil e como acontecem os ciclos biogeoquímicos.